F-35A Lightning II na FAP

• 4162 Respostas
  • 903005 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 22280
  • Recebeu: 7918 vez(es)
  • Enviou: 8990 vez(es)
  • +8182/-14002
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4140 em: Hoje às 10:43:54 am »
Posso também informar que a Airbus continua em força a tentar vender o Typhoon, como solução interina, com uma suite de sensores aprimorada, EW, IRST de ultima geração, radar AESA assim como um pacote de armas interessante, com Meteor, Taurus KEPD e integração das JDAM, SDB e AMRAAM assim como o AIM-9X...
Faço figas para isso, para complementar os F-35A... (se vierem)....
Cps

Subsea7;

Faço notar que nunca dizes aqui;
"A Lockheed Martin continua a oferecer mais, mais, mais..."

Quando o Naval Group parece não desistir das fragatas - suponho que oferece mais... e mais...
... a LM ainda vai subir o preço para nos mostrar quem manda.

Estilo Embraer?

Embraer keeps on giving.

Para alguns, acredito 😈
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Sintra

• Analista
  • 612
  • Recebeu: 279 vez(es)
  • Enviou: 201 vez(es)
  • +53/-22
« Responder #4141 em: Hoje às 10:44:55 am »
Boa noite,
Com os últimos desenvolvimentos, já vi mais perto a possibilidade de F-35A na FAP...
Lets see...

Ou seja, as relações com os EUA tão uma sh!t

A LM deve estar a adorar este executivo

O novo documento "National Security Strategy" que foi tornado público pela Casa Branca vai para uma semana é "interessante" e foi recebido deste lado do Atlântico (com algumas excepções tipo os Neo Nazis do Afd e Vladimir Putin) como um murro nas trombas...
Já o li e só posso definir aquele texto como um "vómito". A parte relativa á Europa quase parece uma cópia "Ipsis verbis" de documentos equivalentes com origem... na Russia.
Logo a seguir á saida do documento e pela primeirissima vez um aliado da NATO, a Dinamarca, nomeou de forma publica os Estados Unidos como uma ameaça.
Isto está uma merd#...

Tudo certo, excepto que a Dinamarca encomendou mais Lightning II aos americanos.

A decisão da Dinamarca entrar no programa JSF foi em 2002, o contrato para a aquisição dos primeiros 27 F-35A é de 2016, a decisão para a aquisição de mais 16 foi tomada em junho deste ano , oficializado há dois meses, o documento da Casa Branca é da semana passada e o relatório do Berlingske tem dois dias...

« Última modificação: Hoje às 10:45:56 am por Sintra »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar

*

Patrao

• Membro
  • *
  • 17
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #4142 em: Hoje às 10:45:11 am »
Uma nota impotante é que o anuncio da encomenda foi feito em Outubro ou seja antes da "National Security Strategy"  ter sido publicada. E também antes da entrevista ao Politico onde o Trump têm umas tiradas no minimo insultuosas para com a Europa e os seus lideres.

Claramente o objectivo é dividir para reinar.

Eu já o disse aqui anteriormente que a Europa não têm a influência que julgava ter com os Estados Unidos.  O que têm é uma influência por proxy nado o seu peso financeiro. Deixem de comprar material americano e as grandes empresas de defesa muito provavelmente usaram a influência que têm reduzir a retórica para conseguirem uma fatia do bolo. Claro que o problema é que a Europa está um bocado atrás no que diz respeito á industria de defesa e isso vai ter de mudar. Programas como SAFE são um grande boost para as empresas de defesa Europeias e com esta nova América já todos perceberam que a Europa têm que aumentar a sua independência dos Estados Unidos em muita coisa não só a defesa. As grandes empresas tecnologicas são na sua grande maioria Americanas e estamos a falar de cloud services, AI, facilitadores financeiros como Matercard ou Visa empresas de software, etc. Não tenho duvidas que esta administaração não se cuabirá de utilizar todas as ferramentas que têm ao seu dispor para VERGAR qualquer oposição ou mesmo vozes dissonantes. Enquanto estivermos na UE estamos mais ou menos protegidos devido á sua força económica, mas se esta se separa como é o desejo do US, Russia e China então lamento mas passamos todos a vassalos.

Por tudo isto sou a favor de caças para a FAP de origem Europeia. Não são tão bons como os F35? Não,mas dá-nos outro tipo de garantias. Felizmente ou infelizmente  não sou daqueles que acredita que as coisas vão mudar quando o Trump sair a mudança ideológica na América é mais profunda do que só o Trump. E mesmo que haja uma mudança politica se a diferença for 1 ou 2 pontos percentuais não me deixa mais descansado com o futuro a médio prazo. 

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar, sivispacem, Malagueta, Bubas, LightningBolt

*

Lampuka

• Investigador
  • 1772
  • Recebeu: 773 vez(es)
  • Enviou: 783 vez(es)
  • +440/-2069
« Responder #4143 em: Hoje às 12:15:08 pm »
A Dinamarca,  pura e simplesmente,  já tinha ultrapassado o ponto de não retorno...

Faz-me confusão como as pessoas não são capazes de reconhecer os factos e tentarem divergir as discussões para outras variáveis.

Facto é que esse documento é bastante ilucidativo quanto à visão dos americanos (não do Trump) sobre o papel futuro da Europa.

E perante esse facto, deveríamos refletir sobre muita coisa,  entre elas quem deveremos considerar os nossos aliados principais.

E quando alguns dizem de que o tiririca está de passagem e são só mais 2 ou 3 anos, eu pergunto.  E se vier futuramente outro pior do que ele?

Na minha visão,  a Europa,  que poderemos considerar o berço do desenvolvimento humano nos últimos séculos, lutando por valores e causas, inovando em vários sectores, liderando industrialmente em muitas áreas,  e sendo centro de decisões a nível mundial,  está sob ataque cerrado.
Não de agora,  mas pelo menos há duas décadas, para não recuarmos muito.
Já ninguém quer saber de Genebra, da opinião de europeus,  até dos prémios.  Desvalorizou-se completamente tudo aquilo que era europeu.
Posto isto,  e como sempre defendi,  só uma Europa unida e militarmente capaz sobreviverá.
Caso contrário,  e como me disse em 2019 um libanês influente que conheci, em breve seremos os "novos pobres do mundo".
Deixemos-nos de permitir que o centro das decisões,  inclusivamente das nossas, seja o tio Sam.
Eles têm um problema bem grande para resolver com a China.  É só não estarmos sempre de pernas abertas à disposição deles que não terão outro remédio senão nos respeitarem novamente.
Mas parece que há quem fale muito de soberania e concubinas, mas na hora da verdade...
« Última modificação: Hoje às 02:01:01 pm por Lampuka »
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7478
  • Recebeu: 8684 vez(es)
  • Enviou: 5863 vez(es)
  • +10233/-2955
« Responder #4144 em: Hoje às 12:41:08 pm »
O novo documento "National Security Strategy" que foi tornado público pela Casa Branca vai para uma semana é "interessante" e foi recebido deste lado do Atlântico (com algumas excepções tipo os Neo Nazis do Afd e Vladimir Putin) como um murro nas trombas...
Já o li e só posso definir aquele texto como um "vómito". A parte relativa á Europa quase parece uma cópia "Ipsis verbis" de documentos equivalentes com origem... na Russia.
Logo a seguir á saida do documento e pela primeirissima vez um aliado da NATO, a Dinamarca, nomeou de forma publica os Estados Unidos como uma ameaça.
Isto está uma merd#...

Tive a infeliz ideia de me pôr a ler o novo NSS anteontem depois de jantar, e quando dei por mim eram quase 5 da manhã e não conseguia pregar olho. Horrível, linguagem quase completamente decalcada das exigências russas. Veio-me imediatamente à memória aquela célebre frase, ou maldição, do Nikita Khrushchov:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Cabeça de Martelo, Malagueta, LightningBolt

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7478
  • Recebeu: 8684 vez(es)
  • Enviou: 5863 vez(es)
  • +10233/-2955
« Responder #4145 em: Hoje às 12:44:18 pm »
Posso também informar que a Airbus continua em força a tentar vender o Typhoon, como solução interina, com uma suite de sensores aprimorada, EW, IRST de ultima geração, radar AESA assim como um pacote de armas interessante, com Meteor, Taurus KEPD e integração das JDAM, SDB e AMRAAM assim como o AIM-9X...
Faço figas para isso, para complementar os F-35A... (se vierem)....
Cps

Excelente pacote. E continuamos a falar de células usadas, porém modernizadas ou suscetíveis de passar por modernização, ou células novas?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

sivispacem

• Investigador
  • 1872
  • Recebeu: 1103 vez(es)
  • Enviou: 1202 vez(es)
  • +468/-689
« Responder #4146 em: Hoje às 01:24:17 pm »
Uma coisa é certa, com todas estas recentes piruetas da administração norte-americana: se calhar mais depressa do que o esperado iremos confirmar na Europa se o 'kill switch' é ou não uma realidade.
 :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, LightningBolt

*

MMaria

• Investigador
  • 1536
  • Recebeu: 222 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +45/-2684
« Responder #4147 em: Hoje às 02:33:48 pm »
... a LM ainda vai subir o preço para nos mostrar quem manda.

Estilo Embraer?

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

c56x1
« Última modificação: Hoje às 02:35:21 pm por MMaria »
não vim para somar e sim para dividir
JC

*

JohnM

• Investigador
  • 1944
  • Recebeu: 1412 vez(es)
  • Enviou: 595 vez(es)
  • +380/-124
« Responder #4148 em: Hoje às 02:51:01 pm »
A nova NSS foi quase inteiramente elaborada pelo JD Vance e seus donos, incluindo o Peter Thiel, e reflete mais o futuro de uma Administração Vance que o presente, o que o torna verdadeiramente preocupante. Enquanto alguém que vive nos Estados Unidos, os meus principais pontos são:

1.   A Administração Trump tem disso uma desgraça completa a nível interno (já nem falo a nível externo, que todos conhecemos). Eu vivo num subúrbio de Cleveland, maioritariamente Republicano (votou quase 70% Trump nas últimas eleições) e não preciso que as sondagens me confirmem que o sentimento prevalecente é o de desilusão (estão a receber aquilo em que votaram e estão surpreendidos… a burrice e ingenuidade humanas por vezes aina me conseguem surpreender). Se tudo correr bem, nas midterms de Novembro o Partido Republicano vai levar uma sova das antigas e vai passar a haver oversight no Congresso sobre as políticas mais radicais.

2.   Dito isto, não está fora de causa que em 2028 o Vance ganhe; aliás é uma probabilidade relativamente forte. Se isso acontecer, os piores cenários vão-se concretizar…

3.   Se os Democratas forem inteligentes, deixam-se destas merdas da igualdade de género e políticas woke e escolhem como candidato um homem, de meia idade e  branco; os Estados Unidos não estão preparados para votar numa mulher ou num gay. Votaram uma vez num homem negro e arrependeram-se logo; este país é muito, mas mesmo muito racista. Se isso acontecer, as probabilidades de vencerem em 2028 são bastante grandes. Estas são as boas notícias…

4.   As más notícias são que mesmo que isso aconteça, podem esquecer voltarmos ao estado anterior. O sentimento prevalente nos Estados Unidos é de que a prioridade é a China e a Europa é suficientemente rica para tratar de si própria. Não vai continuar a ser o adversário estratégico que será no caso do Vance ganhar, mas desenganem-se se pensam que vamos voltar ao passado. Quando muito, vão voltar a apoiar materialmente a Ucrânia, em vez de a obrigarem a render-se…

Poderia escrever muito mais, mas não tenho tempo e acho que isto reflete o (triste) essencial…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, Lampuka, Bubas, Pilotasso

*

yuwanko

• Perito
  • **
  • 527
  • Recebeu: 251 vez(es)
  • Enviou: 327 vez(es)
  • +134/-97
« Responder #4149 em: Hoje às 03:07:16 pm »
A nova NSS foi quase inteiramente elaborada pelo JD Vance e seus donos, incluindo o Peter Thiel, e reflete mais o futuro de uma Administração Vance que o presente, o que o torna verdadeiramente preocupante. Enquanto alguém que vive nos Estados Unidos, os meus principais pontos são:

1.   A Administração Trump tem disso uma desgraça completa a nível interno (já nem falo a nível externo, que todos conhecemos). Eu vivo num subúrbio de Cleveland, maioritariamente Republicano (votou quase 70% Trump nas últimas eleições) e não preciso que as sondagens me confirmem que o sentimento prevalecente é o de desilusão (estão a receber aquilo em que votaram e estão surpreendidos… a burrice e ingenuidade humanas por vezes aina me conseguem surpreender). Se tudo correr bem, nas midterms de Novembro o Partido Republicano vai levar uma sova das antigas e vai passar a haver oversight no Congresso sobre as políticas mais radicais.

2.   Dito isto, não está fora de causa que em 2028 o Vance ganhe; aliás é uma probabilidade relativamente forte. Se isso acontecer, os piores cenários vão-se concretizar…

3.   Se os Democratas forem inteligentes, deixam-se destas merdas da igualdade de género e políticas woke e escolhem como candidato um homem, de meia idade e  branco; os Estados Unidos não estão preparados para votar numa mulher ou num gay. Votaram uma vez num homem negro e arrependeram-se logo; este país é muito, mas mesmo muito racista. Se isso acontecer, as probabilidades de vencerem em 2028 são bastante grandes. Estas são as boas notícias…

4.   As más notícias são que mesmo que isso aconteça, podem esquecer voltarmos ao estado anterior. O sentimento prevalente nos Estados Unidos é de que a prioridade é a China e a Europa é suficientemente rica para tratar de si própria. Não vai continuar a ser o adversário estratégico que será no caso do Vance ganhar, mas desenganem-se se pensam que vamos voltar ao passado. Quando muito, vão voltar a apoiar materialmente a Ucrânia, em vez de a obrigarem a render-se…

Poderia escrever muito mais, mas não tenho tempo e acho que isto reflete o (triste) essencial…

Só ganha o JD Vance se os democratas quiserem.
Se apresentarem outra Kamala perdem, se apresentarem alguém minimamente decente ganham. Não sei é se o partido tem condições para fazer essa escolha.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pilotasso

*

Lampuka

• Investigador
  • 1772
  • Recebeu: 773 vez(es)
  • Enviou: 783 vez(es)
  • +440/-2069
« Responder #4150 em: Hoje às 03:24:54 pm »
Se te serve de consolo (sei que não), os de Rhode Island que me são chegados pensam e sentem o mesmo.
As derivas à esquerda,  aí como cá,  potenciaram o cenário que hoje vivemos.
A questão é, perante este banho de realidade e o futuro que se perspectiva, fazer a leitura correta e agir em conformidade.
É o momento das grandes decisões...

Todos aqui sabem a minha opinião e convicções sobre o tema EUA e as suas políticas. 
Mas vou ser sincero,  nunca imaginei que as coisas pudessem evoluir, no sentido que eu temia, tão rapidamente.
Fomos literalmente "encornados" por quem julgávamos de confiança.

A pergunta é simples, continuam a ver no F35 a melhor escolha para Portugal? Não se fixem apenas na parte técnica...

Eu, que até o estava a "engolir" resignado (desde que complementado por outro caça europeu) como forma de manter um equilíbrio diplomático entre Europa e América, neste momento considero impensável a sua aquisição.
E ainda havia por aqui quem se preocupasse com as patetices do Marcelo e os ecos no outro lado...
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas, LightningBolt

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 144 vez(es)
  • Enviou: 1218 vez(es)
  • +63/-83
« Responder #4151 em: Hoje às 03:31:44 pm »

E sinceramente que assim seja. A Europa não precisa de fraldas e de babysitter. Precisa de calças , de fato macaco. E de se defender a ela própria. E de defender os seus interesses acima de tudo.
« Última modificação: Hoje às 07:09:56 pm por LightningBolt »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Red Baron

• Investigador
  • 3176
  • Recebeu: 731 vez(es)
  • Enviou: 394 vez(es)
  • +200/-549
« Responder #4152 em: Hoje às 03:43:34 pm »
Ainda vamos ver forças russas a lutar ao lado dos confederados.

Que a WW3 para variar seja para aqueles lados.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24642
  • Recebeu: 4909 vez(es)
  • Enviou: 3435 vez(es)
  • +3997/-4741
« Responder #4153 em: Hoje às 04:50:26 pm »

Posso citar-te noutro fórum?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

JohnM

• Investigador
  • 1944
  • Recebeu: 1412 vez(es)
  • Enviou: 595 vez(es)
  • +380/-124
« Responder #4154 em: Hoje às 04:52:05 pm »

Posso citar-te noutro fórum?
Claro que podes… que fórum é, por curiosidade?