UH-60A Black Hawk na FAP

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #720 em: Novembro 12, 2025, 07:25:19 pm »
Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Penso que temos de diferenciar "voos de teste aos heliportos", em que apenas vai a bordo a tripulação, de "voos reais para o INEM" em que também vai a bordo equipa médica e doente.

É claro que o helicóptero da Força Aérea pode aterrar em qualquer "canto" que o piloto ache que consegue, mas com doentes civis a bordo tem que se dar mais garantias de segurança.
 
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PereiraMarques

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #721 em: Novembro 12, 2025, 07:47:23 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

Nem mais, porque a questão é com que fundos eles são adquiridos, PRR, é tudo com fins civis.

Querem comprar, para depois ter de devolver fundos, e passar uma vez mais por um País falcatrua....  sigam em frente

Com a tal "economia de guerra", o que a UE mais deve fazer é "defecar" para esses pormenores...de qualquer forma só daqui a uns meses iremos perceber os verdadeiros contornos e utilização efetiva dessas aeronaves.
 

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #722 em: Novembro 12, 2025, 08:40:12 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

O Sr. do sindicato (que na verdade estava mais preocupado em defender a empresa anterior e denegrir a atual, com razão ou não, não lhe ficou muito bem) não disse o que está a querer insinuar.

O facto de vários heliportos não terem o papelinho, não significa que quando tiverem o papelinho estejam certificados para BH.
Neste momento, já há 7 com papelinho, mas só 1 tem papelinho suficiente para BH.
O Sr. do sindicato especificou várias razões pelas quais os BH não são os mais adequados à emergência pré-hospitalar e pelas quais podem não ter heliportos adequados, como o tamanho, perímetro de segurança, luzes e, acrescento eu, peso.

Mais uma vez, o duplo uso muitas vezes é uso nenhum, fica um helicóptero civil nas forças armadas e com condições para apoiar em missões civis uma ou duas vezes ao ano.
Não há nada pior do que ficar a meio da ponte, nem dá para um lado, nem para o outro.
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #723 em: Novembro 12, 2025, 08:48:01 pm »
Eu concordo com uma coisa que o MDN disse uma vez, os helicópteros da Força Aérea não são grandes demais para os heliportos dos hospitais, os heliportos é que são pequenos demais.

Por que raio é que construíram heliportos que só podem receber helicópteros ligeiros? Se existir uma grande catástrofe no país vão ser só os helis do INEM a operar? Os heliportos deviam ser muito mais versáteis e não planeados apenas com os helicópteros do INEM em mente.

Como pus antes, até o AW139 do INEM já não podia aterrar em diversos hospitais.
« Última modificação: Novembro 12, 2025, 08:50:06 pm por Lightning »
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #724 em: Novembro 12, 2025, 09:59:13 pm »
Ainda não percebi onde está a dúvida. onde é que alguém disse que a FAP iria fazer a missão do INEM?
100% das ocorrências são de execução esperada pelo INEM.
Só quando ocorrer algum problema ou catástrofe então serão usados os UH60 das FAP.
Pelo menos foi o que eu percebi das palavras do governo.


Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #725 em: Novembro 12, 2025, 10:03:12 pm »
Força Aérea "dá passo em frente" com Black Hawk porque "não quer que fique tudo na mesma"

https://www.jn.pt/nacional/artigo/forca-aerea-da-passo-em-frente-com-black-hawk-porque-nao-quer-que-fique-tudo-na-mesma/18019276
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #726 em: Novembro 12, 2025, 10:15:17 pm »
Ainda não percebi onde está a dúvida. onde é que alguém disse que a FAP iria fazer a missão do INEM?
100% das ocorrências são de execução esperada pelo INEM.
Só quando ocorrer algum problema ou catástrofe então serão usados os UH60 das FAP.
Pelo menos foi o que eu percebi das palavras do governo.


Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?

E é isto... com a vantagem que permite à Força Aérea ter capacidade Medevac (militar).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Bubas

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #727 em: Novembro 12, 2025, 10:36:58 pm »
Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Penso que temos de diferenciar "voos de teste aos heliportos", em que apenas vai a bordo a tripulação, de "voos reais para o INEM" em que também vai a bordo equipa médica e doente.

É claro que o helicóptero da Força Aérea pode aterrar em qualquer "canto" que o piloto ache que consegue, mas com doentes civis a bordo tem que se dar mais garantias de segurança.

São vidas diferentes não é... Mas confiaria mais helicóptero militar do que num civil, sem duvida.
 

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #728 em: Novembro 13, 2025, 03:12:11 am »
Eu concordo com uma coisa que o MDN disse uma vez, os helicópteros da Força Aérea não são grandes demais para os heliportos dos hospitais, os heliportos é que são pequenos demais.

Por que raio é que construíram heliportos que só podem receber helicópteros ligeiros? Se existir uma grande catástrofe no país vão ser só os helis do INEM a operar? Os heliportos deviam ser muito mais versáteis e não planeados apenas com os helicópteros do INEM em mente.

Como pus antes, até o AW139 do INEM já não podia aterrar em diversos hospitais.

Até pode ter razão, mas é o país que temos e não vai mudar tão cedo. Se temos hospitais a funcionar em edifícios com centenas de anos, também não vamos ter heliportos maiores no tempo de vida útil dos BH
 

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #729 em: Novembro 13, 2025, 03:14:52 am »
Ainda não percebi onde está a dúvida. onde é que alguém disse que a FAP iria fazer a missão do INEM?
100% das ocorrências são de execução esperada pelo INEM.
Só quando ocorrer algum problema ou catástrofe então serão usados os UH60 das FAP.
Pelo menos foi o que eu percebi das palavras do governo.


Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?

Não disse ninguém nem ninguém discutiu isso.
Mas se o INEM vai ter 4 helis, não venham dizer que a FA vai comprar 4 helis para fazer emergência médica. Assumam as coisas como são e deixem as desculpas esfarrapadas.
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #730 em: Novembro 13, 2025, 06:48:22 am »
São vidas diferentes não é... Mas confiaria mais helicóptero militar do que num civil, sem duvida.

Quais vidas diferentes?

Quando há voos de teste não pode ir mais ninguém a bordo sem ser a tripulação, eles é que são pagos para correr esse risco, não é um paciente, além que é lógico o racional de diminuir ao máximo o número de pessoas ao perigo quando se está a "experimentar" o que quer que seja.
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #731 em: Novembro 13, 2025, 09:47:02 am »
Força Aérea "dá passo em frente" com Black Hawk porque "não quer que fique tudo na mesma"

https://www.jn.pt/nacional/artigo/forca-aerea-da-passo-em-frente-com-black-hawk-porque-nao-quer-que-fique-tudo-na-mesma/18019276

Citar
Destacando a "competência técnica" do ramo em várias das suas missões, que incluem o combate a incêndios florestais ou ao tráfico de droga, Nuno Melo enalteceu que a Força Aérea está a explorar novas dimensões, nomeadamente o espaço, através do projeto luso-espanhol "Constelação do Atlântico".

Esta parceria visa a construção de satélites, em Portugal, que poderão ser vendidos, com o ministro a destacar que esta é uma oportunidade que gerará "empregos qualificados, muitíssimo melhor remunerados" e "trará retorno financeiro para a economia nacional".

"Neste momento assistimos ao que muitos designam terceira e quarta corrida espacial. E o que nos importa é saber que, por causa disto, por causa do que estamos a fazer na Defesa Nacional, através da Força Aérea, Portugal está na linha da frente dessa corrida espacial. E não é ficção", afirmou.


Interessante  :G-beer2:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Malagueta

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #732 em: Novembro 13, 2025, 10:02:57 am »
Força Aérea "dá passo em frente" com Black Hawk porque "não quer que fique tudo na mesma"

https://www.jn.pt/nacional/artigo/forca-aerea-da-passo-em-frente-com-black-hawk-porque-nao-quer-que-fique-tudo-na-mesma/18019276

Citar
Destacando a "competência técnica" do ramo em várias das suas missões, que incluem o combate a incêndios florestais ou ao tráfico de droga, Nuno Melo enalteceu que a Força Aérea está a explorar novas dimensões, nomeadamente o espaço, através do projeto luso-espanhol "Constelação do Atlântico".

Esta parceria visa a construção de satélites, em Portugal, que poderão ser vendidos, com o ministro a destacar que esta é uma oportunidade que gerará "empregos qualificados, muitíssimo melhor remunerados" e "trará retorno financeiro para a economia nacional".

"Neste momento assistimos ao que muitos designam terceira e quarta corrida espacial. E o que nos importa é saber que, por causa disto, por causa do que estamos a fazer na Defesa Nacional, através da Força Aérea, Portugal está na linha da frente dessa corrida espacial. E não é ficção", afirmou.


Interessante  :G-beer2:

podes ver mais aqui sobre isso

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=7520.msg466496#msg466496
« Última modificação: Novembro 13, 2025, 10:03:20 am por Malagueta »
 
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nelson38899

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #733 em: Novembro 13, 2025, 10:07:29 am »
Eu diria que deveríamos virar um hub médico, com mais hospitais militares e mais helicópteros medevac. Já vi que a guerra será entre os ingleses, alemães, polacos e franceses.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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mafets

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #734 em: Novembro 13, 2025, 10:32:17 am »
https://www.publico.pt/2025/11/11/sociedade/noticia/helicopteros-socorro-governo-vai-comprar-so-aterram-heliporto-hospitalar-2154120

Helicópteros de socorro que Governo vai comprar só aterram num heliporto hospitalar

Já não é mau. O heliporto da PJ não está certificado para nenhum, tipo os NPO da Marinha.  :mrgreen:

Saudações   :mrgreen:

P.S. Aqui na cidade não existe heliporto no hospital. Os helis aterram num campo de futebol a 50 m da unidade hospitalar. Para quem não conhece fica a conhecer.  ::)



Espero que nunca tenham de aterrar a meio de um Vitória-SLB...  :mrgreen:

Só se for de Juniores.  :mrgreen: Este é o Campo do Comércio e Industria, o do VFC fica a cerca de 2km.  ;)


Saudações :mrgreen:

P.S.
Os Black Hawk podem não poder aterrar na maioria dos heliportos de hospitais, mas os helis ligeiros da Gulf Med também não podem pois apesar de serem mais pequenos, muitos dos heliportos não estão certificados para operação, de qualquer tipo de helicóptero.

E para aterrar em campos de futebol, como muitas vezes os helis das empresas fazem, os Black Hawk também conseguem. :mrgreen:

Segundo a CNN de 37 heliportos só 7 estão certificados. Faltam 30 mas a culpa é dos helis.  :mrgreen:

Citar
Portugal conta atualmente com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes. O plano de reabilitação lançado em 2020 para modernizar estas infraestruturas acabou por ser travado pela pandemia e nunca foi retomado.há 2 dias

https://www.publico.pt/2024/10/18/sociedade/noticia/so-cinco-37-hospitais-publicos-autorizacao-receber-helicopteros-emergencia-medica-2108361

E os que não estão certificados, mesmo que estivessem certificados tinham condições para os BH?

Tenho muitas dúvidas que sejam muito mais de 3 ou 4.

Dos 7 certificados ou dos 30 por certificar?

Saudações

P.S. Se é uma questão de espaço temos o Koala para os mais pequenos. De reforço é diferente. Mas parece-me que o problema é mais vasto pois estamos a falar de uma maioria clara de heliporto não certificados, para qualquer tipo de helicoptero.

https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/aw119kx-koala-da-instrucao-ao-multiemprego

Citar
Acompanhando a linha de montagem, nos deparamos com uma aeronave configurada para transporte aeromédico, onde é possível observar claramente o espaço interno da aeronave e sua versatilidade para outras configurações, sendo o único helicóptero monoturbina leve que tem a capacidade de instalação de até 2 macas dentro da cabine de passageiros, mantendo as portas fechadas, não interferindo com o cockpit dos pilotos, como pode ser visto nas fotos abaixo:



Dos certificados já percebemos que só um é que tem condições para receber.

Dos que faltam certificar, suspeito e especulo que, no máximo, só mais 2 ou 3 consigam certificação para BH.

Não é só a questão do tamanho, é o peso (10t para BH, se não estou em erro), o perímetro de segurança maior, ou sistemas de segurança e iluminação que não faço ideia se têm que ser diferentes.

O problema é que a discussão é sobre os BH e não sobre os Koala.
E talvez o que tivesse sido bem feito, era comprar BH ou novos EH101, efectivamente militares para a FAP e passar os Koala, que são civis, para a Protecção Civil, GNR ou INEM.
Era uma hipótese. Apesar de a Fap precisar sempre do Koala para formação de pilotos. Mas se calhar comprar mais 4 era viável, nem que fosse para medevac.  ;) Quanto ao debate, é sobre helicópteros e a certificação dos heliportos para os receber. E da mesma forma que nas ilhas se usa o Merlin (portanto os heliportos presumo que os possam receber), pode-se reforçar e aumentar alguns dos heliportos para receber helis de 10T ou mais (caso do Merlin). Os que não podem usam o Koala como complemento aos aparelhos do Inem. Da mesma forma que os aparelhos de asa fixa, atuam nas ilhas, ou mesmo no continente como complemento aos helicópteros.  ;)

Saudações

P.S. Se por cá existem 37 heliportos e só 7 certificados o problema não são os helis. Certifiquem primeiro os 37 heliportos. Seria curioso saber quantos podem receber os BH, Koala ou mesmo Merlin. Como também seria interessante saber desses 30 quantos podem receber os Helicopteros do Inem.  :P

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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