LUS-222 na FAP

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #30 em: Setembro 16, 2025, 08:16:34 pm »
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Primeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de euros
O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.

DN/Lusa
Publicado a: 16 Set 2025, 12:48

A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.

Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril.

https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-euros

Ou seja o negocio da CEiiA com a Akaer era que a CEiiA ia pagar o prototipo. Afinal quem vai pagar somos todos nós.

Como é bom investir em Portugal quando tens contactos no governo.
 
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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #31 em: Setembro 16, 2025, 11:33:08 pm »
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Primeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de euros
O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.

DN/Lusa
Publicado a: 16 Set 2025, 12:48

A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.

Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril.

https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-euros

Ou seja o negocio da CEiiA com a Akaer era que a CEiiA ia pagar o prototipo. Afinal quem vai pagar somos todos nós.

Como é bom investir em Portugal quando tens contactos no governo.


O CEiiA não é uma empresa não tem fins lucrativos nem capital para esses investimentos. De qualquer forma o principal associado, creio, continua a ser o Estado através do IAPMEI, por tanto o dinheiro ia sempre sair do mesmo sítio.
 

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #32 em: Setembro 17, 2025, 02:22:24 am »
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Primeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de euros
O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.

DN/Lusa
Publicado a: 16 Set 2025, 12:48

A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.

Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril.

https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-euros

Ou seja o negocio da CEiiA com a Akaer era que a CEiiA ia pagar o prototipo. Afinal quem vai pagar somos todos nós.

Como é bom investir em Portugal quando tens contactos no governo.


O CEiiA não é uma empresa não tem fins lucrativos nem capital para esses investimentos. De qualquer forma o principal associado, creio, continua a ser o Estado através do IAPMEI, por tanto o dinheiro ia sempre sair do mesmo sítio.

O LUS-222 vai ser vendido pela AERO.NEXT PORTUGAL que faz parte da EEA - Empresa de Engenharia Aeronáutica, S.A que tem participação maioritária da CEiiA.

No fundo vai ser tudo produzido no Brasil, vai a Ponte de Sor levar o carimbo Made in Portugal e no fim quem paga a conta é o tuga.
 

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yuwanko

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #33 em: Setembro 17, 2025, 04:53:55 am »
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Primeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de euros
O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.

DN/Lusa
Publicado a: 16 Set 2025, 12:48

A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.

Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril.

https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-euros

Ou seja o negocio da CEiiA com a Akaer era que a CEiiA ia pagar o prototipo. Afinal quem vai pagar somos todos nós.

Como é bom investir em Portugal quando tens contactos no governo.


O CEiiA não é uma empresa não tem fins lucrativos nem capital para esses investimentos. De qualquer forma o principal associado, creio, continua a ser o Estado através do IAPMEI, por tanto o dinheiro ia sempre sair do mesmo sítio.

O LUS-222 vai ser vendido pela AERO.NEXT PORTUGAL que faz parte da EEA - Empresa de Engenharia Aeronáutica, S.A que tem participação maioritária da CEiiA.

No fundo vai ser tudo produzido no Brasil, vai a Ponte de Sor levar o carimbo Made in Portugal e no fim quem paga a conta é o tuga.

A AERO.NEXT PORTUGAL não é nenhuma empresa, é uma agenda mobilzadora do PRR.
 

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Lampuka

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #34 em: Setembro 17, 2025, 08:52:56 am »
Isso não interessa... bota abaixo na mesma. :bang:
João Pereira
 

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LM

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #35 em: Setembro 17, 2025, 10:28:06 am »
Felizmente que, de um modo geral, não somos aqui nada desconfiados com os produtos com ligações a Portugal... aliás estamos sempre a olhar os "nuestros vecinos", com inveja, como o Estado em Espanha apoia empresas para criarem produtos (não diretamente pelos ramos e/ou MDN) e depois os ramos os compram... de certeza que neste caso a esmagadora maioria vai também apoiar o projecto.  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #36 em: Setembro 17, 2025, 02:11:01 pm »
É impressionante como se tem sempre que dizer mal, nem que seja da pintura. Se o Tuga fosse tão exigente consigo próprio como é com os outros, fazíamos a Suíça parecer o Sudão…
 
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Lampuka

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #37 em: Setembro 17, 2025, 05:10:46 pm »
Estou farto de dizer que o pior de Portugal... são os portugueses.
Pior ainda quando mantém alguns tiques de superioridade herdados de tempos áureos.
Até parece que estamos habituados a construir aviões,  de qualquer tipo que seja.
Em vez de congratularmo-nos...
João Pereira
 

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #38 em: Setembro 17, 2025, 06:29:50 pm »
 
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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #39 em: Setembro 17, 2025, 07:52:21 pm »
Avião português ganha disputa judicial no Brasil

https://eco.sapo.pt/2025/09/17/aviao-portugues-ganha-disputa-judicial-no-brasil/

"Avião português"

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A Akaer será a primeira empresa do país a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e de cargas, consolidando sua posição como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1). A produção acontecerá na unidade da Akaer em São José dos Campos (SP), e o primeiro voo do LUS-222 está programado para 2027.

Citar
A Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222.
 

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #40 em: Setembro 18, 2025, 02:14:41 am »
Tipo um Volvo não é sueco porque é feito na China?

Avião português ganha disputa judicial no Brasil

https://eco.sapo.pt/2025/09/17/aviao-portugues-ganha-disputa-judicial-no-brasil/

"Avião português"

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A Akaer será a primeira empresa do país a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e de cargas, consolidando sua posição como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1). A produção acontecerá na unidade da Akaer em São José dos Campos (SP), e o primeiro voo do LUS-222 está programado para 2027.

Citar
A Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222.
 

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #41 em: Setembro 18, 2025, 02:46:04 am »
Tipo um Volvo não é sueco porque é feito na China?

Avião português ganha disputa judicial no Brasil

https://eco.sapo.pt/2025/09/17/aviao-portugues-ganha-disputa-judicial-no-brasil/

"Avião português"

Citar
A Akaer será a primeira empresa do país a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e de cargas, consolidando sua posição como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1). A produção acontecerá na unidade da Akaer em São José dos Campos (SP), e o primeiro voo do LUS-222 está programado para 2027.

Citar
A Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222.
Ou vários Mercedes e BMW não são alemães porque são feitos nos Estados Unidos… é mais ou menos isso…
 
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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #42 em: Setembro 18, 2025, 08:54:13 am »
Ainda bem que a Volkswagen é  portuguesa... pelo menos alguns modelos.
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« Última modificação: Setembro 18, 2025, 01:51:46 pm por Lampuka »
João Pereira
 

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #43 em: Setembro 18, 2025, 01:38:04 pm »
KC390, C-130J, Pilatus, Embraers, Dassault Falcon, helicópteros da Airbus, são portugueses...

https://ogma.pt/servicos/aeroestruturas/
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mafets

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Re: LUS-222 na FAP
« Responder #44 em: Setembro 18, 2025, 03:52:30 pm »
O Lus é Português e parece um aviocar.  :mrgreen:



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