O barulho relativo a estes helicópteros é simples de explicar. A FAP faz busca, salvamento e evacuaçõs médicas. O INEM faz evacuações médicas.
Mas na prática os requisitos das missões da FAP e do INEM são quase diametralmente opostos.
E o MD (e muitos comentadores) não percebe ou não quer perceber a diferença.
Estes Blackhawk vão para a FAP juntar-se aos outros Blackhakwk fazer o mesmo tipo de missões que a FAP sempre fez.
E se o MD os tivesse apresentado como tal, creio que não haveria barulho nenhum como mal se falou nos outros Blackhawk.
A única razão pela qual estes 4 helis estão a dar barulho é porque o MD pôs tudo no mesmo saco e deu a entender que iam fazer o mesmo tipo de missão do INEM. E as pessoas começaram a falar nisso como tal. E a julgar os Blackhawk como tal.
E.g. temos ali um post de um General intitulado "Helicópteros do INEM" que depois é escrito da perspectiva da FAP.
A verdade é que se hipoteticamente fossem para a missão do INEM (que não são):
- Seriam desnecessariamente grandes e caros.
- O tamanho seria um problema para a certificação (civil) dos heliportos, muitos dos quais foram dimensionados para helis bastante mais pequenos.
Já agora são recorrentes as notícias sobre as faltas de certificação dos heliportos (para o INEM). Por exemplo:
https://www.publico.pt/2019/01/15/sociedade/noticia/helicopteros-aterravam-noite-santa-maria-faltava-certificacao-1857998