UH-60A Black Hawk na FAP

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Charlie Jaguar

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #750 em: Novembro 14, 2025, 10:24:07 am »
O Ministro da Defesa confirmou à Lusa que a FAP irá contar no total com 13 UH-60A & L, ou seja, os 9 anteriormente contratados mais os 4 que o foram recentemente.

Ao que tudo indica, a frota da Esq. 551 "Panteras" contará com 4 UH-60A e 9 UH-60L.

Citar
(...) Em declarações à agência Lusa, à margem da abertura solene do ano académico doInstituto da Defesa Nacional (IDN), em Lisboa, Nuno Melo foi interrogado sobre se a disponibilidade da Força Aérea para auxiliar missões de emergência médica - algo que já aconteceu este verão - através da compra de quatro novos Black Hawk não poderá sobrecarregar o ramo. Nuno Melo rejeitou que tal vá acontecer e voltou a defender a opção do executivo PSD/CDS-PP, que deverá rondar os 32 milhões de euros, através de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com cada unidade a custar oito milhões.

O ministro e também presidente do CDS-PP salientou que "este investimento é feito a pensar no que a Força Aérea pode fazer numa base que é complementar" e que o ramo "não pretende ser o vetor da emergência médica em Portugal"."A emergência médica tem uma determinada configuração e desenho que decorre de um quadro normativo", referiu, insistindo que os meios estarão à disposição caso sejam necessários.

Numa altura em que se tem debatido publicamente a adequabilidade destes meios para missões de emergência médica, o governante disse esperar "que essa deriva, na base dessa espuma dos dias, politiqueira, que tem agenda, não vá prejudicar um projeto que se mede por vidas que se podem salvar". Sobre outros usos que os Black Hawk podem ter, além do auxílio à emergência médica, Nuno Melo referiu que a Força Aérea já recebeu cinco de um total de nove (que com este investimento passarão a ser 13) e salientou que estas aeronaves "vão estar empenhadas diretamente no combate aos fogos" ou noutras operações militares de apoio à população civil.

O ministro argumentou que "adquirir uma aeronave implica formar pilotos, comprar peças, adaptar infraestruturas" e que quando o executivo opta por adquirir mais quatro Black Hawk está a poupar recursos, uma vez que já tem infraestruturas, peças e pilotos formados. (...)

https://expresso.pt/politica/governo/2025-11-13-nuno-melo-forca-aerea-tem-disponibilidade-e-militares-para-auxiliar-emergencia-medica-a2c97b1a
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Cabeça de Martelo

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #751 em: Novembro 14, 2025, 12:28:16 pm »
Citar
Texto publicado pelo Gen. Alfredo Cruz
(in Facebook em 08/11/2025)

"Helicópteros do INEM

Este país é de loucos, agora já os médicos se tornaram especialistas em aviação, nomeadamente os helicópteros.
Andou a Força Aérea Portuguesa, durante décadas, a fazer evacuações, dia e noite, com os helicópteros SA-330 (PUMAS, basicamente da mesma categoria dos UH-60 Black Hawk. Nunca ninguém se queixou, bem pelo contrário. Os helicópteros da Força Aérea fizeram e fazem um trabalho notável em prole do bem-estar dos portugueses, no Continente, nos Açores e na Madeira, nomeadamente no âmbito das evacuações aeromédicas.,
Em face das várias condicionantes, nomeadamente económicas, a aquisição dos Black Hawk é uma boa solução. Poderá argumentar-se não ser a melhor solução, é verdade, efetivamente há helicópteros mais modernos e sofisticados, mas muitos mais caros. Os Black Hawk têm as condições necessárias para cumprirem as suas missões de evacuação aeromédicas, durante o dia e noite. Tem grandes vantagens logísticas e de manutenção, e com operação a custos mais baixos."
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #752 em: Novembro 14, 2025, 01:15:32 pm »
Com tanto campo de futebol pelo país todo é desnecessário ter heliporto, os hospitais arranjam melhor uso para esses espaços como parque de estacionamento.

O campo de futebol até tem a particularidade de poder aterrar helicópteros de todas as dimensões, é só vantagens.  :mrgreen:

O único problema é que transportar um doente para uma ambulância, mudar para um heli, depois do heli para ambulância e novamente o caminho até ao hospital de destino nunca demora menos de 45 min.

Eu percebo, estava a ser irónico.

Mas enquanto foi sempre empresas civis pouco se falava nos heliportos não estarem certificados e terem de aterrar em campos de futebol, e agora que se fala em helicópteros militares os heliportos já se tornaram muito importantes.

Se está história servir para certificar os heliportos já acho positivo.
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 01:20:57 pm por Lightning »
 
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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #753 em: Novembro 14, 2025, 01:30:22 pm »
Só uma coisa que me mete confusão nos UH-60, como é que vão certificar um heli para voar inter-ilhas sem flutuadores?
É que a FA equipa todos os helis que sejam para voar sobre o mar com os ditos e o UH-60 não os têm instalados, nem sequer prevê a sua instalação (que saiba), nem sequer na versão da marinha o SH-60.

Se o helicóptero não possui flutuadores ou se aceita assim ou não se aceita e não pode efetuar missões sobre o mar...

Perguntei ao chatgpt e ele enviou-me para este chat sobre os Seahawk Dinamarqueses em que os floristas puseram a mesma questão sobre estes helicópteros.
https://www.britmodeller.com/forums/index.php?/topic/235045422-unusual-danish-navy-mh-60r-stores-question/&utm_source=chatgpt.com

Parece que os flutuadores nestes modelos iriam atrapalhar a saída da tripulação do helicóptero, assim levam é um pod com bote salva-vidas que é insuflado caso caiam à água.

Por isso parece que mesmo não tendo flutuadores é aceite que voe sobre o mar nestas condições.
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 01:36:02 pm por Lightning »
 

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Malagueta

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #754 em: Novembro 14, 2025, 03:37:50 pm »

isto já começa a parecer "quando não sabes f... até os colho.... atrapalham"

 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #755 em: Novembro 14, 2025, 05:02:15 pm »

isto já começa a parecer "quando não sabes f... até os colho.... atrapalham"

Exacto. Neste caso deve ser, "se não sabes nadar e fazer os procedimentos de sair de um helicóptero debaixo de água, não é uns flutuadores que te vão safar".

« Última modificação: Novembro 14, 2025, 05:07:39 pm por Lightning »
 

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Lampuka

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #756 em: Novembro 14, 2025, 05:28:07 pm »
Mas onde é que vocês viram que os BH vão operar fora do continente?
Açores e Madeira é para manter os EH, que servem para evacuações em casos excepcionais,  porque os C295 fazem sempre que é necessário.

A sua missão principal é SAR.

BH... território continental,  como meios complementares.

João Pereira
 

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LightningBolt

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #757 em: Novembro 15, 2025, 09:07:15 pm »
O heliporto do hospital de Ponta Delgada já não existe... no seu local foi construído o novo hospital modular.
E já antes não era utilizado, desde a construção do centro de saúde.
Penso que ficou INOP nessa altura.

Exatamente como o de Setúbal. Foi usado como estacionamento auto até ter desaparecido nas obras de renovação. Por aqui os helis aterram no campo da bola a 50m do Hospital. Por aí, no Aeroporto de Ponta Delgada?

Saudações

P.S. Dois Hospitais que tinham heliportos e deixaram de os ter. Nem em obras posteriores foram incluídos. De 37 heliportos só 7 estão certificados, para qualquer tipo de heli. Cada vez acho que o maior dos problemas não é o tipo de helicóptero.  ::)

Citar
Curiosamente,  850m a norte existe o heliporto do COA, Comando Operacional dos Açores,  que também não sei se está certificado.
Certo é que por agora os helicópteros aterram no aeroporto de Ponta Delgada e vêm de ambulância.

P.S. 2 -  Se for como o da PJ em Lisboa que não está certificado para nada.  :mrgreen: Existia aqui no burgo um Heliporto nos Arcos. Nem sei se alguma vez lá aterrou algo.  :mrgreen:



o da Pj está certificado sim. de onde tiraste essa ideia?
 

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nelson38899

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #758 em: Novembro 16, 2025, 04:26:43 pm »

isto já começa a parecer "quando não sabes f... até os colho.... atrapalham"

Este barulho dos helis faz-me lembrar quando o governo quis substituir os medicamentos de marca por genéricos; também vieram médicos a berrar que os doentes iam todos morrer. Depois, a seguir, também vieram berrar porque, em Portugal, com a abertura de tantos cursos, a saúde ia piorar.

Os médicos não são mais de uns lobbistas que querem continuar a ditar as regras porque tudo o que vier de novo só lhe vai tirar a mama da corrupção. 
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #759 em: Novembro 16, 2025, 07:31:42 pm »

isto já começa a parecer "quando não sabes f... até os colho.... atrapalham"

Este barulho dos helis faz-me lembrar quando o governo quis substituir os medicamentos de marca por genéricos; também vieram médicos a berrar que os doentes iam todos morrer. Depois, a seguir, também vieram berrar porque, em Portugal, com a abertura de tantos cursos, a saúde ia piorar.

Os médicos não são mais de uns lobbistas que querem continuar a ditar as regras porque tudo o que vier de novo só lhe vai tirar a mama da corrupção.

Por acaso concordo completamente. Basta por exemplo falar da necessidade de reformar o SNS, e meter quem de facto percebe de gestão a gerir o bicho, que vão todos aos arames - porque claramente o SNS está maravilhoso e o único problema é falta de dinheiro  ::)
 

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #760 em: Novembro 16, 2025, 10:28:47 pm »

isto já começa a parecer "quando não sabes f... até os colho.... atrapalham"

Este barulho dos helis faz-me lembrar quando o governo quis substituir os medicamentos de marca por genéricos; também vieram médicos a berrar que os doentes iam todos morrer. Depois, a seguir, também vieram berrar porque, em Portugal, com a abertura de tantos cursos, a saúde ia piorar.

Os médicos não são mais de uns lobbistas que querem continuar a ditar as regras porque tudo o que vier de novo só lhe vai tirar a mama da corrupção.

Por acaso concordo completamente. Basta por exemplo falar da necessidade de reformar o SNS, e meter quem de facto percebe de gestão a gerir o bicho, que vão todos aos arames - porque claramente o SNS está maravilhoso e o único problema é falta de dinheiro  ::)

A solução para o SNS é acabar com ele, e copiar o modelo de praticamente todos os países europeus, com ADSE ou seguro de saúde para todos, o Estado (nós) a pagar apenas o dos mais vulneráveis (mesmo), e recorrer a prestadores privados.
O mesmo com a emergência médica e SAR, o Estado a pagar o serviço e controlar a prestação e a recorrer aos privados sempre que viável, porque o Estado a querer ir a todas, a história é sempre igual.
E o tempo da União Soviética já passou há muito...
 

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AC

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #761 em: Novembro 16, 2025, 10:35:24 pm »
O barulho relativo a estes helicópteros é simples de explicar. A FAP faz busca, salvamento e evacuaçõs médicas. O INEM faz evacuações médicas.
Mas na prática os requisitos das missões da FAP e do INEM são quase diametralmente opostos.
E o MD (e muitos comentadores) não percebe ou não quer perceber a diferença.

Estes Blackhawk vão para a FAP juntar-se aos outros Blackhakwk fazer o mesmo tipo de missões que a FAP sempre fez.
E se o MD os tivesse apresentado como tal, creio que não haveria barulho nenhum como mal se falou nos outros Blackhawk.

A única razão pela qual estes 4 helis estão a dar barulho é porque o MD pôs tudo no mesmo saco e deu a entender que iam fazer o mesmo tipo de missão do INEM. E as pessoas começaram a falar nisso como tal. E a julgar os Blackhawk como tal.
E.g. temos ali um post de um General intitulado "Helicópteros do INEM" que depois é escrito da perspectiva da FAP.

A verdade é que se hipoteticamente fossem para a missão do INEM (que não são):
- Seriam desnecessariamente grandes e caros.
- O tamanho seria um problema para a certificação (civil) dos heliportos, muitos dos quais foram dimensionados para helis bastante mais pequenos.

Já agora são recorrentes as notícias sobre as faltas de certificação dos heliportos (para o INEM). Por exemplo: https://www.publico.pt/2019/01/15/sociedade/noticia/helicopteros-aterravam-noite-santa-maria-faltava-certificacao-1857998
 
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AC

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #762 em: Novembro 16, 2025, 10:38:54 pm »
A solução para o SNS é acabar com ele, e copiar o modelo de praticamente todos os países europeus, com ADSE ou seguro de saúde para todos, o Estado (nós) a pagar apenas o dos mais vulneráveis (mesmo), e recorrer a prestadores privados.

Não há nenhum sistema usado por "praticamente todos os países europeus".
E o nosso até é o mais comum entre os países com os quais nos gostaríamos de comparar.

 

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LM

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #763 em: Novembro 16, 2025, 10:57:03 pm »
A questão é que - para além do sistema "pagamento" - em Portugal toda a infraestrutura de cuidados médicos está na posse e gestão do Estado... e isso parece-me um pouco diferente da maioria (salvo Reino Unido)?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Bubas

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #764 em: Novembro 16, 2025, 11:09:08 pm »
Nunca ouvi o MD falar que os BH iam fazer as mesmas missões do INEM ou sequer substituir os Helicópteros do INEM.
Um orgão de comnicação em particular Expresso/sicNoticias precisou de uma capa, encontrou um "especialista" tipo pedra/fuzil e agarrou-se à narrativa como um cão a um osso. Manipulando a narrativa para o que lhe interessava.

O barulho relativo a estes helicópteros é simples de explicar. A FAP faz busca, salvamento e evacuaçõs médicas. O INEM faz evacuações médicas.
Mas na prática os requisitos das missões da FAP e do INEM são quase diametralmente opostos.
E o MD (e muitos comentadores) não percebe ou não quer perceber a diferença.

Estes Blackhawk vão para a FAP juntar-se aos outros Blackhakwk fazer o mesmo tipo de missões que a FAP sempre fez.
E se o MD os tivesse apresentado como tal, creio que não haveria barulho nenhum como mal se falou nos outros Blackhawk.

A única razão pela qual estes 4 helis estão a dar barulho é porque o MD pôs tudo no mesmo saco e deu a entender que iam fazer o mesmo tipo de missão do INEM. E as pessoas começaram a falar nisso como tal. E a julgar os Blackhawk como tal.
E.g. temos ali um post de um General intitulado "Helicópteros do INEM" que depois é escrito da perspectiva da FAP.

A verdade é que se hipoteticamente fossem para a missão do INEM (que não são):
- Seriam desnecessariamente grandes e caros.
- O tamanho seria um problema para a certificação (civil) dos heliportos, muitos dos quais foram dimensionados para helis bastante mais pequenos.

Já agora são recorrentes as notícias sobre as faltas de certificação dos heliportos (para o INEM). Por exemplo: https://www.publico.pt/2019/01/15/sociedade/noticia/helicopteros-aterravam-noite-santa-maria-faltava-certificacao-1857998
 
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