Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 718 Respostas
  • 86224 Visualizações
*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 568
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 582 vez(es)
  • +190/-89
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #705 em: Novembro 18, 2025, 09:22:37 pm »
Não, isso é mentira. Em Portugal, já foi mais que explicado aqui no fórum, os aviões a hélice só servem para treino simples, nada de muito avançado. Claro que noutros países é com aviões “queridinhos” isso seria possível mas cá não. Aliás os espanhóis até compraram aviões a hélice “muito mais barato” que os Portugueses (burros) mas lá os Pilatus tb não servem (proximidade a Portugal com certeza) e eles vão comprar jatos de treino. Afinal eles são ricos como nós. Não liguem a este texto é puro sarcasmo.

Boa noite,
Já tinha referido essa info aqui no passado.
A 103, poderá até 2030, operar o tão desejado M-346 Master.
Cps

Pergunta de alguém que não percebe nada disto. Poderá a 101 ficar com o ST, e subsituirem os Chipmunk e Epsilon, e a 103 com o M-346? Até porque nunca mais houve anúncio sobre os substitutos do Chipmunk...

Por exemplo, a Pilatus afirma que pode ser feita toda a formação elementar, básica e avançada numa só aeronave, como o PC-21, e só depois a passagem para um modelo a jato.


 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10421
  • Recebeu: 5379 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +5382/-1338
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #706 em: Novembro 18, 2025, 11:47:00 pm »
Pergunta de alguém que não percebe nada disto. Poderá a 101 ficar com o ST, e subsituirem os Chipmunk e Epsilon, e a 103 com o M-346? Até porque nunca mais houve anúncio sobre os substitutos do Chipmunk...

Por exemplo, a Pilatus afirma que pode ser feita toda a formação elementar, básica e avançada numa só aeronave, como o PC-21, e só depois a passagem para um modelo a jato.



Pela mesma razão que a FAB não usa o ST para tudo o que é treino, o ST seria overkill para as funções desempenhadas pelo Chipmunk. O habitual em todos os países, é usarem um modelo mais simples e barato para o treino inicial.

Só para contextualizar, o Grob G 120TP custa cerca de metade (de adquirir) do do valor do ST.
Um Diamond DA40 nem a 1 milhão chega.
Um Sirrus SR22 chega aos 1.5M.

Se o ST absorvesse as missões dos Chipmunk, provavelmente seria necessário adquirir mais aviões. Pelo preço de 1 único ST, compravas uns 8-10 Sirrus.

Mesmo para as funções do TB-30, o ST é overkill.

Não, isso é mentira. Em Portugal, já foi mais que explicado aqui no fórum, os aviões a hélice só servem para treino simples, nada de muito avançado. Claro que noutros países é com aviões “queridinhos” isso seria possível mas cá não. Aliás os espanhóis até compraram aviões a hélice “muito mais barato” que os Portugueses (burros) mas lá os Pilatus tb não servem (proximidade a Portugal com certeza) e eles vão comprar jatos de treino. Afinal eles são ricos como nós. Não liguem a este texto é puro sarcasmo.

Nunca foi dito que aeronaves a hélice fazem apenas "treino simples". O que foi dito é que não servem para a conversão operacional para um caça a jacto, sobretudo um que nem versão bilugar tem.

Depois na tua cabeça é que insistes em que servem, e usas os espanhóis como exemplo, como se eles não fossem usar o Hurjet precisamente para fazer a conversão operacional.

No caso dos ST nacionais, a crítica vai além disso, passando pela burrice que é terem sido comprados para combate, sabendo que não faz sentido colocar pilotos em risco quando o trabalho pode ser feito por UCAVs.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3159
  • Recebeu: 727 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +200/-537
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #707 em: Novembro 19, 2025, 12:36:56 am »
Chipmunk é meio de eliminação.

Conheço um engenheiro do técnico que fez voo em Chipmunk na FAP. Hoje só pilota teclas.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 568
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 582 vez(es)
  • +190/-89
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #708 em: Novembro 19, 2025, 12:46:51 am »
Deve ter sido isso mesmo. Esta a ver os bonecos... vê os dois jatos de treino antes da conversão? É isso...
É ir la atrás ver...



Nunca foi dito que aeronaves a hélice fazem apenas "treino simples". O que foi dito é que não servem para a conversão operacional para um caça a jacto, sobretudo um que nem versão bilugar tem.

Depois na tua cabeça é que insistes em que servem, e usas os espanhóis como exemplo, como se eles não fossem usar o Hurjet precisamente para fazer a conversão operacional.

No caso dos ST nacionais, a crítica vai além disso, passando pela burrice que é terem sido comprados para combate, sabendo que não faz sentido colocar pilotos em risco quando o trabalho pode ser feito por UCAVs.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3159
  • Recebeu: 727 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +200/-537
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #709 em: Novembro 21, 2025, 10:01:44 am »
Citar
Ten U.S. students are now enrolled at the International Flight Training School to complete a 133-day Basic Jet Training course in the T-346A Master.

Até os Americanos.  8)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7400
  • Recebeu: 8497 vez(es)
  • Enviou: 5778 vez(es)
  • +10227/-2955
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #710 em: Novembro 21, 2025, 10:56:43 am »
Eu até já me dava por contente com os L-39NG Skyfox da SkyTech.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3159
  • Recebeu: 727 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +200/-537
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #711 em: Novembro 21, 2025, 12:01:31 pm »
Eu até já me dava por contente com os L-39NG Skyfox da SkyTech.



A Leonardo oferece um ambiente de formação completo.
Os americanos que chumbam no treino básico vão para outras missões, aqui são na mesma pilotos vão é pilotar drones.
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 1049
  • Recebeu: 1289 vez(es)
  • Enviou: 779 vez(es)
  • +10793/-2526
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #712 em: Novembro 21, 2025, 07:47:39 pm »


Mais outros burros que foram cair no engodo do PC-21.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2007
  • Recebeu: 316 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +1165/-2050
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #713 em: Novembro 21, 2025, 11:23:17 pm »


Mais outros burros que foram cair no engodo do PC-21.


De entre todos os aparelhos a hélice, capazes de treino avançado e produzidos em paízes com população bué branca, o PC-21 é o meu favorito.

De longe.

Fica muito bem quando pintado de vermelho.
Mas fica melhor pintado de branco.

Já viram uma foto de um PC-21 BRANCO a sobrevoar as montanhas suíças cobertas de neve?

Lindo.

I'm dreaming of a white Christmas...
Just like the ones I used to know...

 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 1049
  • Recebeu: 1289 vez(es)
  • Enviou: 779 vez(es)
  • +10793/-2526
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #714 em: Novembro 22, 2025, 11:08:09 am »


Mais outros burros que foram cair no engodo do PC-21.


De entre todos os aparelhos a hélice, capazes de treino avançado e produzidos em paízes com população bué branca, o PC-21 é o meu favorito.

De longe.

Fica muito bem quando pintado de vermelho.
Mas fica melhor pintado de branco.

Já viram uma foto de um PC-21 BRANCO a sobrevoar as montanhas suíças cobertas de neve?

Lindo.

I'm dreaming of a white Christmas...
Just like the ones I used to know...

 Então pá?? E a medicação, não se toma?
« Última modificação: Novembro 22, 2025, 11:10:11 am por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Lightning

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2007
  • Recebeu: 316 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +1165/-2050
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #715 em: Novembro 23, 2025, 09:18:02 am »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 270
  • Recebeu: 197 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-44
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #716 em: Hoje às 04:34:36 pm »
A Pilatus está a desenvolver uma solução com a Lockheed Martin para a instrução os F-35 suiços, eventualmente depois também para exportação.
https://www.pilatus-aircraft.com/en/news/technology-transfer-project

Mesmo no Reino Unido, que está a considerar entrar no programa T-7,a opção turboprop não está descartada.



O PC-21 pode perfeitamente vir a realizar todas as fases de instrução para caças de 5ª geração, com exclusão obviamente da fase de adaptação a voo e elementar.
Na verdade não há nenhuma razão objetiva para um turboprop não poder realizar treino de caças de 5ª geração, até porque estes são mais fáceis de voar que os de gerações anteriores.
Desde que a aeronave de instrução consiga simular o cockpit e sistemas de 5ª geração, fica a faltar apenas a adaptação fisiológica, que pode perfeitamente ser realizada na conversão operacional.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2007
  • Recebeu: 316 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +1165/-2050
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #717 em: Hoje às 04:51:23 pm »
A Pilatus está a desenvolver uma solução com a Lockheed Martin para a instrução os F-35 suiços, eventualmente depois também para exportação.
https://www.pilatus-aircraft.com/en/news/technology-transfer-project

Mesmo no Reino Unido, que está a considerar entrar no programa T-7,a opção turboprop não está descartada.



O PC-21 pode perfeitamente vir a realizar todas as fases de instrução para caças de 5ª geração, com exclusão obviamente da fase de adaptação a voo e elementar.
Na verdade não há nenhuma razão objetiva para um turboprop não poder realizar treino de caças de 5ª geração, até porque estes são mais fáceis de voar que os de gerações anteriores.
Desde que a aeronave de instrução consiga simular o cockpit e sistemas de 5ª geração, fica a faltar apenas a adaptação fisiológica, que pode perfeitamente ser realizada na conversão operacional.


Mas que pena nós não termos um turboprop com esta tipologia.

Uma pessoa fica assim... ó;   ::)

 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2007
  • Recebeu: 316 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +1165/-2050
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #718 em: Hoje às 04:58:48 pm »

E se pintarmos um KC-390 de vermelho?

Dá?