UH-60A Black Hawk na FAP

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #720 em: Novembro 12, 2025, 07:25:19 pm »
Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Penso que temos de diferenciar "voos de teste aos heliportos", em que apenas vai a bordo a tripulação, de "voos reais para o INEM" em que também vai a bordo equipa médica e doente.

É claro que o helicóptero da Força Aérea pode aterrar em qualquer "canto" que o piloto ache que consegue, mas com doentes civis a bordo tem que se dar mais garantias de segurança.
 
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PereiraMarques

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #721 em: Novembro 12, 2025, 07:47:23 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

Nem mais, porque a questão é com que fundos eles são adquiridos, PRR, é tudo com fins civis.

Querem comprar, para depois ter de devolver fundos, e passar uma vez mais por um País falcatrua....  sigam em frente

Com a tal "economia de guerra", o que a UE mais deve fazer é "defecar" para esses pormenores...de qualquer forma só daqui a uns meses iremos perceber os verdadeiros contornos e utilização efetiva dessas aeronaves.
 

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #722 em: Novembro 12, 2025, 08:40:12 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

O Sr. do sindicato (que na verdade estava mais preocupado em defender a empresa anterior e denegrir a atual, com razão ou não, não lhe ficou muito bem) não disse o que está a querer insinuar.

O facto de vários heliportos não terem o papelinho, não significa que quando tiverem o papelinho estejam certificados para BH.
Neste momento, já há 7 com papelinho, mas só 1 tem papelinho suficiente para BH.
O Sr. do sindicato especificou várias razões pelas quais os BH não são os mais adequados à emergência pré-hospitalar e pelas quais podem não ter heliportos adequados, como o tamanho, perímetro de segurança, luzes e, acrescento eu, peso.

Mais uma vez, o duplo uso muitas vezes é uso nenhum, fica um helicóptero civil nas forças armadas e com condições para apoiar em missões civis uma ou duas vezes ao ano.
Não há nada pior do que ficar a meio da ponte, nem dá para um lado, nem para o outro.
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #723 em: Novembro 12, 2025, 08:48:01 pm »
Eu concordo com uma coisa que o MDN disse uma vez, os helicópteros da Força Aérea não são grandes demais para os heliportos dos hospitais, os heliportos é que são pequenos demais.

Por que raio é que construíram heliportos que só podem receber helicópteros ligeiros? Se existir uma grande catástrofe no país vão ser só os helis do INEM a operar? Os heliportos deviam ser muito mais versáteis e não planeados apenas com os helicópteros do INEM em mente.

Como pus antes, até o AW139 do INEM já não podia aterrar em diversos hospitais.
« Última modificação: Novembro 12, 2025, 08:50:06 pm por Lightning »
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #724 em: Novembro 12, 2025, 09:59:13 pm »
Ainda não percebi onde está a dúvida. onde é que alguém disse que a FAP iria fazer a missão do INEM?
100% das ocorrências são de execução esperada pelo INEM.
Só quando ocorrer algum problema ou catástrofe então serão usados os UH60 das FAP.
Pelo menos foi o que eu percebi das palavras do governo.


Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #725 em: Novembro 12, 2025, 10:03:12 pm »
Força Aérea "dá passo em frente" com Black Hawk porque "não quer que fique tudo na mesma"

https://www.jn.pt/nacional/artigo/forca-aerea-da-passo-em-frente-com-black-hawk-porque-nao-quer-que-fique-tudo-na-mesma/18019276
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #726 em: Novembro 12, 2025, 10:15:17 pm »
Ainda não percebi onde está a dúvida. onde é que alguém disse que a FAP iria fazer a missão do INEM?
100% das ocorrências são de execução esperada pelo INEM.
Só quando ocorrer algum problema ou catástrofe então serão usados os UH60 das FAP.
Pelo menos foi o que eu percebi das palavras do governo.


Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?

E é isto... com a vantagem que permite à Força Aérea ter capacidade Medevac (militar).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Bubas

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #727 em: Novembro 12, 2025, 10:36:58 pm »
Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Penso que temos de diferenciar "voos de teste aos heliportos", em que apenas vai a bordo a tripulação, de "voos reais para o INEM" em que também vai a bordo equipa médica e doente.

É claro que o helicóptero da Força Aérea pode aterrar em qualquer "canto" que o piloto ache que consegue, mas com doentes civis a bordo tem que se dar mais garantias de segurança.

São vidas diferentes não é... Mas confiaria mais helicóptero militar do que num civil, sem duvida.