Pergunta de alguém que não percebe nada disto. Poderá a 101 ficar com o ST, e subsituirem os Chipmunk e Epsilon, e a 103 com o M-346? Até porque nunca mais houve anúncio sobre os substitutos do Chipmunk...
Por exemplo, a Pilatus afirma que pode ser feita toda a formação elementar, básica e avançada numa só aeronave, como o PC-21, e só depois a passagem para um modelo a jato.

Pela mesma razão que a FAB não usa o ST para tudo o que é treino, o ST seria overkill para as funções desempenhadas pelo Chipmunk. O habitual em todos os países, é usarem um modelo mais simples e barato para o treino inicial.
Só para contextualizar, o Grob G 120TP custa cerca de metade (de adquirir) do do valor do ST.
Um Diamond DA40 nem a 1 milhão chega.
Um Sirrus SR22 chega aos 1.5M.
Se o ST absorvesse as missões dos Chipmunk, provavelmente seria necessário adquirir mais aviões. Pelo preço de 1 único ST, compravas uns 8-10 Sirrus.
Mesmo para as funções do TB-30, o ST é overkill.
Não, isso é mentira. Em Portugal, já foi mais que explicado aqui no fórum, os aviões a hélice só servem para treino simples, nada de muito avançado. Claro que noutros países é com aviões “queridinhos” isso seria possível mas cá não. Aliás os espanhóis até compraram aviões a hélice “muito mais barato” que os Portugueses (burros) mas lá os Pilatus tb não servem (proximidade a Portugal com certeza) e eles vão comprar jatos de treino. Afinal eles são ricos como nós. Não liguem a este texto é puro sarcasmo.
Nunca foi dito que aeronaves a hélice fazem apenas "treino simples". O que foi dito é que não servem para a conversão operacional para um caça a jacto, sobretudo um que nem versão bilugar tem.
Depois na tua cabeça é que insistes em que servem, e usas os espanhóis como exemplo, como se eles não fossem usar o Hurjet precisamente para fazer a conversão operacional.
No caso dos ST nacionais, a crítica vai além disso, passando pela burrice que é terem sido comprados para combate, sabendo que não faz sentido colocar pilotos em risco quando o trabalho pode ser feito por UCAVs.