F-35A Lightning II na FAP

  • 3176 Respostas
  • 508213 Visualizações
*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1497
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 452 vez(es)
  • +244/-53
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3165 em: Hoje às 12:38:49 am »
O PM britânico confirma que o Reino Unido vai adquirir pelo menos uma dúzia de F-35 da versão A, devido à capacidade de emprego de armas nucleares.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2025-06-24/uk-will-buy-nuclear-capable-f-35s-in-next-bid-to-woo-trump?utm_medium=email&utm_source=author_alert&utm_term=250624&utm_campaign=author_22898704

Fala-se em 24 nos canais extra oficiais.
A RAF debate-se com crónica falta de aviões....
Cps,
A RAF por norma assume uma taxa de operacionalidade média de cerca de 70%, por isso para ter 12 aviões operacionais num esquadrão, mais 3-4 de treino, precisa de comprar 20-24 aviões… vamos ver quantos compram e se são adicionais ou alternativos aos 26 F-35B que iam (vão?) comprar para formar um terceiro esquadrão para os porta-aviões…
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20883
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8064 vez(es)
  • +8126/-13030
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3166 em: Hoje às 07:25:54 am »
British fighter jets are to carry nuclear warheads for the first time since the Cold War era, after a deal with the US. At a Nato summit in the Hague this week, Keir Starmer, the British Prime Minister, will announce that Britain will buy 12 F-35A fighter planes.

https://www.nzherald.co.nz/world/radical-uncertainty-uk-reintroduces-nuclear-role-for-first-time-since-cold-war/I2SQ7J3ZEZGPDFOO6X546EI3BM/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1191
  • Recebeu: 1022 vez(es)
  • Enviou: 1104 vez(es)
  • +111/-32
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3167 em: Hoje às 09:19:44 am »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

Law of inverse relevance: the less you intend to do about something, the more you have to keep talking about it - YM
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6880
  • Recebeu: 7633 vez(es)
  • Enviou: 5204 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3168 em: Hoje às 09:32:49 am »
Fala-se em 24 nos canais extra oficiais.
A RAF debate-se com crónica falta de aviões....
Cps,

Sejam 12 ou 24, trata-se de uma decisão completamente ridícula. Ao menos que constituíssem metade dos 138 aparelhos ainda programados, mas nem isso se sabe (muito provavelmente não será).

Aliás, o defense procurement britânico das últimas décadas é um caso de estudo e exemplo do que não fazer. Basta citar o caso dos Voyager, por exemplo, incapazes de reabastecerem os C-17, P-8, E-7, RC-135 Rivet Joint e agora F-35A, e que uma fonte do MDN britânico já veio entretanto dizer que dotá-los com a flying boom terá um custo proibitivo. É de loucos.

E sem grandes dúvidas, esta decisão também é reveladora dos problemas que continuam a assolar os SSBN da classe Vanguard.
« Última modificação: Hoje às 10:42:53 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 716
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • Enviou: 1221 vez(es)
  • +287/-1798
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3169 em: Hoje às 11:56:35 am »
Piloto americano de F-35 , que fala tão bem francês que eu, sem sotaque !


Para ver o video em francês é ver-lhe no YouTube diretamente .
« Última modificação: Hoje às 12:00:02 pm por mayo »
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 548
  • Recebeu: 128 vez(es)
  • Enviou: 93 vez(es)
  • +33/-3
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3170 em: Hoje às 01:25:41 pm »
Fala-se em 24 nos canais extra oficiais.
A RAF debate-se com crónica falta de aviões....
Cps,

Sejam 12 ou 24, trata-se de uma decisão completamente ridícula. Ao menos que constituíssem metade dos 138 aparelhos ainda programados, mas nem isso se sabe (muito provavelmente não será).

Aliás, o defense procurement britânico das últimas décadas é um caso de estudo e exemplo do que não fazer. Basta citar o caso dos Voyager, por exemplo, incapazes de reabastecerem os C-17, P-8, E-7, RC-135 Rivet Joint e agora F-35A, e que uma fonte do MDN britânico já veio entretanto dizer que dotá-los com a flying boom terá um custo proibitivo. É de loucos.

E sem grandes dúvidas, esta decisão também é reveladora dos problemas que continuam a assolar os SSBN da classe Vanguard.

Creio que esta decisão é menos um caso de necessidade militar e mais um exemplo bastante claro de "Mark Rutteismo" AKA "lamber os tomates ao tipo laranja"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Vicente de Lisboa, oi661114

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6880
  • Recebeu: 7633 vez(es)
  • Enviou: 5204 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3171 em: Hoje às 01:27:17 pm »
Creio que esta decisão é menos um caso de necessidade militar e mais um exemplo bastante claro de "Mark Rutteismo" AKA "lamber os tomates ao tipo laranja"

Claramente!
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1497
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 452 vez(es)
  • +244/-53
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3172 em: Hoje às 01:48:43 pm »
A RAF nunca aceitou muito bem ter perdido a missão nuclear tática no final dos anos 90. Além disso, o F-35B tem limitações no alcance e aramem to que pode levar internamente, por isso a RAF anda desde o início a tentar comprar As… parece que finalmente conseguiram convencer os políticos.

A RN precisa de três esquadrões ativos e um de reserva (a OCU, ou esquadrão de treino, que seria ativado em caso de emergência)  para os dois PA, e a RAF precisa de substituir dois esquadrões de Typhoon Tranche 1, ou seja, no total, o Reino Unido devia adquirir aviões suficientes para mais três esquadrões, um de Bs para complementar os dois existentes, e dois de As. Isso dá um total de cerca de 70 aeronaves, não sei bem onde eles vão arranjar dinheiro para isso tudo com a economia no estado que está…

Esta história de um adquirir um esquadrão de As em vez de Bs, se não for seguida de mais encomendas, lixa a RN e não é suficiente para a RAF. É o pior dos dois mundos…
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6880
  • Recebeu: 7633 vez(es)
  • Enviou: 5204 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3173 em: Hoje às 02:15:27 pm »
O mais recente press release da RAF ainda consegue dar um cariz mais estapafúrdio a este negócio.

Citar
(...) The F-35A aircraft will be available to fly NATO’s nuclear mission in a crisis, deepening the UK’s contribution to NATO’s nuclear burden-sharing arrangements, and deter those who would do the UK and our Allies harm. It reintroduces a nuclear role for the RAF for the first time since the UK retired its sovereign air-launched nuclear weapons following the end of the Cold War. This complements the UK’s own operationally independent nuclear deterrent, strengthens NATO’s nuclear deterrence, and underlines the UK’s unshakeable commitment to NATO and the principle of collective defence under Article V. (...)

(...) Day-to-day, the F-35As will be used in a training role on 207 Squadron, the Operational Conversion Unit (OCU). As the F-35A carries more fuel than the F-35B variant, it can stay airborne for longer, extending the available training time in each sortie for student pilots. As F-35As also require fewer maintenance hours, there will be increased aircraft availability on the OCU. These factors combined will improve pilot training and reduce the amount of time for pilots to reach the front-line squadrons. (...)

https://www.raf.mod.uk/news/articles/raf-f-35a-marks-a-significant-step-in-delivering-a-more-lethal-integrated-force-and-joining-nato-nuclear-mission/

Missão principal: treino;
Missão Secundária/Part-Time/Crise ou Horas Vagas: dissuasão nuclear.  ::)
« Última modificação: Hoje às 02:27:12 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vicente de Lisboa

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1497
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 452 vez(es)
  • +244/-53
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3174 em: Hoje às 02:30:51 pm »
O mais recente press release da RAF ainda consegue dar um cariz mais estapafúrdio a este negócio.

Citar
(...) The F-35A aircraft will be available to fly NATO’s nuclear mission in a crisis, deepening the UK’s contribution to NATO’s nuclear burden-sharing arrangements, and deter those who would do the UK and our Allies harm. It reintroduces a nuclear role for the RAF for the first time since the UK retired its sovereign air-launched nuclear weapons following the end of the Cold War. This complements the UK’s own operationally independent nuclear deterrent, strengthens NATO’s nuclear deterrence, and underlines the UK’s unshakeable commitment to NATO and the principle of collective defence under Article V. (...)

(...) Day-to-day, the F-35As will be used in a training role on 207 Squadron, the Operational Conversion Unit (OCU). As the F-35A carries more fuel than the F-35B variant, it can stay airborne for longer, extending the available training time in each sortie for student pilots. As F-35As also require fewer maintenance hours, there will be increased aircraft availability on the OCU. These factors combined will improve pilot training and reduce the amount of time for pilots to reach the front-line squadrons. (...)

https://www.raf.mod.uk/news/articles/raf-f-35a-marks-a-significant-step-in-delivering-a-more-lethal-integrated-force-and-joining-nato-nuclear-mission/
Para ter três esquadrões de 12 aviões cada  ativos, são necessários cerca de 12 na OCU, portanto o que eles estão a fazer é passar todo o treino e a missão nuclear para a OCU/esquadrão de reserva, enquanto os B vão equipar os três esquadrões ativos previstos… também devem ter que comprar mais uns 5-6 B se quiserem manter o rácio de 70% dos aviões em esquadrões ativos, já que atualmente só têm 47 células e 3 estão permanente nos States como aviões de teste.
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1085
  • Recebeu: 210 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +74/-34
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3175 em: Hoje às 06:30:44 pm »
O mais recente press release da RAF ainda consegue dar um cariz mais estapafúrdio a este negócio.

Citar
(...) The F-35A aircraft will be available to fly NATO’s nuclear mission in a crisis, deepening the UK’s contribution to NATO’s nuclear burden-sharing arrangements, and deter those who would do the UK and our Allies harm. It reintroduces a nuclear role for the RAF for the first time since the UK retired its sovereign air-launched nuclear weapons following the end of the Cold War. This complements the UK’s own operationally independent nuclear deterrent, strengthens NATO’s nuclear deterrence, and underlines the UK’s unshakeable commitment to NATO and the principle of collective defence under Article V. (...)

(...) Day-to-day, the F-35As will be used in a training role on 207 Squadron, the Operational Conversion Unit (OCU). As the F-35A carries more fuel than the F-35B variant, it can stay airborne for longer, extending the available training time in each sortie for student pilots. As F-35As also require fewer maintenance hours, there will be increased aircraft availability on the OCU. These factors combined will improve pilot training and reduce the amount of time for pilots to reach the front-line squadrons. (...)

https://www.raf.mod.uk/news/articles/raf-f-35a-marks-a-significant-step-in-delivering-a-more-lethal-integrated-force-and-joining-nato-nuclear-mission/

Missão principal: treino;
Missão Secundária/Part-Time/Crise ou Horas Vagas: dissuasão nuclear.  ::)

Nesta economia de 2025 todos precisam de um side-hustle
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1497
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 452 vez(es)
  • +244/-53
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3176 em: Hoje às 09:22:24 pm »
Segundo o TWZ, o que vai acontecer é que a próxima encomenda que tem vindo a ser negociada com a LM seja repartida por 12 A e 14-15B.

https://www.twz.com/air/royal-air-force-goes-nuclear-with-f-35a

A ser verdade, dá para um OCU com 8-9 A (que também farão alerta nuclear) e 5-6 B, mais três esquadrões operacionais com 12 B cada…