Lê outra vez o post. Estava a ser irónico. Não se consegue nem metade dessa lista com 180M€.
É como comprares uma station wagon para levar os filhos à escola e carregares umas coisas na mala e vem um pseudo entendido dizer-te que se é assim devias ter comprado um Smart e uma carrinha de caixa aberta. Não interessa que o dinheiro da SW não chegue para os outros dois.
Excepto que em lado nenhum foi dito que 180M pagavam X + Y + Z. Até porque os helis de evacuação têm o seu orçamento próprio (caso não saibas) e peca por ser curto face às necessidades, a necessidade de uma aeronave de treino a jacto, a se confirmar, ocorrerá mais tarde e obrigará a um programa à parte, e a necessidade de UCAVs é real, independentemente das Tucanices.
A tua ironia, ou argumento, só funcionava se o ST conseguisse substituir tudo. Como não consegue, o investimento não pode ser visto como uma alternativa aos 3 tipos de meios mencionados, mas sim como algo adicional.
Entretanto, se querias "ironizar", usavas era algo que realmente tivesse sido dito:
-reduzir a encomenda dos ST para apenas 8, sem missão CAS e pegar no dinheiro que se poupa, e investir nos helicópteros de evacuação, duplicando a sua verba.
Ou mediante uma clarificação acerca do interesse do EP em helicópteros, e se se confirmar que o programa do EP e da FAP são distintos:
-convergir estas duas verbas, juntar a verba poupada dos ST (da redução para

, e obter uma frota considerável de helicópteros de um só modelo, que contribuem para uma catrefada de missões, em África (incluindo CAS), no Atlântico, no continente e ilhas e na Europa.
Pegando na analogia de carros, tens um marido e mulher, ele tem uma carrinha em segunda-mão (UH-60 usados), ela precisa de um carro pequeno porque trabalha na cidade (aeronave a hélice de treino):
-opção 1: ela compra um carro citadino novo, relativamente simples e barato "que cumpre" (ST ou PC-21 ou outro sem missão CAS), e sobra dinheiro para substituir as pastilhas dos travões, pneus e ainda acrescentar um GPS na carrinha do marido;
-opção 2: ela compra um SUV citadino, maior, mais caro e com capacidade todo-terreno "porque sim" (ST em maior nº para CAS), e não sobra dinheiro para tratar da carrinha do marido.
Os TA-50, os UCAVs, e por aí fora, é se quiserem debater uma estratégia de defesa a sério. É algo obviamente mais dispendioso, mas também é algo que visava tornar a FAP uma Força Aérea muito mais capaz e preparada para missões de baixa, média e alta intensidade, e não apenas de baixa.