Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 713 Respostas
  • 84054 Visualizações
*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 540
  • Recebeu: 127 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +184/-88
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #705 em: Novembro 18, 2025, 09:22:37 pm »
Não, isso é mentira. Em Portugal, já foi mais que explicado aqui no fórum, os aviões a hélice só servem para treino simples, nada de muito avançado. Claro que noutros países é com aviões “queridinhos” isso seria possível mas cá não. Aliás os espanhóis até compraram aviões a hélice “muito mais barato” que os Portugueses (burros) mas lá os Pilatus tb não servem (proximidade a Portugal com certeza) e eles vão comprar jatos de treino. Afinal eles são ricos como nós. Não liguem a este texto é puro sarcasmo.

Boa noite,
Já tinha referido essa info aqui no passado.
A 103, poderá até 2030, operar o tão desejado M-346 Master.
Cps

Pergunta de alguém que não percebe nada disto. Poderá a 101 ficar com o ST, e subsituirem os Chipmunk e Epsilon, e a 103 com o M-346? Até porque nunca mais houve anúncio sobre os substitutos do Chipmunk...

Por exemplo, a Pilatus afirma que pode ser feita toda a formação elementar, básica e avançada numa só aeronave, como o PC-21, e só depois a passagem para um modelo a jato.


 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10359
  • Recebeu: 5337 vez(es)
  • Enviou: 866 vez(es)
  • +5382/-1325
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #706 em: Novembro 18, 2025, 11:47:00 pm »
Pergunta de alguém que não percebe nada disto. Poderá a 101 ficar com o ST, e subsituirem os Chipmunk e Epsilon, e a 103 com o M-346? Até porque nunca mais houve anúncio sobre os substitutos do Chipmunk...

Por exemplo, a Pilatus afirma que pode ser feita toda a formação elementar, básica e avançada numa só aeronave, como o PC-21, e só depois a passagem para um modelo a jato.



Pela mesma razão que a FAB não usa o ST para tudo o que é treino, o ST seria overkill para as funções desempenhadas pelo Chipmunk. O habitual em todos os países, é usarem um modelo mais simples e barato para o treino inicial.

Só para contextualizar, o Grob G 120TP custa cerca de metade (de adquirir) do do valor do ST.
Um Diamond DA40 nem a 1 milhão chega.
Um Sirrus SR22 chega aos 1.5M.

Se o ST absorvesse as missões dos Chipmunk, provavelmente seria necessário adquirir mais aviões. Pelo preço de 1 único ST, compravas uns 8-10 Sirrus.

Mesmo para as funções do TB-30, o ST é overkill.

Não, isso é mentira. Em Portugal, já foi mais que explicado aqui no fórum, os aviões a hélice só servem para treino simples, nada de muito avançado. Claro que noutros países é com aviões “queridinhos” isso seria possível mas cá não. Aliás os espanhóis até compraram aviões a hélice “muito mais barato” que os Portugueses (burros) mas lá os Pilatus tb não servem (proximidade a Portugal com certeza) e eles vão comprar jatos de treino. Afinal eles são ricos como nós. Não liguem a este texto é puro sarcasmo.

Nunca foi dito que aeronaves a hélice fazem apenas "treino simples". O que foi dito é que não servem para a conversão operacional para um caça a jacto, sobretudo um que nem versão bilugar tem.

Depois na tua cabeça é que insistes em que servem, e usas os espanhóis como exemplo, como se eles não fossem usar o Hurjet precisamente para fazer a conversão operacional.

No caso dos ST nacionais, a crítica vai além disso, passando pela burrice que é terem sido comprados para combate, sabendo que não faz sentido colocar pilotos em risco quando o trabalho pode ser feito por UCAVs.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3148
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 390 vez(es)
  • +200/-535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #707 em: Novembro 19, 2025, 12:36:56 am »
Chipmunk é meio de eliminação.

Conheço um engenheiro do técnico que fez voo em Chipmunk na FAP. Hoje só pilota teclas.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 540
  • Recebeu: 127 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +184/-88
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #708 em: Novembro 19, 2025, 12:46:51 am »
Deve ter sido isso mesmo. Esta a ver os bonecos... vê os dois jatos de treino antes da conversão? É isso...
É ir la atrás ver...



Nunca foi dito que aeronaves a hélice fazem apenas "treino simples". O que foi dito é que não servem para a conversão operacional para um caça a jacto, sobretudo um que nem versão bilugar tem.

Depois na tua cabeça é que insistes em que servem, e usas os espanhóis como exemplo, como se eles não fossem usar o Hurjet precisamente para fazer a conversão operacional.

No caso dos ST nacionais, a crítica vai além disso, passando pela burrice que é terem sido comprados para combate, sabendo que não faz sentido colocar pilotos em risco quando o trabalho pode ser feito por UCAVs.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3148
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 390 vez(es)
  • +200/-535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #709 em: Novembro 21, 2025, 10:01:44 am »
Citar
Ten U.S. students are now enrolled at the International Flight Training School to complete a 133-day Basic Jet Training course in the T-346A Master.

Até os Americanos.  8)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7365
  • Recebeu: 8444 vez(es)
  • Enviou: 5744 vez(es)
  • +10224/-2955
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #710 em: Novembro 21, 2025, 10:56:43 am »
Eu até já me dava por contente com os L-39NG Skyfox da SkyTech.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3148
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 390 vez(es)
  • +200/-535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #711 em: Novembro 21, 2025, 12:01:31 pm »
Eu até já me dava por contente com os L-39NG Skyfox da SkyTech.



A Leonardo oferece um ambiente de formação completo.
Os americanos que chumbam no treino básico vão para outras missões, aqui são na mesma pilotos vão é pilotar drones.
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 1047
  • Recebeu: 1284 vez(es)
  • Enviou: 774 vez(es)
  • +10792/-2457
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #712 em: Novembro 21, 2025, 07:47:39 pm »


Mais outros burros que foram cair no engodo do PC-21.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1956
  • Recebeu: 291 vez(es)
  • Enviou: 107 vez(es)
  • +1147/-2038
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #713 em: Novembro 21, 2025, 11:23:17 pm »


Mais outros burros que foram cair no engodo do PC-21.


De entre todos os aparelhos a hélice, capazes de treino avançado e produzidos em paízes com população bué branca, o PC-21 é o meu favorito.

De longe.

Fica muito bem quando pintado de vermelho.
Mas fica melhor pintado de branco.

Já viram uma foto de um PC-21 BRANCO a sobrevoar as montanhas suíças cobertas de neve?

Lindo.

I'm dreaming of a white Christmas...
Just like the ones I used to know...