Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 708 Respostas
  • 82712 Visualizações
*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 522
  • Recebeu: 119 vez(es)
  • Enviou: 548 vez(es)
  • +180/-86
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #705 em: Novembro 18, 2025, 09:22:37 pm »
Não, isso é mentira. Em Portugal, já foi mais que explicado aqui no fórum, os aviões a hélice só servem para treino simples, nada de muito avançado. Claro que noutros países é com aviões “queridinhos” isso seria possível mas cá não. Aliás os espanhóis até compraram aviões a hélice “muito mais barato” que os Portugueses (burros) mas lá os Pilatus tb não servem (proximidade a Portugal com certeza) e eles vão comprar jatos de treino. Afinal eles são ricos como nós. Não liguem a este texto é puro sarcasmo.

Boa noite,
Já tinha referido essa info aqui no passado.
A 103, poderá até 2030, operar o tão desejado M-346 Master.
Cps

Pergunta de alguém que não percebe nada disto. Poderá a 101 ficar com o ST, e subsituirem os Chipmunk e Epsilon, e a 103 com o M-346? Até porque nunca mais houve anúncio sobre os substitutos do Chipmunk...

Por exemplo, a Pilatus afirma que pode ser feita toda a formação elementar, básica e avançada numa só aeronave, como o PC-21, e só depois a passagem para um modelo a jato.


 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 866 vez(es)
  • +5382/-1321
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #706 em: Novembro 18, 2025, 11:47:00 pm »
Pergunta de alguém que não percebe nada disto. Poderá a 101 ficar com o ST, e subsituirem os Chipmunk e Epsilon, e a 103 com o M-346? Até porque nunca mais houve anúncio sobre os substitutos do Chipmunk...

Por exemplo, a Pilatus afirma que pode ser feita toda a formação elementar, básica e avançada numa só aeronave, como o PC-21, e só depois a passagem para um modelo a jato.



Pela mesma razão que a FAB não usa o ST para tudo o que é treino, o ST seria overkill para as funções desempenhadas pelo Chipmunk. O habitual em todos os países, é usarem um modelo mais simples e barato para o treino inicial.

Só para contextualizar, o Grob G 120TP custa cerca de metade (de adquirir) do do valor do ST.
Um Diamond DA40 nem a 1 milhão chega.
Um Sirrus SR22 chega aos 1.5M.

Se o ST absorvesse as missões dos Chipmunk, provavelmente seria necessário adquirir mais aviões. Pelo preço de 1 único ST, compravas uns 8-10 Sirrus.

Mesmo para as funções do TB-30, o ST é overkill.

Não, isso é mentira. Em Portugal, já foi mais que explicado aqui no fórum, os aviões a hélice só servem para treino simples, nada de muito avançado. Claro que noutros países é com aviões “queridinhos” isso seria possível mas cá não. Aliás os espanhóis até compraram aviões a hélice “muito mais barato” que os Portugueses (burros) mas lá os Pilatus tb não servem (proximidade a Portugal com certeza) e eles vão comprar jatos de treino. Afinal eles são ricos como nós. Não liguem a este texto é puro sarcasmo.

Nunca foi dito que aeronaves a hélice fazem apenas "treino simples". O que foi dito é que não servem para a conversão operacional para um caça a jacto, sobretudo um que nem versão bilugar tem.

Depois na tua cabeça é que insistes em que servem, e usas os espanhóis como exemplo, como se eles não fossem usar o Hurjet precisamente para fazer a conversão operacional.

No caso dos ST nacionais, a crítica vai além disso, passando pela burrice que é terem sido comprados para combate, sabendo que não faz sentido colocar pilotos em risco quando o trabalho pode ser feito por UCAVs.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3141
  • Recebeu: 719 vez(es)
  • Enviou: 390 vez(es)
  • +200/-532
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #707 em: Hoje às 12:36:56 am »
Chipmunk é meio de eliminação.

Conheço um engenheiro do técnico que fez voo em Chipmunk na FAP. Hoje só pilota teclas.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 522
  • Recebeu: 119 vez(es)
  • Enviou: 548 vez(es)
  • +180/-86
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #708 em: Hoje às 12:46:51 am »
Deve ter sido isso mesmo. Esta a ver os bonecos... vê os dois jatos de treino antes da conversão? É isso...
É ir la atrás ver...



Nunca foi dito que aeronaves a hélice fazem apenas "treino simples". O que foi dito é que não servem para a conversão operacional para um caça a jacto, sobretudo um que nem versão bilugar tem.

Depois na tua cabeça é que insistes em que servem, e usas os espanhóis como exemplo, como se eles não fossem usar o Hurjet precisamente para fazer a conversão operacional.

No caso dos ST nacionais, a crítica vai além disso, passando pela burrice que é terem sido comprados para combate, sabendo que não faz sentido colocar pilotos em risco quando o trabalho pode ser feito por UCAVs.