F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2820 em: Maio 03, 2025, 08:30:32 am »
Bom dia,
Logo deixo aqui algumas das "coisas " do Block 4.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2821 em: Maio 03, 2025, 10:22:04 am »

       Wow.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2822 em: Maio 03, 2025, 10:56:03 am »
Voltando aos F-35, aquilo que eu quero ver na proposta, além do valor e quantidade de aeronaves, é que armamento pode vir incluído no pacote. Um pacote que incluísse por exemplo 100 AIM-9X, 100 AMRAAM e várias munições ar-superfície, tornaria o negócio muito mais apetecível.

Fundamental, a meu ver.
A compra adequada de munição sempre foi um pesadelo neste país. Se não aproveitarmos para fazer um negócio que englobe munição "como deve ser" tanto em quantidade como em qualidade, será muito mais difícil assinar um contrato separado de aquisição de munição.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2823 em: Maio 03, 2025, 11:38:37 am »
Fundamental, a meu ver.
A compra adequada de munição sempre foi um pesadelo neste país.

Eu diria acima de tudo munição mais especializada, e por conseguinte mais cara. Normalmente é essa que o nosso país costuma comprar em quantidades irrisórias, como é o caso dos 18 AIM-9X Block II por 21 milhões de euros ou dos 16 ESSM Block 2 por 19,5 milhões de euros.

Porque munição mais barata até temos em quantidades consideráveis, por exemplo bombas Mk.82 de 500lbs e JDAM de 2000lbs, ao ponto de até termos cedido algumas dezenas destas últimas aos nossos aliados nos anos mais recentes.
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2824 em: Maio 03, 2025, 11:46:28 am »




« Última modificação: Maio 03, 2025, 11:47:06 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2825 em: Maio 03, 2025, 12:24:53 pm »
Fundamental, a meu ver.
A compra adequada de munição sempre foi um pesadelo neste país.
Eu diria acima de tudo munição mais especializada, e por conseguinte mais cara. Normalmente é essa que o nosso país costuma comprar em quantidades irrisórias, como é o caso dos 18 AIM-9X Block II por 21 milhões de euros ou dos 16 ESSM Block 2 por 19,5 milhões de euros.

A propósito dos Sidewinder...
Quantos AIM-120 existem no inventário da FAP, alguém tem vaga ideia?
Capacidade BVR é fundamental para qualquer FA que se preze e não me parece que tenhamos números suficientes de AMRAAM para tal. Há ainda a questão da versão que temos em stock, que suspeito serem tudo menos (minimamente) recentes.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2826 em: Maio 03, 2025, 12:26:17 pm »
Fundamental, a meu ver.
A compra adequada de munição sempre foi um pesadelo neste país.

Eu diria acima de tudo munição mais especializada, e por conseguinte mais cara. Normalmente é essa que o nosso país costuma comprar em quantidades irrisórias, como é o caso dos 18 AIM-9X Block II por 21 milhões de euros ou dos 16 ESSM Block 2 por 19,5 milhões de euros.

Porque munição mais barata até temos em quantidades consideráveis, por exemplo bombas Mk.82 de 500lbs e JDAM de 2000lbs, ao ponto de até termos cedido algumas dezenas destas últimas aos nossos aliados nos anos mais recentes.
E nem AIM-9X ou ESSM são munições particularmente caras hoje em dia ::)
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2827 em: Maio 03, 2025, 12:41:21 pm »
Quantos AIM-120 existem no inventário da FAP, alguém tem vaga ideia?

Essa é a pergunta para 1 milhão de euros. :mrgreen:

Ao longo dos 20 anos de existência do AIM-120 na FAP já circularam muitos números a nível oficioso, de uma dúzia a duas dezenas sensivelmente, e ainda hoje se está para saber se pertencem todos exclusivamente à versão C-5 ou se temos alguns C-7. Arriscaria entre 2 a 3 dezenas de AMRAAM, se tanto.


E nem AIM-9X ou ESSM são munições particularmente caras hoje em dia ::)

Claro que não são, mas para os sucessivos executivos que pouco investiram em Defesa, o seu valor devia assemelhar-se ao da platina. Só assim se explica as quantidades ridículas de munições modernas e/ou inteligentes que temos ao dispor. ::)
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2828 em: Maio 03, 2025, 01:05:27 pm »
Quantos AIM-120 existem no inventário da FAP, alguém tem vaga ideia?

Essa é a pergunta para 1 milhão de euros. :mrgreen:

Ao longo dos 20 anos de existência do AIM-120 na FAP já circularam muitos números a nível oficioso, de uma dúzia a duas dezenas sensivelmente, e ainda hoje se está para saber se pertencem todos exclusivamente à versão C-5 ou se temos alguns C-7. Arriscaria entre 2 a 3 dezenas de AMRAAM, se tanto.

Vamos assumir por um momento que são 40, só porque sim.
A FAP tem 28 F-16 no seu inventário. 1,4 AIM-120 por caça.  ::)
Como muito provavelmente a quantidade de AMRAAM é menor que 40, a média deverá estar muito perto de uma unidade de AIM-120 disponível por aeronave.

Bem sei que sou apenas um civil que tem muito entusiasmo pelo tema e relativamente poucos conhecimentos, mas parece-me que há uma ENORME falta de capacidade BVR na nossa frota de F-16.
Corrijam-me se estiver enganado, mas diria que o mínimo olímpico de BVR loadout para missão de supremacia aérea (a principal responsabilidade da FAP) serão 2 AIM-120. Já vi loadouts de 4 e até 6 AMRAAM montados em triple pylons.
Há ainda a questão de stock adicional como reserva.

Bem sei que os caças não andam todos em missão ao mesmo tempo, mas temos que estar minimamente preparados para o pior cenário. Menos de 60 AIM-120 é inaceitável. Idealmente umas dezenas a mais.
« Última modificação: Maio 03, 2025, 01:07:31 pm por Mentat »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2829 em: Maio 03, 2025, 01:17:05 pm »
Corrijam-me se estiver enganado, mas diria que o mínimo olímpico de BVR loadout para missão de supremacia aérea (a principal responsabilidade da FAP) serão 2 AIM-120. Já vi loadouts de 4 e até 6 AMRAAM montados em triple pylons.

Dois AIM-120C-5 montados nas estações das pontas das asas (1 e 9), mas apenas fora de portas. A parelha de alerta em Portugal apenas usa 2 AIM-9L + o canhão M61 de 20mm (e 2 tanques de combustível + o pod Litening G4).

Sim, já viste 6 AIM-120B/C carregados num F-16 nacional (neste caso CATM-120 inertes), aquando das participações no antigo FWIT (Fighter Weapons Instructor Training).

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2830 em: Maio 03, 2025, 01:29:58 pm »
A parelha de alerta em Portugal apenas usa 2 AIM-9L + o canhão M61 de 20mm (e 2 tanques de combustível + o pod Litening G4).

:o  :o
A nossa parelha de alerta, se for ativada, voa apenas com o equivalente aéreo de uma caçadeira de canos serrados...
A ignorância é realmente uma bênção.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2831 em: Maio 03, 2025, 01:44:58 pm »
É relativamente normal QRA estarem armadas apenas com AIM-9

Faz-se o mesmo nos outros países

E para a missão deles nem é necessário AMRAAM
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2832 em: Maio 03, 2025, 02:00:36 pm »
É relativamente normal QRA estarem armadas apenas com AIM-9

Faz-se o mesmo nos outros países

E para a missão deles nem é necessário AMRAAM


Não colocando em causa a informação (que agradeço), nunca na vida teria pensado que tal é prática comum.
É o que dá eu ser um civil. Não consigo conceber um caça em missão de superioridade aérea não sair com mísseis ar-ar BVR.
« Última modificação: Maio 03, 2025, 02:02:08 pm por Mentat »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2833 em: Maio 03, 2025, 02:04:30 pm »
O problema é que as RoE das missões de QRA exigem sempre identificação visual.

Nestas condições, misséis BVR são tão úteis como duas LGB.

Em tempo de paz, claro.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2834 em: Maio 03, 2025, 03:11:58 pm »
O problema é que as RoE das missões de QRA exigem sempre identificação visual.

Nestas condições, misséis BVR são tão úteis como duas LGB.

Em tempo de paz, claro.

Sim, é verdade. Todavia, também muda muito de país para país.

Por exemplo, se os nossos caças de alerta "apenas" descolam com Sidewinders, os F-16 MLU da Bélgica, Dinamarca (e anteriormente Noruega e Países Baixos) carrega(va)m quase sempre igualmente 2 AIM-120B/C para o que der e vier, juntamente com 2 AIM-9M ou X. E operam dentro do congestionado e problemático espaço aéreo da Europa Central, onde a necessidade de identificação visual é ainda maior.

A configuração dos F-16M QRA romenos é em tudo semelhante (2 AIM-120C + AIM-9M-9/X), pelo que me parece também que dependerá muito da doutrina operacional adotada por cada nação. Outro exemplo: é normal os Typhoon de alerta da RAF descolarem com 4 AIM-120 ou Meteor + 4 ASRAAM, enquanto que os da Luftwaffe levam somente um par de IRIS-T (e claro, em todos os casos com o canhão como arma de reserva).
Saudações Aeronáuticas,
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