Eu adoro ver a azia que a Embraer causa aqui no fórum… é que gosto mesmo… e claro que a Embraer é constituída por uma cambada de estúpidos, sem plano de negócios ou perspectivas de produção e estão aqui a colocar uma fábrica só porque sim… metade do pessoal aqui devia tomar Rennie extra forte.
Eu vou ficar calmamente sentado a ver o que isto vai dar, se daqui a 5 anos a fábrica está fechada por falta de clientes ou se é um sucesso… aguardemos serenamente e depois voltamos a falar, mas vou gostar de ver os nós em que o pessoal se vai torcer para demonstrar que foi um mau negócio… saiam as pipocas, que o filme promete.
Eu adoro ver como burros como tu acham que isto tem a ver com a malta não gostar da Embraer, e não com o facto do produto não atender às necessidades do país, de ter sido adquirido sem qualquer comparativo com a concorrência, e que agora se fala em abrir uma fábrica para produzir os aviões
depois dos primeiros 5 já terem sido fabricados.
Por mais nós que dêem, o ST foi adquirido com base numa premissa de que seria usado para combater em África. Premissa essa que envolve correr risco de matar pilotos portugueses
só porque sim, e que obriga a destacar helis para CSAR para salvar os pilotos que conseguirem ejectar-se, colocando ainda mais tripulações em risco.
Prova de que o ST é inadequado, é o interesse da FAP em UCAVs (MQ-9), e aeronaves de treino avançado a jacto (M-346), quando o vosso pseudo-argumento, era que o ST sozinho fazia todas as missões daqueles dois.
Ups, lá estou eu a usar factos.
Entretanto, sim, cá estaremos para ver quantos STs são vendidos na Europa, e já agora se seriam os suficientes para permitir manter a fábrica aberta durante mais do que 2 anos, que obrigaria a encomendas palpáveis e não "meia dúzia para uma Albânia da vida".
Só por curiosidade:
Sabendo que a mão de obra em Portugal é finita, preferias ter uma fábrica de avionetas COIN, ou uma fábrica de mísseis ou loitering munitions ou de drones loyal wingman?