Tanto os Horner e Super Hornet tinham as suas limitações. Em dogfight só se safam em determinados perfis de voo, particularmente a baixa altitude e velocidade.
Segundo alguns pilotos, o "legacy Hornet" era superior ao SH em alguns pontos. Em ambos os casos, estão limitados a 7.5Gs.
Entretanto, mesmo o F/A-XX não deverá ser propriamente um dogfighter. Continuará a ter um grande foco no alcance quando comparado com os actuais 4.5G e 5G, terá sempre maior peso por ter reforço estrutural. Nem sei se poderá ter Thrust Vectoring, ou se isso é considerado demasiado complicado para um caça embarcado que sofre com a corrosão provocada pelo mar.
Mas mais adequado para dogfight do que o F-47, não deve ser difícil.
É meio que unânime que tecnologicamente falando, o F-47 deverá ser superior ao F/A-XX. Uma das justificações que já ouvi para se dar prioridade ao financiamento do F-47 face ao XX, é precisamente para garantir que os EUA mantém a supremacia no que diz respeito ao melhor caça de superioridade aérea do mundo, algo que o F/A-XX podia não garantir.
Quanto a clientes estrangeiros, não sei se sempre vão avançar com a exportação, ou se vão dar uma de F-22, que ainda hoje é recusada a sua venda.
Em ambos os casos, parece-me que qualquer potencial cliente só os vá comprar se puder operar 2 modelos de caça.