Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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dc

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Re: CAS
« Responder #1245 em: Junho 27, 2024, 03:10:47 pm »
A questão é mesmo essa são meios que foram "comprados"/existem (AJ) e até agora nunca foram destacados ou estão longe de cumprir a  totalidade da sua missão (ok, excepto os koalas)

Os AJ quando ainda estavam na 301 nunca foram destacados, porque nunca houve a necessidade (não decorriam conflitos de alta intensidade), e estavam obsoletos para combater ameaças assimétricas (por não utilizarem armamento guiado). Enquanto aeronaves da Esquadra 103, ainda menos, pois a quantidade de aeronaves permitia cada vez menos tais aventuras, como a sua missão passou a ser apenas treino.

Os Merlin são 8 "civis" e 4 "militares", dados os problemas com as frotas, e a exigência da SAR, os 4 militares limitam-se primariamente a missões civis.

Os Koala são totalmente civis, e a aquisição, à semelhança do que era suposto ser uma aquisição de uma aeronave "stop gap" para a 103, vieram com o intuito de treino e pouco mais. Ou seja, o programa era suposto ser barato, e foi barato, não se comprou uma quantidade excessiva (até se comprou abaixo do necessário), nem se inventaram missões para a aeronave, nem andaram a certificar pilotos da dita aeronave para missões hipotéticas que nunca vão realizar.

Se a compra dos ST devia ser mais ou menos semelhante à dos Koala (quantidade qb, barato, sem excessos nem invenções), optam por fazer o oposto, comprando uma quantidade superior ao necessário, com um custo superior ao aceitável, e à pala de uma suposta função CAS, que obriga a que se gastem milhões a treinar/certificar pilotos para missões de combate nesta aeronave (centenas ou milhares de h/voo), além dos milhões em equipamento e armamento guiado para permitir a utilização desta aeronave em combate.

Podem muito bem tirar o critério "CAS em África" da lista, e reduzir a quantidade para 8 aeronaves, e ficamos bem. A poupança aqui (de no mínimo 50 milhões), permitia reforçar a verba para os helicópteros de evacuação.

Por acaso até acho que o pensamento será mesmo este. Não esquecer que também ficaremos com 35% de toda a manutenção dos ST de África e do Médio Oriente.

Este tópico é interessante porque tem 1 ano e nesse ano houve no máximo 3 ou 4 momentos para falar sobre ele e no entanto é dos tópicos mais ativos do fórum. Quantas vezes e por quantas maneiras diferentes é que o pessoal consegue dizer mal de um programa com investimento quase residual na grande esquema das coisas?

Onde é que foi dito isso dos 35%?
E fingindo que é verdade, como é que seriam contabilizados esses 35%? No número de aeronaves, ou no nº de clientes?
E deixa-me adivinhar, nós ficamos com a parcela dos ST do Afeganistão? Vamos negociar com os Talibans? E dos países africanos, ficaríamos encarregues da manutenção dos ST de países que possuem poucos e que são maus pagadores? Grande negócio realmente, garantíamos a manutenção de, no máximo, 15-20 STs de outros países, se tantos, e isto é o suficiente para não dar sequer oportunidade de ver que outros fabricantes de aeronaves de treino avançado poderiam propor.

Já o investimento ser "residual", epá, escusas de mentir tanto. Não só representa quase 5% de toda a LPM, é cerca de 50% da verba anual alocada para reequipamento, como é o 3º programa de reequipamento mais caro da actual LPM, a seguir aos KC e aos NPO, e estamos a falar de uma verba bem superior ao disponível para toda a alínea "Luta Aérea Defensiva e Ofensiva" (158M de 2023 a 2034).

A "verba residual" para os ST, corresponde a 4x a verba dos helis de evacuação.
10x a verba da compra de AIM-9X.
6 ou 7x a verba do programa SHORAD.
3 ou 4x a verba para a substituição dos M114.
É preciso mais?

De residual não tem nada. Numas FA com tantas lacunas, ter o terceiro programa mais dispendioso na compra de avionetas COIN em pleno século XXI, é completamente descabido.
 
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Nighthawk

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Re: CAS
« Responder #1246 em: Junho 27, 2024, 04:25:56 pm »
Viva!

É algo que poderá vir a concretizar-se num futuro mais distante, ou não... Isto porque, à partida, os STs não serão colocados na Esq. 103...

Cumprimentos

E para os ST seria reativada ou mesmo constituída uma nova Esquadra, ou uma das hoje existentes passaria a ser responsável por operá-los, como em tempos se falou por exemplo na 301 Jaguares?
Viva!

Fala-se em "reativar" a Esq. 102 para operar os STs.

Esta compra não tem lógica, e se realmente for o caso de serem colocados numa nova esquadra, ainda mais ridículo se torna. Resta saber que tipo de esquadra será, outra de treino, ou uma efectivamente de combate, o que levanta questões acerca do destino do investimento (ou falta dele) na frota de F-16, que muito provavelmente vai perder protagonismo para as avionetas kamikaze.

A confirmarem-se os rumores, realmente ainda é uma incógnita se a esquadra será puramente de treino (como foi outrora) ou não...

Cumprimentos
 

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Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #1247 em: Junho 27, 2024, 04:38:01 pm »
Viva!

É algo que poderá vir a concretizar-se num futuro mais distante, ou não... Isto porque, à partida, os STs não serão colocados na Esq. 103...

Cumprimentos

E para os ST seria reativada ou mesmo constituída uma nova Esquadra, ou uma das hoje existentes passaria a ser responsável por operá-los, como em tempos se falou por exemplo na 301 Jaguares?
Viva!

Fala-se em "reativar" a Esq. 102 para operar os STs.

Esta compra não tem lógica, e se realmente for o caso de serem colocados numa nova esquadra, ainda mais ridículo se torna. Resta saber que tipo de esquadra será, outra de treino, ou uma efectivamente de combate, o que levanta questões acerca do destino do investimento (ou falta dele) na frota de F-16, que muito provavelmente vai perder protagonismo para as avionetas kamikaze.

A confirmarem-se os rumores, realmente ainda é uma incógnita se a esquadra será puramente de treino (como foi outrora) ou não...

Cumprimentos

Reativar Os Panchos? Isso deveria ser proibido! A 102 eram os T-37, os Asas de Portugal e nada mais.  >:(

Criem mas é a Esquadra 104 "Periquitos" para os Super-Tucas, isso sim. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #1248 em: Junho 27, 2024, 06:15:39 pm »
A primeira opção é não avançar com tal aquisição estapafúrdia.
A segunda opção é adquirir uma quantidade mais reduzida, limitar as aeronaves a funções de treino como medida "stop gap", e colocá-los na 103 como era inicialmente previsto.

Criar ou reerguer uma esquadra de propósito, não tem qualquer lógica. Além de revelar uma total incapacidade de planeamento, com a FAP a passar a contar com 3 esquadras de treino com 3 modelos de aeronaves a hélice, é também uma admissão de que o ST não chega, e que planeiam manter a 103 livre para obter uma aeronave a jacto mais tarde. Uma FAP que forma tão poucos pilotos, justifica 4 esquadras de treino, 3 delas com aeronaves a hélice e a 4ª à espera de aeronave?

Vê-se mesmo que é um país de pacóvios, quando teremos mais avionetas na FAP do que caças a jacto, e mais esquadras de treino do que esquadras de combate. Se meterem os Chipmunk, TB-30 e ST numa placa, e tirassem uma foto com filtro a preto e branco, qualquer um seria induzido em erro e pensava que a foto teria sido tirada nos anos 50.
 
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Re: CAS
« Responder #1249 em: Junho 27, 2024, 07:36:08 pm »
 ::) ::) ::) ::)
 

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Re: CAS
« Responder #1250 em: Junho 27, 2024, 07:39:00 pm »
Infelizmente parece que ninguém o ouve lá para aquelas bandas do MD.

A primeira opção é não avançar com tal aquisição estapafúrdia.
A segunda opção é adquirir uma quantidade mais reduzida, limitar as aeronaves a funções de treino como medida "stop gap", e colocá-los na 103 como era inicialmente previsto.

Criar ou reerguer uma esquadra de propósito, não tem qualquer lógica. Além de revelar uma total incapacidade de planeamento, com a FAP a passar a contar com 3 esquadras de treino com 3 modelos de aeronaves a hélice, é também uma admissão de que o ST não chega, e que planeiam manter a 103 livre para obter uma aeronave a jacto mais tarde. Uma FAP que forma tão poucos pilotos, justifica 4 esquadras de treino, 3 delas com aeronaves a hélice e a 4ª à espera de aeronave?

Vê-se mesmo que é um país de pacóvios, quando teremos mais avionetas na FAP do que caças a jacto, e mais esquadras de treino do que esquadras de combate. Se meterem os Chipmunk, TB-30 e ST numa placa, e tirassem uma foto com filtro a preto e branco, qualquer um seria induzido em erro e pensava que a foto teria sido tirada nos anos 50.
 

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goncalobmartins

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Re: CAS
« Responder #1251 em: Junho 27, 2024, 08:37:59 pm »
Não sei se já foi partilhado mas aqui fica...

MINISTRO DA DEFESA ANUNCIA IMINENTE COMPRA DE SUPER TUCANO [M2508 - 53/2024]

http://www.passarodeferro.com/2024/06/ministro-da-defesa-anuncia-iminente.html
 
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Re: CAS
« Responder #1252 em: Junho 27, 2024, 09:57:26 pm »
Não sei se já foi partilhado mas aqui fica...

MINISTRO DA DEFESA ANUNCIA IMINENTE COMPRA DE SUPER TUCANO [M2508 - 53/2024]

http://www.passarodeferro.com/2024/06/ministro-da-defesa-anuncia-iminente.html

Já comentei essa noticia, é mais uma excelente compra para a FAP.
É só estoirar o dinheiro dos contribuintes.

Estes IrResponsaveis politico/Militares são gente incompetente e vendida !!!

Abraço
« Última modificação: Junho 27, 2024, 09:59:14 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: CAS
« Responder #1253 em: Junho 27, 2024, 10:12:43 pm »
Le moment est venu  :rir: :rir: :rir:

Para bom entendedor meia palavra basta  :)

Desculpem, eu sei que parece fútil mas...e sobre as côres dos nossos ST ?
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

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Re: CAS
« Responder #1254 em: Junho 27, 2024, 10:14:07 pm »
O Playmobil sabe que vai para os pitos numa questão de meses. Entretanto saca o que pode.
- Viva a Selecção!
- Viva o Benfica!
- Viva o João Baião e o meu na tua mão!

Outros melhor disseram:

Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer —
Brilho sem luz e sem arder
Como o que o fogo-fátuo encerra.

Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

É a hora!

                                 Valete, Fratres.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: CAS
« Responder #1255 em: Junho 27, 2024, 11:37:38 pm »
Infelizmente parece que ninguém o ouve lá para aquelas bandas do MD.

A primeira opção é não avançar com tal aquisição estapafúrdia.
A segunda opção é adquirir uma quantidade mais reduzida, limitar as aeronaves a funções de treino como medida "stop gap", e colocá-los na 103 como era inicialmente previsto.

Criar ou reerguer uma esquadra de propósito, não tem qualquer lógica. Além de revelar uma total incapacidade de planeamento, com a FAP a passar a contar com 3 esquadras de treino com 3 modelos de aeronaves a hélice, é também uma admissão de que o ST não chega, e que planeiam manter a 103 livre para obter uma aeronave a jacto mais tarde. Uma FAP que forma tão poucos pilotos, justifica 4 esquadras de treino, 3 delas com aeronaves a hélice e a 4ª à espera de aeronave?

Vê-se mesmo que é um país de pacóvios, quando teremos mais avionetas na FAP do que caças a jacto, e mais esquadras de treino do que esquadras de combate. Se meterem os Chipmunk, TB-30 e ST numa placa, e tirassem uma foto com filtro a preto e branco, qualquer um seria induzido em erro e pensava que a foto teria sido tirada nos anos 50.

Se mudasse o nick para "Embraer", se calhar prestavam atenção.

Não sei se já foi partilhado mas aqui fica...

MINISTRO DA DEFESA ANUNCIA IMINENTE COMPRA DE SUPER TUCANO [M2508 - 53/2024]

http://www.passarodeferro.com/2024/06/ministro-da-defesa-anuncia-iminente.html

Já comentei essa noticia, é mais uma excelente compra para a FAP.
É só estoirar o dinheiro dos contribuintes.

Estes IrResponsaveis politico/Militares são gente incompetente e vendida !!!

Abraço

A compra não tem qualquer nexo, seja pela tipologia da aeronave, pela quantidade, seja por haver N prioridades, seja pelo valor estupidamente alto que se vai pagar face aos reais ganhos que (não) se vai ter.
 
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Re: CAS
« Responder #1256 em: Junho 27, 2024, 11:53:16 pm »


Conhecem a expressão "When the shit hits the fan..."?

Aqui não vai ser merd@ a bater na ventoinha. Vai ser Banha da Cobra.

"When the snake oil hits the Tukano propeller blades".

Um grande    ::)   para os que vão ser salpicados.

 

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Re: CAS
« Responder #1257 em: Junho 28, 2024, 12:59:10 am »

Se mudasse o nick para "Embraer", se calhar prestavam atenção.


É experimentar.
 

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Re: CAS
« Responder #1258 em: Junho 28, 2024, 11:42:23 am »


Conhecem a expressão "When the shit hits the fan..."?

Aqui não vai ser merd@ a bater na ventoinha. Vai ser Banha da Cobra.

"When the snake oil hits the Tukano propeller blades".

Um grande    ::)   para os que vão ser salpicados.

As infantilidades do costume
Tanta masturbação de tusa do mijo. Agora com 2 ajudantes "alugados"
 

« Última modificação: Junho 28, 2024, 11:58:24 am por Pescador »
 

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tenente

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Re: CAS
« Responder #1259 em: Junho 28, 2024, 12:06:17 pm »


Conhecem a expressão "When the shit hits the fan..."?

Aqui não vai ser merd@ a bater na ventoinha. Vai ser Banha da Cobra.

"When the snake oil hits the Tukano propeller blades".

Um grande    ::)   para os que vão ser salpicados.

As infantilidades do costume
Tanta masturbação de tusa do mijo. Agora com 2 ajudantes "alugados"

Pescador, Este post aplica-se que nem ginja de Alcobaça!! :mrgreen:

'When the debate is lost, slander becomes the tool of the loser.'

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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