Mas eles já tem alguma coisa parecida com um projeto? é que segundo percebi da polémica a Desaer tinha apenas "rascunhos" e uma ideia do que poderia ser o ATL-100, nem financiamento havia.
...PD: ¿Y cómo es este proyecto con Portugal? Es un avión de transporte militar.CA: Es un proyecto que está siendo financiado por la Fuerza Aérea Portuguesa. Es el primer avión que Portugal está desarrollando. Hay un gran equipo brasileño ahí ayudando y nos contrataron para fabricar toda la estructura del avión...PD: ¿Cómo se programó este proyecto?CA: Eso es lo que se está definiendo con la Fuerza Aérea Portuguesa... El contrato con Portugal cubre el desarrollo, entrega de dos prototipos y cuatro aviones cabeza de serie....
O programa LUS-222 conta com a participação direta de engenheiros brasileiros. Cerca de 20 especialistas em aeronáutica integram a equipe do projeto na sede em Portugal, comandando algumas frentes de trabalho. Já a empresa AKAER, de São José dos Campos (SP), será a responsável pela fabricação, no Brasil, da fuselagem, asa completa, estabilizadores e superfícies de controle do primeiro avião português.
Even as militaries worldwide plan fifth—and sixth-generation fighter jets, a quiet revolution is happening in Canada to revive the almost forgotten De Havilland Short C-23 Sherpa as a military variant.
Não sei como os outros países fazem, mas os tais "palop's" fartam-se de comprar coisas e nunca ouvi ninguém se queixar...Será que lhes chegam a apresentar a fatura? Já fico com as minhas dúvidas. 😉
Citação de: Lampuka em Agosto 31, 2025, 04:31:16 pmNão sei como os outros países fazem, mas os tais "palop's" fartam-se de comprar coisas e nunca ouvi ninguém se queixar...Será que lhes chegam a apresentar a fatura? Já fico com as minhas dúvidas. 😉Nunca ouviste?? Ehehehehe!!! Estás mesmo por fora.Pede a alguém minimamente informado, que esclareça-te sobre os inúmeros perdões de dívida de bis que o país já concedeu aos PALOP nos últimos 50 anos.
Primeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de eurosO aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.DN/LusaPublicado a: 16 Set 2025, 12:48A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril. https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-euros