A China é uma nação de comerciantes. O proncipal objetivo dos chineses é garantir o acesso aos vários mercados mundiais e os chineses não estão assim tão bem estabelecidos pelo mundo.
A China tentou nas duas últimas décadas, e especialmente na última, injetar dinheiro no mercado interno, para fazer aumentar a procura interna.
Com esta iniciativa a China pretende criar um mercado interno tão grande e rico, que torne irrelevantes as vendas para a Europa, Estados Unidos e Médio Oriente.
Mas tudo indica que essa tentativa não correu bem. Os brutais investimentos no imobiliario, acreditando que injetando dinheiro na construção civil vai criar uma maior classe média, acabou por dar em muito pouco, porque a maior parte do dinheiro não foi para o bolso dos trabalhadores chineses (o que seria de esperar se estivessem no ocidente) mas na maioria para as mãos de grandes empresários, que continuaram a pagar preços de mercado pela mão de obra,
Neste momento os chineses estão com problemas no setor industrial e o setor exportador está com problemas. Há aparentemente um excesso de produção que deveria ir para o mercado interno, mas como o mercado interno não absorveu a produção, a solução é a exportação.
Ou seja:
Para conseguir remediar os problemas criados com a politica economica, os chineses precisam de mais exportações.
Por isso, eles não podem dar-se ao luxo de criar muitos problemas.
Mesmo para os chineses, os russos aparecem a cada dia, mais como o vizinho maluco, que quer mandar no prédio e todos os dias ameaça os condiminos.
Ou vocês fazem o que eu mando, ou eu rebento o prédio - eu morro, mas vocês também morrem.
A China está condenada a apoiar a Rússia, porque se a Rússia não consegue ganhar a guerra, isso resulta em mais problemas na fronteira norte.
A vida não está boa para ninguém ...