6 Geração

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Red Baron

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Re: 6 Geração
« Responder #285 em: Setembro 25, 2025, 12:26:17 pm »

Without an agreement with Germany on the FCAS, Paris is ready to develop the fighter jet of the future “alone”

https://www.bfmtv.com/economie/entreprises/defense/la-france-s-aligne-sur-dassault-sans-accord-avec-l-allemagne-sur-le-scaf-paris-est-pret-a-developper-seul-l-avion-de-combat-du-futur_AD-202509240622.html

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UE a ser UE. Um saco de gatos onde ninguém se entende verdadeiramente.
O bloco europeu atingir a "independência" militar é um sonho impossível enquanto andarmos com estas tricas e questiúnculas.

Nos EUA não é muito melhor. Tiveste 3 programas de 6ª geração, onde dois deles vão para produção e o outro esta envolto em segredo.
 

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LM

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Re: 6 Geração
« Responder #286 em: Setembro 25, 2025, 12:39:39 pm »
Uma confederação de países recente (com nações antigas e com histórico de guerras), sem uma estrutura militar sequer como a da NATO... com a oposição de grandes potencia e de muitos dos seus cidadãos...   de  "Roma e Pavia não se fizeram num dia".
« Última modificação: Setembro 25, 2025, 12:40:44 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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dc

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Re: 6 Geração
« Responder #287 em: Setembro 25, 2025, 04:41:42 pm »

Without an agreement with Germany on the FCAS, Paris is ready to develop the fighter jet of the future “alone”

https://www.bfmtv.com/economie/entreprises/defense/la-france-s-aligne-sur-dassault-sans-accord-avec-l-allemagne-sur-le-scaf-paris-est-pret-a-developper-seul-l-avion-de-combat-du-futur_AD-202509240622.html

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UE a ser UE. Um saco de gatos onde ninguém se entende verdadeiramente.
O bloco europeu atingir a "independência" militar é um sonho impossível enquanto andarmos com estas tricas e questiúnculas.

Nos EUA não é muito melhor. Tiveste 3 programas de 6ª geração, onde dois deles vão para produção e o outro esta envolto em segredo.

Nos EUA tiveste empresas diferentes a apresentar propostas diferentes. Sempre foi assim.

No caso do FCAS, são problemas relativos ao mesmo projecto.
 

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yuwanko

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Re: 6 Geração
« Responder #288 em: Setembro 25, 2025, 09:24:23 pm »

Without an agreement with Germany on the FCAS, Paris is ready to develop the fighter jet of the future “alone”

https://www.bfmtv.com/economie/entreprises/defense/la-france-s-aligne-sur-dassault-sans-accord-avec-l-allemagne-sur-le-scaf-paris-est-pret-a-developper-seul-l-avion-de-combat-du-futur_AD-202509240622.html

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UE a ser UE. Um saco de gatos onde ninguém se entende verdadeiramente.
O bloco europeu atingir a "independência" militar é um sonho impossível enquanto andarmos com estas tricas e questiúnculas.

Nos EUA não é muito melhor. Tiveste 3 programas de 6ª geração, onde dois deles vão para produção e o outro esta envolto em segredo.

Nos EUA tiveste empresas diferentes a apresentar propostas diferentes. Sempre foi assim.

No caso do FCAS, são problemas relativos ao mesmo projecto.

Não há dois programas de 6G a decorrer nos EUA?
 

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Pilotasso

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Re: 6 Geração
« Responder #289 em: Setembro 25, 2025, 09:39:05 pm »

Nos EUA não é muito melhor. Tiveste 3 programas de 6ª geração, onde dois deles vão para produção e o outro esta envolto em segredo.

O unico programa que realmente ainda está envolto em segredo é o SR-72 "the son of blackbird" e não é um caça nem bombardeiro, pode-se considerar de 6G? :conf:


Tens o NGAD= F-47 do qual já existem fotos

Tens o NJAD = F/A-XX do qual a Grumman já revelou (financiamento salvo pelo senado)


Tens o B-21 raider que já voa publicamente e já tinha sido fotografado há uma série de anos a voar.



Por isso, a que te referes exatamente?
« Última modificação: Setembro 25, 2025, 09:41:48 pm por Pilotasso »
 

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dc

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Re: 6 Geração
« Responder #290 em: Setembro 26, 2025, 01:23:42 pm »
Não há dois programas de 6G a decorrer nos EUA?

Sim, um para a USN, outro para a USAF. Cada um com especificidades próprias, em que o modelo da USAF é suposto ser o mais capaz que a tecnologia permite, enquanto o da USN será irremediavelmente uma versão mais limitada por ter que ser embarcado.

No fim até pode acabar por ser o F-47 em ambos os ramos, no entanto os programas são paralelos.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: 6 Geração
« Responder #291 em: Setembro 26, 2025, 02:23:39 pm »
Citação de: Dylan Nguyen
My quick analysis of the Shenyang J-50/J-XD/J-XDS prototype, based on the new photo which has surfaced today.

I tried to highlight only the notable features. The labels are based off of my own best guess.

Photo is not my own, credit to the original photographer



Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Vicente de Lisboa

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Re: 6 Geração
« Responder #292 em: Setembro 26, 2025, 05:35:39 pm »
Calma lá com as grandes proclamações sobre projetos europeus e a UE e a NATO e tudo o mais por causa do FCAS.

Primeiro, o FCAS não é um projecto Europeu, é um projecto bilateral FR-DE ao qual depois se juntou ES. Segundo, o que não falta neste continente são projectos multinacionais de defesa com sucesso. O que aqui temos é o do costume com a Dassault: uma empresa convencida de que só ela é que sabe, que todos os outros são incompetentes que lhes querem roubar os segredos, e que podem sempre convencer o contribuinte francês a pagar o que for preciso para manter a capacidade industrial e tecnológica in-house.  E se calhar com razão neste último ponto. É a força irresistível do orgulho francês vs o objecto inamovível da indecisão alemã, ainda a tentar perceber se afinal se vão submeter aos russos, aos alemães, ou tentar ter alguma independência.
 

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Lampuka

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Re: 6 Geração
« Responder #293 em: Setembro 26, 2025, 06:23:18 pm »
Talvez sejam mais cicatrizes de um passado não muito longínquo...
João Pereira
 

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mayo

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Re: 6 Geração
« Responder #294 em: Setembro 26, 2025, 11:50:15 pm »
Calma lá com as grandes proclamações sobre projetos europeus e a UE e a NATO e tudo o mais por causa do FCAS.

Primeiro, o FCAS não é um projecto Europeu, é um projecto bilateral FR-DE ao qual depois se juntou ES. Segundo, o que não falta neste continente são projectos multinacionais de defesa com sucesso. O que aqui temos é o do costume com a Dassault: uma empresa convencida de que só ela é que sabe, que todos os outros são incompetentes que lhes querem roubar os segredos, e que podem sempre convencer o contribuinte francês a pagar o que for preciso para manter a capacidade industrial e tecnológica in-house.  E se calhar com razão neste último ponto. É a força irresistível do orgulho francês vs o objecto inamovível da indecisão alemã, ainda a tentar perceber se afinal se vão submeter aos russos, aos alemães, ou tentar ter alguma independência.

A França é o unico país da Europa Ocidental capaz de fazer um avião de 6ªG sozinha !

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Pilotasso

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Re: 6 Geração
« Responder #295 em: Setembro 27, 2025, 12:26:30 pm »
Não há dois programas de 6G a decorrer nos EUA?

Sim, um para a USN, outro para a USAF. Cada um com especificidades próprias, em que o modelo da USAF é suposto ser o mais capaz que a tecnologia permite, enquanto o da USN será irremediavelmente uma versão mais limitada por ter que ser embarcado.

No fim até pode acabar por ser o F-47 em ambos os ramos, no entanto os programas são paralelos.

Isto costumava ser verdade até um certo ponto, desde que o modelo de base fosse depois adaptado para a marinha (tipo o F-35A e C). No entanto para modelos desenvolvidos de raiz como o F/A-18C há forças aéreas que operam este modelo e durante os seus anos dourados não se queixaram que fossem limitados.

Depois há o paradigma da 6G e o F-47. Este não foi pensado para ser um dogfighter puro-sangue. Foi pensado para voar longe e a alta velocidade. Tal como o GCAP. É um avião de grandes dimensões e não pode ser navalizável (tal como tentaram com o F-111B).
O F/A-XX é 6G mas corresponde mais a um caça com configuração de dogfighter. Não pode ser grande porque é embarcado mas por outro lado a base de onde opera é móvel.

Acho perfeitamente razoável que varias forças aéreas considerem o F/A-XX este ao invés do F-47 precisamente porque à superfície será uma aeronave que mais caixinhas dos upgrades desejáveis preenche relativamente às aeronaves antigas, incluindo combate aproximado. O que torna qualquer decisão para sua compra tecnicamente menos arriscada e mais facil de considerar.

Eu vejo o F-47 fazer parte da aviação de longo alcance dedicada para países com mais que um tipo de caça e pretendem ter modelos especializados. Já para países que operam apenas um tipo de caça multifunção facilmente o F/A-XX seria o escolhido entre os 2, porque sejamos razoáveis, ninguém quer usar um F-111 de 6G para alertas  :mrgreen:

« Última modificação: Setembro 27, 2025, 12:33:30 pm por Pilotasso »
 

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dc

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Re: 6 Geração
« Responder #296 em: Setembro 27, 2025, 02:56:50 pm »
Tanto os Horner e Super Hornet tinham as suas limitações. Em dogfight só se safam em determinados perfis de voo, particularmente a baixa altitude e velocidade.

Segundo alguns pilotos, o "legacy Hornet" era superior ao SH em alguns pontos. Em ambos os casos, estão limitados a 7.5Gs.

Entretanto, mesmo o F/A-XX não deverá ser propriamente um dogfighter. Continuará a ter um grande foco no alcance quando comparado com os actuais 4.5G e 5G, terá sempre maior peso por ter reforço estrutural. Nem sei se poderá ter Thrust Vectoring, ou se isso é considerado demasiado complicado para um caça embarcado que sofre com a corrosão provocada pelo mar.

Mas mais adequado para dogfight do que o F-47, não deve ser difícil.

É meio que unânime que tecnologicamente falando, o F-47 deverá ser superior ao F/A-XX. Uma das justificações que já ouvi para se dar prioridade ao financiamento do F-47 face ao XX, é precisamente para garantir que os EUA mantém a supremacia no que diz respeito ao melhor caça de superioridade aérea do mundo, algo que o F/A-XX podia não garantir.

Quanto a clientes estrangeiros, não sei se sempre vão avançar com a exportação, ou se vão dar uma de F-22, que ainda hoje é recusada a sua venda.
Em ambos os casos, parece-me que qualquer potencial cliente só os vá comprar se puder operar 2 modelos de caça.
 

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Lampuka

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Re: 6 Geração
« Responder #297 em: Setembro 29, 2025, 06:17:11 pm »
João Pereira
 
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Re: 6 Geração
« Responder #298 em: Setembro 29, 2025, 09:29:55 pm »
Alem do esforço enorme que iria acarretar para o Estado Frances (Que como se sabe tem as finanças na miseria), quem iria depois comprar o caça à França??
 

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Red Baron

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Re: 6 Geração
« Responder #299 em: Setembro 29, 2025, 10:08:36 pm »
Alem do esforço enorme que iria acarretar para o Estado Frances (Que como se sabe tem as finanças na miseria), quem iria depois comprar o caça à França??


Citar
In a recent hearing, Dassault Aviation’s CEO Éric Trappier told lawmakers about efforts to support Taiwan’s fleet of Mirage 2000s and their interest in the Rafale.

Ultimamente a Dassault não tem dificuldade em vender aviões.

O NGF usa motores de fabrico maioritariamente alemão. Não esta de todo fora de questão a compra de NGF pela Alemanha mesmo que a Airbus saia do projecto.