Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 2014 Respostas
  • 301192 Visualizações
*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 1099
  • Recebeu: 517 vez(es)
  • Enviou: 2852 vez(es)
  • +1355/-297
Re: CAS
« Responder #1830 em: Dezembro 16, 2024, 04:07:54 pm »
É o chamado faz tudo e não faz nada  ;D
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: CAS
« Responder #1831 em: Dezembro 16, 2024, 07:12:40 pm »
João Pereira
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6486/-1393
Re: CAS
« Responder #1832 em: Dezembro 16, 2024, 07:37:42 pm »
A aeronave brasileira conhecida como Tucano, é desde o inicio uma aeronave para treino avançado. Desde a primeira venda e desde a primeira tentativa de vender o avião internacionalmente (creio que o primeiro concurso internacional foi no Egito) ...

Durante a guerra fria, aeronaves para apoio às operações em terra, não estou a ver muitos reconhecidamente eficazes, para lá dos super conhecidos A-10 americano e o Su-25 soviético.

Os dois eram jatos.
O A-10 concebido de raiz para ser potente e resistir a uma grande quantidade de dano, quer se fosse atacado por mísseis terra-ar quer fosse atacado por artilharia anti-aérea.
O Sukhoi Su-25 não era tão resistente quanto o avião americano. Muitos foram perdidos no Afeganistão, forçando os russos a desenvolver uma versão mais blindada e capaz de aguentar fogo anti-aéreo e mesmo a resistir a mísseis terra-ar.

Depois do fim da guerra fria, sem grandes guerras e em que os principais inimigos eram forças irregulares, terroristas escondidos nas montanhas ou nas matas, este tipo de função passou a ser desempenhado por aeronaves mais ligeiras.

Há muitos casos de aeronaves ligeiras que receberam adaptações para poderem desempenhar funções de contra insurgência ou COIN.
Eu não separaria completamente a aquisição so Tucano, da participação portuguesa em forças internacionais como a da Rep.Centro Africana...

Problema

As negociações para a compra do Super Tucano, não começaram hoje. A verdade é que estamos metidos com a Embraer quer queiramos quer não, e foi a única empresa aeronáutica que se mostrou interessada em fazer os investimentos que fez.
Não há volta a dar ao problema, é a realidade que temos e sempre que a Embraer tiver um produto que nós precisemos, terá sempre a vantagem de ser uma aeronave com mais percentagem de incorporação portuguesa que qualquer outro.

Do meu ponto de vista no entanto, a guerra na Ucrânia veio alterar muito, mas mesmo muito do que se considerava ser doutrina normal.
No campo de batalha ucraniano, não há lugar para aviões de apoio aéreo aproximado, nem muito menos para helicópteros.

Os Su-25 cairam aos magotes, de um lado e do outro, e são aviões reforçados, supostamente capazes de resistir a muito mau trato.
O único apoio aéreo digno de nota, não é aproximado, existe utilizando aviões que lançam bombas guiadas FAB, a mais de 50km de distância.

O apoio aéreo próximo, é neste momento de um lado e do outro, dado com drones de vários tipos.

A função do Super Tucano, será representativa (para enviar aviões para ficarem bonitinhos em alguma base ou meeting internacional) e essencialmente de treino.

No dia em que tentarmos utilizar esse tipo de avião para operações de combate, vai acontecer o que aconteceu na Guiné.
Já temos experiência nestas coisas, mas parece que a experiência já se foi toda, na brisa do tempo ...


.
« Última modificação: Dezembro 16, 2024, 07:39:00 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 871
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 545 vez(es)
  • +63/-6
Re: CAS
« Responder #1833 em: Dezembro 16, 2024, 07:38:06 pm »
Comprado...
https://x.com/embraer/status/1868735068057092358?t=8-lZIFHZCGM9f9ChnVxfYw&s=19

Portanto, não há datas de entrega nem muitos mais detalhes do negócio, mas acho curioso todas as descrições começarem com a seguinte descrição:

Citar
Treinamento Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

Treino em primeiro lugar? 😅
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1861
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1072/-1857
Re: CAS
« Responder #1834 em: Dezembro 16, 2024, 08:00:23 pm »
Comprado...
https://x.com/embraer/status/1868735068057092358?t=8-lZIFHZCGM9f9ChnVxfYw&s=19

Portanto, não há datas de entrega nem muitos mais detalhes do negócio, mas acho curioso todas as descrições começarem com a seguinte descrição:

Citar
Treinamento Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

Treino em primeiro lugar? 😅


Duuuhhhh ::)
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: CAS
« Responder #1835 em: Dezembro 16, 2024, 08:23:32 pm »
Na guerra da Ucrânia têm havido algumas imagens da "caça aos drones" ser feita por aviões ligeiros do lado ucraniano e helicópteros pelo lado russo.
Não faltam relatos de drones de superfície a serem atacados pelos russos no mar negro com helicópteros e também se falou dos ucranianos tentarem abater os Shahed com "avionetas".
João Pereira
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 954
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 711 vez(es)
  • +10783/-1489
Re: CAS
« Responder #1836 em: Dezembro 16, 2024, 08:25:46 pm »
 Para quê que a FAP precisa duma merda destas? De um caça ligeiro de ataque ao solo? Fdx! Está tudo doido. Esta merda fede a esquema a kms.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, sivispacem, PTWolf

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1712
  • Recebeu: 687 vez(es)
  • Enviou: 2611 vez(es)
  • +903/-149
Re: CAS
« Responder #1837 em: Dezembro 16, 2024, 08:30:46 pm »
Para quê que a FAP precisa duma merda destas? De um caça ligeiro de ataque ao solo? Fdx! Está tudo doido. Esta merda fede a esquema a kms.
Agora a desculpa é abater drones.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5151
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1653 vez(es)
  • +8548/-4172
Re: CAS
« Responder #1838 em: Dezembro 16, 2024, 08:43:58 pm »
Os israelitas abateram os drones com F-35 e F-15, aqui no burgo...Tucanos  :mrgreen:
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1416
  • Recebeu: 794 vez(es)
  • Enviou: 803 vez(es)
  • +432/-488
Re: CAS
« Responder #1839 em: Dezembro 16, 2024, 08:45:42 pm »
Para quê que a FAP precisa duma merda destas? De um caça ligeiro de ataque ao solo? Fdx! Está tudo doido. Esta merda fede a esquema a kms.
Agora a desculpa é abater drones.
[/quote

Segundo os seus apoiantes, não deve haver muito que essas avionetas não consigam fazer - desde CAS, treino avançado, ISR, combate a tráfico de droga, luta contra avionetas ligeiras que invadem o nosso espaço 1x cada 10 anos, etc, etc.

Na realidade só não devem conseguir fazer transporte de carga geral porque isso poderia afectar as vendas do KC....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1416
  • Recebeu: 794 vez(es)
  • Enviou: 803 vez(es)
  • +432/-488
Re: CAS
« Responder #1840 em: Dezembro 16, 2024, 08:47:02 pm »
Os israelitas abateram os drones com F-35 e F-15, aqui no burgo...Tucanos  :mrgreen:

É apresentar já amanhã uma proposta de venda dos ST aos israelitas, carago!!!

De bónus até enviamos aquele adiantado mental que por aqui pára.....  :mrgreen:
Cumprimentos,
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: CAS
« Responder #1841 em: Dezembro 16, 2024, 08:47:55 pm »
Aqui não há culpas nem desculpas,  não vale a pena é ser carneiro...
São "factos" que eventualmente justificarão algumas utilidades para além do treino e CAS.
Aliás,  houvesse legislação adequada (leia-se tomates) e também poderiam intervir no combate diário ao narcotráfico a sul... mas preferimos continuar com as palhaçadas das corridas de voadoras entre as autoridades e os traficantes. Mas isso são outras guerras...
Certo é que brevemente existirá mais um meio novo e moderno ao dispor das FA's.
Volto a repetir,  importante também seria estabilizarmos os meios humanos necessários bem como as condições em que estes vivem e trabalham. Bem como dotar as FA's das verbas necessárias a operar sem restrições/limitações.
Só assim poderemos ser minimamente cativadores, caso contrário voltamos aos meios parqueados.
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: CAS
« Responder #1842 em: Dezembro 16, 2024, 08:52:47 pm »
Citar
luta contra avionetas ligeiras que invadem o nosso espaço 1x cada 10 anos,...
Se fossemos por aí,  quais os meios que se justificavam?

Hoje está a ser um dia difícil para alguns... tomem RENNIE 🤣🤣🤣

Tucanitos, reabastecedores... azia do crl...
Sai-vos tudo ao contrário.

P.S. Já me esquecia do Kacete e da Bimby. 🤣🤣🤣
« Última modificação: Dezembro 16, 2024, 08:55:14 pm por Lampuka »
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: CAS
« Responder #1843 em: Dezembro 16, 2024, 09:08:43 pm »
João Pereira
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 954
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 711 vez(es)
  • +10783/-1489
Re: CAS
« Responder #1844 em: Dezembro 16, 2024, 09:19:33 pm »
Para quê que a FAP precisa duma merda destas? De um caça ligeiro de ataque ao solo? Fdx! Está tudo doido. Esta merda fede a esquema a kms.
Agora a desculpa é abater drones.

Pois eles inventam as desculpas mais esfarrapadas para tentar justificar estas decisões que nenhuma pessoa com o minimo de bom senso, compreenderá. Até já ouvi um papalvo a dizer que eram úteis para perseguir lanchas rápidas e avionetas de narcotraficantes.
Um país com um orçamento magro e que nada investe equipamento de defesa, com umas forças armadas indigentes e igualmente com enormes lacunas operacionais. Vai estourar 200 milhões numa aeronave inútil para a nossa realidade e que nenhum país ocidental ou da NATO comprou ou quer comprar. E que é igualmente uma compra meramente política.

Mas alguém tem dúvidas se o Super Tucano fosse da Pilatus ou Beechcraft, este negócio era feito? Tem graça, quando é para adquirir helicópteros, têm de ser recauchutados da sucata com células com quase 40 anos, porque não há dinheiro. Com dizem alguns papagaios por aqui. Quando é Embraer, deixa de haver quaisquer "constrangimentos financeiros" e aparece logo o pilim. Porque será?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, PTWolf