F-35A Lightning II na FAP

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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3195 em: Junho 27, 2025, 09:39:38 am »
Boas,
Como já tinha avançado aqui, acho que se chegou a conclusão que não vale a pena investir mais nos F-16.
Provavelmente virão entre 16 a 20 Typhoons, que serão stop-gap até a chegada dos F-35A, lá para 2035/2036.
Cps.
Tranche 4 espero.
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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3196 em: Junho 27, 2025, 10:32:09 am »
Poderá ser mais de 15 anos, operando posteriormente as 2 frotas.

É um bocado confuso esse plano. Eu próprio tenho dificuldade em o perceber, para ser franco.

O Eurofighter Typhoon é um excelente caça, que traz mais valências que o atual modelo de F-16 de que dispomos, mas também é extremamente caro de operar. Podemos e devemos aproveitar a experiência e know-how dos nossos aliados europeus que o têm ao serviço, porém como solução provisória até um eventual IOC ou mesmo FOC da frota F-35A, parece-me algo arriscado e mesmo um pouco absurdo. É europeu, uma mais-valia neste caso, no entanto - e a concretizar-se a aquisição - parece-me demasiado para ser meramente uma solução stop-gap. A não ser que se continue com a intenção de, por exemplo, a Esq. 201 operar um meio europeu (neste caso o Typhoon), e a 301 então o F-35A.

Parece é cada vez mais certo que os F-16 vão todos parar à Ucrânia, ficando isso apenas dependente da "bênção" de Washington. Caso assim seja, não deixará de certa forma de ser uma despedida algo inglória do caça que finalmente nos permitiu estar em pé de igualdade com os nossos aliados da restante Aliança Atlântica.
Acho que vamos perceber o plano quando virmos os números de F-35 e o tipo de Typhoon. Se forem células usadas espanholas ou alemãs, então poderá ser uma solução transitória até recebermos F-35 suficientes para IOC da segunda esquadra. Se vierem novos, então vai ser para usar dois modelos por muitos anos e o número de F-35 não deverá passar os 20.

Quanto à transferência para a Ucrânia, permite-me discordar, meu caro. Acho o melhor que lhes podia acontecer, finalmente iriam fazer aquilo para que foram construídos… espero que abatam muitos SU, TU e Mig, e matem tantos soldados russos e destruam tanto material quanto possível. Nada me daria mais prazer que ver uma célula ex-FAP com 5 estrelas russas por baixo do cockpit.
« Última modificação: Junho 27, 2025, 10:34:12 am por JohnM »
 
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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3197 em: Junho 27, 2025, 10:33:29 am »
Boas,
Como já tinha avançado aqui, acho que se chegou a conclusão que não vale a pena investir mais nos F-16.
Provavelmente virão entre 16 a 20 Typhoons, que serão stop-gap até a chegada dos F-35A, lá para 2035/2036.
Cps.
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Se forem os espanhóis são Tranche 1, se a memória não me falha.....
Cumprimentos,
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3198 em: Junho 27, 2025, 10:35:23 am »
Boas,
Como já tinha avançado aqui, acho que se chegou a conclusão que não vale a pena investir mais nos F-16.
Provavelmente virão entre 16 a 20 Typhoons, que serão stop-gap até a chegada dos F-35A, lá para 2035/2036.
Cps.
Tranche 4 espero.

Se forem os espanhóis são Tranche 1, se a memória não me falha.....
Exato. E, nesse caso, seriam apenas solução stop gap…
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3199 em: Junho 27, 2025, 10:39:32 am »
Quanto à transferência para a Ucrânia, permite-me discordar, meu caro. Acho o melhor que lhes podia acontecer, finalmente ir Iran fazer aquilo para que foram construídos… espero que abatam muitos SU, TU e Mig, e matem tantos soldados russos e destruam tanto material quanto possível. Nada me daria mais prazer que ver uma célula ex-FAP com 5 estrelas russas por baixo do cockpit.

 :G-beer2:

Eurofighter Typhoon para "stop-gap" deve sair caro, principalmente pelo processo necessário para os incorporar... para "logo a seguir" começar a receber F-35; se for para ter 2 modelos - um Typhoon usado vai permitir o seu uso durante muito tempo? Tranche 1 permite o seu upgrade?

Estou a ver muita necessidade de orçamento para a sustentação de 2 modelos... e não vejo 3 fragatas "high" (e mais uns submarinos) em lado nenhum.   
« Última modificação: Junho 27, 2025, 10:47:03 am por LM »
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miguelbud

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3200 em: Junho 27, 2025, 10:42:09 am »
Se forem Typhoon tranche 1, os italianos e os ingleses estao a abate-los.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3201 em: Junho 27, 2025, 10:52:37 am »
Ainda alguma cabeça pensadora se lembra dos Gripen C/D.  :mrgreen:

https://www.saab.com/products/gripen-c-series



Saudações  :mrgreen:

P.S. Os Argentinos vão gastar 650 USD milhões em 24 F16, ex Dinamarca actualizados. Quanto custara os Typhoon?

https://www.aereo.jor.br/2025/06/25/argentina-prepara-chegada-dos-primeiros-cacas-f-16/





« Última modificação: Junho 27, 2025, 10:54:57 am por mafets »
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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3202 em: Junho 27, 2025, 10:57:18 am »
Quanto à transferência para a Ucrânia, permite-me discordar, meu caro. Acho o melhor que lhes podia acontecer, finalmente ir Iran fazer aquilo para que foram construídos… espero que abatam muitos SU, TU e Mig, e matem tantos soldados russos e destruam tanto material quanto possível. Nada me daria mais prazer que ver uma célula ex-FAP com 5 estrelas russas por baixo do cockpit.

 :G-beer2:

Eurofighter Typhoon para "stop-gap" deve sair caro, principalmente pelo processo necessário para os incorporar... para "logo a seguir" começar a receber F-35; se for para ter 2 modelos - um Typhoon usado vai permitir o seu uso durante muito tempo? Tranche 1 permite o seu upgrade?

Estou a ver muita necessidade de orçamento para a sustentação de 2 modelos... e não vejo 3 fragatas "high" (e mais uns submarinos) em lado nenhum.
Operar números pequenos de dois modelos distintos é um pesadelo de manutenção e orçamental, especialmente num país como Portugal onde se compram os brinquedos, mas depois deixam-se apodrecer por falta de manutenção… comprar e operar duas frotas distintas não faz sentido nenhum operacional e financeiramente, mas não me admirava que acontecesse por pressão política, para não estarmos 100% dependentes de material americano. Não concordo, a não ser que fosse hipoteticamente, para entráramos no projeto 6a geração, especialmente nos sistemas de apoio, como drones. No entanto, se for essa a opção política, compreendo… mas então, garantam os fundos suficientes para operar as duas aeronaves… agora que prefiro 30 F-35 a 15-20 F-35 e mais 15-20 Typhoon, isso sem dúvida.

Relativamente a qual o avião de 4a geração a escolher, para mim teria sempre que ser o Typhoon. O Gripen não te livra da dependência de material americano e o Rafale não usa sequer o mesmo armamento, financeiramente seria absolutamente desastroso. E esqueçam KAANs e KF-21… será sempre um dos primeiros três, por questões políticas e de interoperabilidade com a NATO.
« Última modificação: Junho 27, 2025, 11:00:22 am por JohnM »
 
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yuwanko

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3203 em: Junho 27, 2025, 11:04:34 am »
Poderá ser mais de 15 anos, operando posteriormente as 2 frotas.

É um bocado confuso esse plano. Eu próprio tenho dificuldade em o perceber, para ser franco.

O Eurofighter Typhoon é um excelente caça, que traz mais valências que o atual modelo de F-16 de que dispomos, mas também é extremamente caro de operar. Podemos e devemos aproveitar a experiência e know-how dos nossos aliados europeus que o têm ao serviço, porém como solução provisória até um eventual IOC ou mesmo FOC da frota F-35A, parece-me algo arriscado e mesmo um pouco absurdo. É europeu, uma mais-valia neste caso, no entanto - e a concretizar-se a aquisição - parece-me demasiado para ser meramente uma solução stop-gap. A não ser que se continue com a intenção de, por exemplo, a Esq. 201 operar um meio europeu (neste caso o Typhoon), e a 301 então o F-35A.

Parece é cada vez mais certo que os F-16 vão todos parar à Ucrânia, ficando isso apenas dependente da "bênção" de Washington. Caso assim seja, não deixará de certa forma de ser uma despedida algo inglória do caça que finalmente nos permitiu estar em pé de igualdade com os nossos aliados da restante Aliança Atlântica.

A ser mesmo assim, não me parece que os Typhoon seja apenas um stop-gap. Provavelmente serão uma evolução dos F16 e que serão operadores por muito mais tempo, a par dos F35.
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3204 em: Junho 27, 2025, 11:07:07 am »
Espero que sejam 35  :G-bigun:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3205 em: Junho 27, 2025, 11:22:49 am »
Boas,
Como já tinha avançado aqui, acho que se chegou a conclusão que não vale a pena investir mais nos F-16.
Provavelmente virão entre 16 a 20 Typhoons, que serão stop-gap até a chegada dos F-35A, lá para 2035/2036.
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Se forem os espanhóis são Tranche 1, se a memória não me falha.....
Exato. E, nesse caso, seriam apenas solução stop gap…
1? O espanhóis penso que têm umas 17 ou 18 células que devem estar mais que batidas, ao menos que sejam a Tranche 2 que existem bem mais.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3206 em: Junho 27, 2025, 11:39:08 am »
Tanto os Eurofighter de tranche 1 como os de trache 2 são caças bastante usados e tecnologicamente ultrapassados. Tenho sérias dúvidas de que representassem uma progressão para a FAP, a não ser que sofressem uma modernização, o que levaria tempo e dinheiro.

Peço desculpa, mas tudo isto não faz sentido, a não ser que haja por aí alguma jogada.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3207 em: Junho 27, 2025, 11:54:31 am »
Tanto os Eurofighter de tranche 1 como os de trache 2 são caças bastante usados e tecnologicamente ultrapassados. Tenho sérias dúvidas de que representassem uma progressão para a FAP, a não ser que sofressem uma modernização, o que levaria tempo e dinheiro.

Peço desculpa, mas tudo isto não faz sentido, a não ser que haja por aí alguma jogada.
Não é jogada nenhuma… se fossem Tranche 1 ou 2 usados, não seriam modernizado, seriam apenas usados como solução transitória para defesa aérea do território e algumas obrigações NATO, tipo BAP.  Ou seja, seria uma evolução lateral relativamente ao F16 e apenas para uns 10 anos, que serviria apenas para retirar estes últimos o mais rapidamente possível e aguentar as coisas até os F-35 atingirem FOC, lá para 2035.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3208 em: Junho 27, 2025, 12:00:10 pm »
Acredito mais em Typhoons da Alemanha e que parte da encomenda seja de novos ou com MLU feito.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3209 em: Junho 27, 2025, 12:05:21 pm »
Se tal coisa acontecer, que pelo menos sejam os Tranche 2 que são bem mais competentes nas missões ar-terra do que os mais básicos Tranche 1.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...