UH-60A Black Hawk na FAP

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #735 em: Novembro 13, 2025, 11:10:11 am »
Eu concordo com uma coisa que o MDN disse uma vez, os helicópteros da Força Aérea não são grandes demais para os heliportos dos hospitais, os heliportos é que são pequenos demais.

Por que raio é que construíram heliportos que só podem receber helicópteros ligeiros? Se existir uma grande catástrofe no país vão ser só os helis do INEM a operar? Os heliportos deviam ser muito mais versáteis e não planeados apenas com os helicópteros do INEM em mente.

Há necessidades diversas.

Antes demais, para a esmagadora maioria das situações solução mais rápida continua a ser a ambulância para o hospital mais próximo!

Depois temos a missão mais comum dos helis do INEM em que a pessoa geralmente até já está no hospital mas o caso clínico está muito feio e precisa de ser deslocada para outro hospital com mais valências que fica 1h ou mais de ambulância.
Para estes casos é importante minimizar os tempos. Portanto é importante ter helis espalhados pelo país e é importante que possam aterrar directamente nos hospitais. 20 minutos adicionais de ambulância entre o hospital e o aeroporto/aéreodromo mais perto podem fazer a diferença.
E é importante que seja feita com o máximo de condições de segurança porque isto é feito quase todos os dias. Não é a mesma coisa que correr riscos adicionais em caso de uma catástrofe nacional.

Finalmente temos as missões a FAP que geralmente envolvem busca e salvamento e evacuações médicas de navios e nas ilhas.
E aqui regra geral o facto de os helis da FAP terem de aterrar num aeroporto/aérodromo e depois a pessoa ir 20 minutos adicionais numa ambulância não tem sido um problema.
Basicamente são missões longas e se a pessoa sobreviveu esse tempo todo os 20 minutos adicionais de ambulância não têm feito diferença.
Portanto nunca houve grande  necessidade de equipar os hospitais com heliportos capazes de receber os helis da FAP.
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #736 em: Novembro 13, 2025, 11:23:54 am »
Era uma hipótese. Apesar de a Fap precisar sempre do Koala para formação de pilotos. Mas se calhar comprar mais 4 era viável, nem que fosse para medevac.  ;)

Note-se que os Koala não cumprem as regras (civis) para evacuações médicas: sendo monomotor não têm reserva de potência caso um motor falhe durante a aterragem/descolagem.

Note-se também que para de alguma forma "aliviar" os helis do INEM a FAP teria que manter helis posicionados em diversos pontos no interior do país.
Se tiverem de descolar de Ovar para is buscar alguém a Trás os Montes para depois trazer a pessoa para o Porto.. mais vale ir de ambulância.
E esse pré-posicionamento requer muitos pilotos e mecânicos para ir rodando.

Citar
Quanto ao debate, é sobre helicópteros e a certificação dos heliportos para os receber. E da mesma forma que nas ilhas se usa o Merlin (portanto os heliportos presumo que os possam receber),

Os hospitais das ilhas não têm heliportos para os Merlin.
Como no continente os Merlin aterram nos aeroportos e as pessoas são transportadas de ambulância.
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #737 em: Novembro 13, 2025, 11:55:38 am »
Era uma hipótese. Apesar de a Fap precisar sempre do Koala para formação de pilotos. Mas se calhar comprar mais 4 era viável, nem que fosse para medevac.  ;)

Note-se que os Koala não cumprem as regras (civis) para evacuações médicas: sendo monomotor não têm reserva de potência caso um motor falhe durante a aterragem/descolagem.

Note-se também que para de alguma forma "aliviar" os helis do INEM a FAP teria que manter helis posicionados em diversos pontos no interior do país.
Se tiverem de descolar de Ovar para is buscar alguém a Trás os Montes para depois trazer a pessoa para o Porto.. mais vale ir de ambulância.
E esse pré-posicionamento requer muitos pilotos e mecânicos para ir rodando.

Citar
Quanto ao debate, é sobre helicópteros e a certificação dos heliportos para os receber. E da mesma forma que nas ilhas se usa o Merlin (portanto os heliportos presumo que os possam receber),

Os hospitais das ilhas não têm heliportos para os Merlin.
Como no continente os Merlin aterram nos aeroportos e as pessoas são transportadas de ambulância.

O único heliporto perto dum hospital nos Açores (o da Proteção Civil em Angra do Heroísmo), foi encerrado à operação pelo Merlin devido aos problemas que o "downwash" e derivados do heli provocava na estrutura e arredores.
« Última modificação: Novembro 13, 2025, 11:59:03 am por oi661114 »
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #738 em: Novembro 13, 2025, 12:15:31 pm »
Era uma hipótese. Apesar de a Fap precisar sempre do Koala para formação de pilotos. Mas se calhar comprar mais 4 era viável, nem que fosse para medevac.  ;)

Note-se que os Koala não cumprem as regras (civis) para evacuações médicas: sendo monomotor não têm reserva de potência caso um motor falhe durante a aterragem/descolagem.

Note-se também que para de alguma forma "aliviar" os helis do INEM a FAP teria que manter helis posicionados em diversos pontos no interior do país.
Se tiverem de descolar de Ovar para is buscar alguém a Trás os Montes para depois trazer a pessoa para o Porto.. mais vale ir de ambulância.
E esse pré-posicionamento requer muitos pilotos e mecânicos para ir rodando.

Citar
Quanto ao debate, é sobre helicópteros e a certificação dos heliportos para os receber. E da mesma forma que nas ilhas se usa o Merlin (portanto os heliportos presumo que os possam receber),

Os hospitais das ilhas não têm heliportos para os Merlin.
Como no continente os Merlin aterram nos aeroportos e as pessoas são transportadas de ambulância.

Certo. É uma hipótese que face à lei portuguesa não pode ser operacional (pelo menos legalmente, pois existem hospitais a não usar helipad certificados). Como Militar o Koala já fez medevav. E note se, essa situação  coloca se por cá, tendo o Heli Koala uma configuração medevac, pelo que isso não se coloca em outras nações, com obviamente uma lei diferente. Mas isso são outros 500.

https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/aw119kx-koala-da-instrucao-ao-multiemprego

Então o Heliporto de Ponta Delgada está certificado para que Helicópteros pela ANac?

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/heliporto-no-hospital-de-ponta-delgada/

Citar
Açores, Ilha de São Miguel, heliporto do hospital de Ponta Delgada já tem autorização da ANAC para ser utilizado.

No Vídeo um Merlin aterra num Heliporto. Será o de Braga?

https://www.publico.pt/2025/07/09/sociedade/noticia/helicopteros-forca-aerea-so-podem-aterrar-heliporto-hospitalar-durante-noite-2139462

Em 2017:

https://www.acorianooriental.pt/noticia/governo-dos-acores-preve-que-testes-no-heliporto-em-ponta-delgada-decorram-este-mes

 

Cá ou nas ilhas a FAP usa os helicópteros como complemento aos Falcon, c295, C130 ou Kc390, tendo todos eles já transportado doentes, sobretudo em distancias maiores. Não é preciso ter destacamentos espalhados pelo país. É preciso sim que aeródromos e heliportos estejam certificados para meios civis e que possam usar meios militares.

https://www.jm-madeira.pt/ocorrencias/forca-aerea-realiza-evacuacao-aeromedica-urgente-entre-porto-santo-e-madeira-JM18146582

Saudações

P.S.
Citar
O único heliporto perto dum hospital nos Açores (o da Proteção Civil em Angra do Heroísmo), foi encerrado à operação pelo Merlin devido aos problemas que o "downwash" e derivados do heli provocava na estrutura e arredores.

Consta que o do Hospital do Funchal é o mesmo problema.

P.S. 2 - No campo de Futebol do Comércio a 50m do HSB, dos helis do Inem e da FAp que lá têm aterrado nunca foi noticiado que tenha morrido algum doente no percurso entre o mesmo e o Hospital.


 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #739 em: Novembro 13, 2025, 12:28:16 pm »
O heliporto do hospital de Ponta Delgada já não existe... no seu local foi construído o novo hospital modular.
E já antes não era utilizado, desde a construção do centro de saúde.
Penso que ficou INOP nessa altura.
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #740 em: Novembro 13, 2025, 12:34:09 pm »
Curiosamente,  850m a norte existe o heliporto do COA, Comando Operacional dos Açores,  que também não sei se está certificado.
Certo é que por agora os helicópteros aterram no aeroporto de Ponta Delgada e vêm de ambulância.



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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #741 em: Novembro 13, 2025, 12:44:34 pm »
O heliporto do hospital de Ponta Delgada já não existe... no seu local foi construído o novo hospital modular.
E já antes não era utilizado, desde a construção do centro de saúde.
Penso que ficou INOP nessa altura.

Exatamente como o de Setúbal. Foi usado como estacionamento auto até ter desaparecido nas obras de renovação. Por aqui os helis aterram no campo da bola a 50m do Hospital. Por aí, no Aeroporto de Ponta Delgada?

Saudações

P.S. Dois Hospitais que tinham heliportos e deixaram de os ter. Nem em obras posteriores foram incluídos. De 37 heliportos só 7 estão certificados, para qualquer tipo de heli. Cada vez acho que o maior dos problemas não é o tipo de helicóptero.  ::)

Citar
Curiosamente,  850m a norte existe o heliporto do COA, Comando Operacional dos Açores,  que também não sei se está certificado.
Certo é que por agora os helicópteros aterram no aeroporto de Ponta Delgada e vêm de ambulância.

P.S. 2 -  Se for como o da PJ em Lisboa que não está certificado para nada.  :mrgreen: Existia aqui no burgo um Heliporto nos Arcos. Nem sei se alguma vez lá aterrou algo.  :mrgreen:




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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #742 em: Novembro 13, 2025, 12:53:44 pm »
Acima de tudo, o que penso existir é muita incompetência, desorganização, descoordenação, falta de planeamento...

Falando de Ponta Delgada, o heliporto ficava a norte do edifício existente, num descampado.

Depois criaram uma via rápida, também ela a norte, que com um nó de saída nas proximidades já limitou a operacionalidade devido à presença da estrada e dos postes de iluminação em grande número.
Pelo meio "enfiaram" linhas  de alta tensão nas proximidades...
As zonas de aproximação ficaram muito limitadas e penso que disso se queixou a FAP na altura.
Cereja no bolo, a construção do novo centro de saúde entre o heliporto e a via rápida, estrangulando ainda mais as aproximações...



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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #743 em: Novembro 13, 2025, 01:14:01 pm »
Com tanto campo de futebol pelo país todo é desnecessário ter heliporto, os hospitais arranjam melhor uso para esses espaços como parque de estacionamento.

O campo de futebol até tem a particularidade de poder aterrar helicópteros de todas as dimensões, é só vantagens.  :mrgreen:
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #744 em: Novembro 13, 2025, 01:15:52 pm »
Acima de tudo, o que penso existir é muita incompetência, desorganização, descoordenação, falta de planeamento...

Falando de Ponta Delgada, o heliporto ficava a norte do edifício existente, num descampado.

Depois criaram uma via rápida, também ela a norte, que com um nó de saída nas proximidades já limitou a operacionalidade devido à presença da estrada e dos postes de iluminação em grande número.
Pelo meio "enfiaram" linhas  de alta tensão nas proximidades...
As zonas de aproximação ficaram muito limitadas e penso que disso se queixou a FAP na altura.
Cereja no bolo, a construção do novo centro de saúde entre o heliporto e a via rápida, estrangulando ainda mais as aproximações...





É óbvio que o maior problema é desorganização. E depois tomam-se decisões com base em análises enviesadas e para um país que não existe.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #745 em: Novembro 13, 2025, 01:18:41 pm »
Com tanto campo de futebol pelo país todo é desnecessário ter heliporto, os hospitais arranjam melhor uso para esses espaços como parque de estacionamento.

O campo de futebol até tem a particularidade de poder aterrar helicópteros de todas as dimensões, é só vantagens.  :mrgreen:

O único problema é que transportar um doente para uma ambulância, mudar para um heli, depois do heli para ambulância e novamente o caminho até ao hospital de destino nunca demora menos de 45 min.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #746 em: Novembro 13, 2025, 01:28:18 pm »
Plenamente de acordo e mais:

https://observador.pt/especiais/mais-de-uma-dezena-de-hospitais-usam-heliportos-sem-autorizacao-da-anac/

O Heliporto do S. Bernardo já como Parque de Estacionamento (ao lado do edifício vermelho). Como se vê, face aos prédio e ser uma zona baixa do  edificado tinha as condições ideais.  :mrgreen:



Pelo menos no campo da Bola é tranquilo.  :mrgreen:



Saudações

P.S.
Com tanto campo de futebol pelo país todo é desnecessário ter heliporto, os hospitais arranjam melhor uso para esses espaços como parque de estacionamento.

O campo de futebol até tem a particularidade de poder aterrar helicópteros de todas as dimensões, é só vantagens.  :mrgreen:

O único problema é que transportar um doente para uma ambulância, mudar para um heli, depois do heli para ambulância e novamente o caminho até ao hospital de destino nunca demora menos de 45 min.

Estando o HSB em remodelação, a questão é porque não inclui um Helipad e as evacuações médicas continuam a ser feitas com aterragens de helis no Campo da Bola.

https://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/Setubal-Hospital-de-Sao-Bernardo-vai-ter-novo-edificio



https://osetubalense.com/local/setubal/novo-edificio-do-hospital-de-sao-bernardo-vai-estar-concluido-ate-final-do-ano/#:~:text=A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20novo%20edif%C3%ADcio%20no%20Hospital%20de,%E2%80%9Csalto%20qualitativo%E2%80%9D%20nos%20servi%C3%A7os%20prestados%20neste%20centro%20hospitalar.
« Última modificação: Novembro 13, 2025, 01:37:36 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #747 em: Novembro 13, 2025, 03:38:34 pm »
Só uma coisa que me mete confusão nos UH-60, como é que vão certificar um heli para voar inter-ilhas sem flutuadores?
É que a FA equipa todos os helis que sejam para voar sobre o mar com os ditos e o UH-60 não os têm instalados, nem sequer prevê a sua instalação (que saiba), nem sequer na versão da marinha o SH-60.

 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #748 em: Novembro 13, 2025, 07:12:09 pm »
Que se saiba, para já,  são para utilizar apenas no continente.
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas