Quantos AIM-120 existem no inventário da FAP, alguém tem vaga ideia?
Essa é a pergunta para 1 milhão de euros. 
Ao longo dos 20 anos de existência do AIM-120 na FAP já circularam muitos números a nível oficioso, de uma dúzia a duas dezenas sensivelmente, e ainda hoje se está para saber se pertencem todos exclusivamente à versão C-5 ou se temos alguns C-7. Arriscaria entre 2 a 3 dezenas de AMRAAM, se tanto.
Vamos assumir por um momento que são 40, só porque sim.
A FAP tem 28 F-16 no seu inventário. 1,4 AIM-120 por caça.

Como muito provavelmente a quantidade de AMRAAM é menor que 40, a média deverá estar muito perto de uma unidade de AIM-120 disponível por aeronave.
Bem sei que sou apenas um civil que tem muito entusiasmo pelo tema e relativamente poucos conhecimentos, mas parece-me que há uma ENORME falta de capacidade BVR na nossa frota de F-16.
Corrijam-me se estiver enganado, mas diria que o mínimo olímpico de BVR loadout para missão de supremacia aérea (a principal responsabilidade da FAP) serão 2 AIM-120.
Já vi loadouts de 4 e até 6 AMRAAM montados em triple pylons. Há ainda a questão de stock adicional como reserva.
Bem sei que os caças não andam todos em missão ao mesmo tempo, mas temos que estar minimamente preparados para o pior cenário. Menos de 60 AIM-120 é inaceitável. Idealmente umas dezenas a mais.