F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2835 em: Maio 03, 2025, 03:21:29 pm »
A razão segundo li, é essencialmente que cada voo com os mísseis (reais) reduz a sua validade. Isto será particularmente grave, se um país só tiver 2 dezenas de mísseis disponíveis, ou seja, usarias os mesmos mísseis com muito mais frequência, ao contrário do que acontece para quem possui 200 mísseis.

Provavelmente se o QRA tiver que responder a uma ameaça que justifique mísseis BVR, provavelmente serão instalados antes de saírem.

Eu diria acima de tudo munição mais especializada, e por conseguinte mais cara. Normalmente é essa que o nosso país costuma comprar em quantidades irrisórias, como é o caso dos 18 AIM-9X Block II por 21 milhões de euros ou dos 16 ESSM Block 2 por 19,5 milhões de euros.

Porque munição mais barata até temos em quantidades consideráveis, por exemplo bombas Mk.82 de 500lbs e JDAM de 2000lbs, ao ponto de até termos cedido algumas dezenas destas últimas aos nossos aliados nos anos mais recentes.

Certas munição mais especializadas, nem precisariam de ser adquiridas em quantidades astronómicas. Por exemplo mísseis de cruzeiro, se tivéssemos 30-40 já era um luxo. Por outro lado, o mínimo de AIM-9X deveria rondar as 100 unidades, tal como dos AMRAAM.

Corrijam-me se estiver enganado, mas diria que o mínimo olímpico de BVR loadout para missão de supremacia aérea (a principal responsabilidade da FAP) serão 2 AIM-120. Já vi loadouts de 4 e até 6 AMRAAM montados em triple pylons.
Há ainda a questão de stock adicional como reserva.

A configuração com 2 AMRAAM, é a básica para todas as missões em cenários de conflito, juntamente com 2 mísseis WVR. A excepção à regra é se a missão não incluir qualquer tipo de ameaça aérea, nomeadamente contra-terrorismo, onde os aviões podem ir sem mísseis BVR.

Missão ar-superficie: 2 AIM-120, 2 AIM-9X + 2/4* munições especializadas para a missão (bombas guiadas, mísseis anti-navio, mísseis de cruzeiro, etc).

*2/4 consoante o número de depósitos necessários e consoante o tipo de munição. Por exemplo um F-16 pode receber calhas para 4 SDB/StormBreaker num único pylon.

Missão ar-ar: 2 AIM-9X e 4 AIM-120, podendo em alguns casos andar com 5 AIM-120 e apenas 1 AIM-9X, ou até mesmo com 6 AMRAAM. A versão V pode em princípio ter a calhar tripla, o que permite números entre 8-10 AIM-120.

Hoje em dia tens a missão C-UAS. Que pode incluir algo como 4 AIM-9L ou outro míssil equivalente, e 2-4 pods de APKWS-II (em missões de defesa do território nacional onde não haja ameaça de outras aeronaves), ou pode incluir a configuração genérica de 2 AIM-120, 2 AIM-9X e os mesmos pods de APKWS-II.

Para chegar aos números de munições necessárias, vai depender muito da ambição e que outros meios existirão para desempenhar a mesma função.
 
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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2836 em: Maio 03, 2025, 03:28:22 pm »
E só para terminar por agora: caso o próximo caça venha a ser de facto o F-35A, devíamos apostar desde logo no sistema "Sidekick" para permitir montar internamente 6 AIM-120, e igualmente na integração do MBDA Meteor, tal como irá fazer a Força Aérea Italiana nos seus Alpha. E, claro, no JSM ou LRASM (tendo o JSM vantagem, na minha opinião, por poder ser carregado dentro do porão de armas).

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2837 em: Maio 03, 2025, 03:38:34 pm »
E só para terminar por agora: caso o próximo caça venha a ser de facto o F-35A, devíamos apostar desde logo no sistema "Sidekick"

Não basta querermos F-35 block IV, também queremos que traga o novo sistema de armazenamento interno?
O que vamos pedir a seguir? 24 F-35 block IV com 200 AIM-9 X, 100 AIM-120 D, 50 JSM e umas centenas de bombas (mais ou menos) "burras"?
 :mrgreen:

Haja denodo, senhores. Haja denodo.
A malta nunca perde esperança, mesmo que por (demasiadas) vezes o cenário esteja bastante negro.
« Última modificação: Maio 03, 2025, 03:43:01 pm por Mentat »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2838 em: Maio 03, 2025, 03:53:41 pm »
E só para terminar por agora: caso o próximo caça venha a ser de facto o F-35A, devíamos apostar desde logo no sistema "Sidekick"

Não basta querermos F-35 block IV, também queremos que traga o novo sistema de armazenamento interno?
O que vamos pedir a seguir? 24 F-35 block IV com 200 AIM-9 X, 100 AIM-120 D, 50 JSM e umas centenas de bombas (mais ou menos) "burras"?
 :mrgreen:

Haja denodo, senhores. Haja denodo.
A malta nunca perde esperança, mesmo que por (demasiadas) vezes o cenário esteja bastante negro.

Negativo, pedimos 14 F-35 block IV com AIM-9X e Meteor.
« Última modificação: Maio 03, 2025, 05:45:57 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2839 em: Maio 03, 2025, 03:57:59 pm »
E só para terminar por agora: caso o próximo caça venha a ser de facto o F-35A, devíamos apostar desde logo no sistema "Sidekick" para permitir montar internamente 6 AIM-120, e igualmente na integração do MBDA Meteor, tal como irá fazer a Força Aérea Italiana nos seus Alpha. E, claro, no JSM ou LRASM (tendo o JSM vantagem, na minha opinião, por poder ser carregado dentro do porão de armas).

Tenho ideia de Block IV já vir de fábrica com o sidekick

E em vez de JSM ou LRASM que venham os dois  :mrgreen:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2840 em: Maio 03, 2025, 05:12:34 pm »
Tenho ideia de Block IV já vir de fábrica com o sidekick

E em vez de JSM ou LRASM que venham os dois  :mrgreen:

Yeap, tens razão. A peça no link em baixo detalha muito bem o que virá com o Block 4. ;)

https://armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/focus-lockheed-martin-prepares-first-block-4-software-updates-to-increase-the-f-35s-combat-capabilities


E o JPO já começou a elaborar a lista de modernizações e/ou atualizações que constarão nos futuros Block 5 e 6.

https://www.airandspaceforces.com/first-f-35-block-4-updates-block-5/
« Última modificação: Maio 03, 2025, 05:14:28 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2841 em: Maio 03, 2025, 06:48:30 pm »
E em vez de JSM ou LRASM que venham os dois  :mrgreen:

Isso era bom demais para ser verdade, e seria o mais acertado. :mrgreen:

A melhor chance que temos para receber o LRASM, é a LM incluir o míssil no pacote do F-35, juntamente com JASSM-ER. Neste caso a dupla LRASM/JASSM-ER faz bastante sentido tanto a nível logístico como por ser do mesmo fabricante que o avião.

O JSM, além de poder ser carregado internamente no F-35, é também um míssil muito mais leve, permitindo que fosse instalado por aeronaves mais pequenas e/ou com payload mais reduzido (EuroDrone, C-295 VIMAR/MPA).

O ideal seria de facto ter ambos.
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2843 em: Maio 03, 2025, 09:27:31 pm »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2844 em: Maio 03, 2025, 10:41:43 pm »






Lindão!🥰😍🤩

Vais ser nosso quer o Saab queira ou não!  :mrgreen:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2845 em: Maio 03, 2025, 11:00:13 pm »
"Según concretó, podría optimizarse el Lightning II, que no olvidemos ya está avanzando en un proceso de mejoras que se convierten en versiones concretas o tranches, la adopción de algunas actualizaciones permitiría llevarlo a una versión de 5ª generación Plus que podría ofrecer el 80% de las prestaciones de un modelo de 6ª generación a la mitad del coste de este último."

"De acordo com o que foi especificado, o Lightning II poderia ser otimizado, o que não podemos esquecer que já está a avançar num processo de melhorias que se transformam em versões ou tranches específicas, a adoção de algumas atualizações permitiria levá-lo a uma versão Plus de 5ª geração que poderia oferecer 80% das características de um modelo de 6ª geração por metade do custo deste último."

Deveras interessante. 👍