UH-60A Black Hawk na FAP

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #720 em: Hoje às 07:25:19 pm »
Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Penso que temos de diferenciar "voos de teste aos heliportos", em que apenas vai a bordo a tripulação, de "voos reais para o INEM" em que também vai a bordo equipa médica e doente.

É claro que o helicóptero da Força Aérea pode aterrar em qualquer "canto" que o piloto ache que consegue, mas com doentes civis a bordo tem que se dar mais garantias de segurança.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: yuwanko

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PereiraMarques

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #721 em: Hoje às 07:47:23 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

Nem mais, porque a questão é com que fundos eles são adquiridos, PRR, é tudo com fins civis.

Querem comprar, para depois ter de devolver fundos, e passar uma vez mais por um País falcatrua....  sigam em frente

Com a tal "economia de guerra", o que a UE mais deve fazer é "defecar" para esses pormenores...de qualquer forma só daqui a uns meses iremos perceber os verdadeiros contornos e utilização efetiva dessas aeronaves.
 

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #722 em: Hoje às 08:40:12 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

O Sr. do sindicato (que na verdade estava mais preocupado em defender a empresa anterior e denegrir a atual, com razão ou não, não lhe ficou muito bem) não disse o que está a querer insinuar.

O facto de vários heliportos não terem o papelinho, não significa que quando tiverem o papelinho estejam certificados para BH.
Neste momento, já há 7 com papelinho, mas só 1 tem papelinho suficiente para BH.
O Sr. do sindicato especificou várias razões pelas quais os BH não são os mais adequados à emergência pré-hospitalar e pelas quais podem não ter heliportos adequados, como o tamanho, perímetro de segurança, luzes e, acrescento eu, peso.

Mais uma vez, o duplo uso muitas vezes é uso nenhum, fica um helicóptero civil nas forças armadas e com condições para apoiar em missões civis uma ou duas vezes ao ano.
Não há nada pior do que ficar a meio da ponte, nem dá para um lado, nem para o outro.
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #723 em: Hoje às 08:48:01 pm »
Eu concordo com uma coisa que o MDN disse uma vez, os helicópteros da Força Aérea não são grandes demais para os heliportos dos hospitais, os heliportos é que são pequenos demais.

Por que raio é que construíram heliportos que só podem receber helicópteros ligeiros? Se existir uma grande catástrofe no país vão ser só os helis do INEM a operar? Os heliportos deviam ser muito mais versáteis e não planeados apenas com os helicópteros do INEM em mente.

Como pus antes, até o AW139 do INEM já não podia aterrar em diversos hospitais.
« Última modificação: Hoje às 08:50:06 pm por Lightning »