A330 MRTT para a FAP ?

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #360 em: Abril 08, 2022, 05:09:53 am »
A gente não precisa dessa merda. Temos o kacete, porra!
Talent de ne rien faire
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #361 em: Junho 01, 2022, 11:58:54 am »
Citar
A330 MRTT concept with the cargo variant instead of the passenger variant.



A TAP já despachou o seu 330-200?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #362 em: Junho 02, 2022, 09:05:41 pm »

El 45 Grupo del Ejército del Aire ya tiene su segundo A330
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #363 em: Junho 02, 2022, 09:25:44 pm »
A gente não precisa dessa merda. Temos o kacete, porra!

Eu diria antes, temos sempre alguém que nos faça o favor...
 

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dc

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #364 em: Junho 03, 2022, 04:35:24 pm »
Qual favor? AAR?

Não é bem assim. Actualmente estamos inteiramente dependentes da disponibilidade de aeronaves estrangeiras tanto para funções de AAR e transporte estratégico. Disponibilidade essa que pode ser drasticamente reduzida em situações de emergência ou conflito. Basta ver que com a guerra na Ucrânia, vemos vários MRTT/KC-10/KC-135 a voar constantemente na Europa. Se o conflito alastrasse, a necessidade do uso destas aeronaves multiplicava-se muitas vezes, com a necessidade de conseguir abastecer largas dezenas (senão mesmo centenas) de aeronaves. E aí nós nem teríamos capacidade de contribuir, nem capacidade própria para assegurar as nossas necessidades.
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #365 em: Junho 03, 2022, 04:46:21 pm »
Qual favor? AAR?

Não é bem assim. Actualmente estamos inteiramente dependentes da disponibilidade de aeronaves estrangeiras tanto para funções de AAR e transporte estratégico. Disponibilidade essa que pode ser drasticamente reduzida em situações de emergência ou conflito. Basta ver que com a guerra na Ucrânia, vemos vários MRTT/KC-10/KC-135 a voar constantemente na Europa. Se o conflito alastrasse, a necessidade do uso destas aeronaves multiplicava-se muitas vezes, com a necessidade de conseguir abastecer largas dezenas (senão mesmo centenas) de aeronaves. E aí nós nem teríamos capacidade de contribuir, nem capacidade própria para assegurar as nossas necessidades.

Como se isso fosse uma coisa má. Assim poupa-se uns trocos e a malta não se aleija. /s  c56x1
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #366 em: Junho 03, 2022, 06:55:50 pm »
Qual favor? AAR?

Não é bem assim. Actualmente estamos inteiramente dependentes da disponibilidade de aeronaves estrangeiras tanto para funções de AAR e transporte estratégico. Disponibilidade essa que pode ser drasticamente reduzida em situações de emergência ou conflito. Basta ver que com a guerra na Ucrânia, vemos vários MRTT/KC-10/KC-135 a voar constantemente na Europa. Se o conflito alastrasse, a necessidade do uso destas aeronaves multiplicava-se muitas vezes, com a necessidade de conseguir abastecer largas dezenas (senão mesmo centenas) de aeronaves. E aí nós nem teríamos capacidade de contribuir, nem capacidade própria para assegurar as nossas necessidades.

O que tem passado muito por aqui são os KC-46. Ainda agora veio um com F-18 e um KC-135 com o drogue na ponta da lança de reabastecimento.
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #367 em: Junho 22, 2022, 11:38:02 pm »
 Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,
 

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #368 em: Junho 23, 2022, 09:54:42 am »
Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,

Compramos três KIT´s à Cobham em vez de um?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #369 em: Junho 23, 2022, 03:25:26 pm »
Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,

Compramos três KIT´s à Cobham em vez de um?

Seria a opção mais rápida, isto porque não estou a ver vontade alguma do Governo em embarcar noutras hipóteses. Por outro lado, no entanto, disponibilizar 3 tankers da frota KC-390, frota essa composta por apenas 5 aeronaves, reduz drasticamente o número de aparelhos disponíveis para transporte e outras missões. E creio que o avião não pode cumprir as duas missões em simultâneo devido à necessidade de utilizar tanques internos na missão de reabastecimento aéreo.

Daí que o passo lógico devesse ser, isso sim, a aquisição de uma outra plataforma capaz de cumprir esta missão e outras com um maior à-vontade e capacidade, o que se traduziria no mínimo no A400M e no máximo no A330 MRTT. Veremos o que nos reserva a cimeira da próxima semana, confesso estar com bastante curiosidade.

« Última modificação: Junho 23, 2022, 03:26:07 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #370 em: Junho 23, 2022, 03:40:46 pm »
Ainda levas é com o sexto Kc ou ficam os 4 Hercules a servir de Tankers. Mrtt?  :rir: :rir: :rir: :rir:



Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #371 em: Junho 23, 2022, 03:44:17 pm »
No me parece que essa contribuição de 3 aeronaves reabastecedores, tenha que ser permanente, isto é, os 3 aviões sempre configurados como reabastecedores e sempre atribuídos à NATO, deve ser algo como, Portugal ter capacidade de atribuir até um maximo de 3  aeronaves reabastecedores durante um x período de tempo, porque com 5 aeronaves, com manutenções e tal, dificilmente teremos mais que 3 aviões prontos a voar regularmente.

É como acontece com os 6 F-16 e outras aeronaves atribuídas à NRF, só temos que garantir que caso sejam requisitadas (pode ser um número inferior ao maximo), que num tempo relativamente curto estão a operar no local x que a NATO precisa.
 

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Subsea7

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #372 em: Junho 23, 2022, 03:59:03 pm »
Viva,
 Existe o compromisso com a NATO (a pedido desta), de Portugal terá de atribuir 3 aeronaves com capacidade AAR (Air to Air Refueling).
CPs,

Compramos três KIT´s à Cobham em vez de um?

Seria a opção mais rápida, isto porque não estou a ver vontade alguma do Governo em embarcar noutras hipóteses. Por outro lado, no entanto, disponibilizar 3 tankers da frota KC-390, frota essa composta por apenas 5 aeronaves, reduz drasticamente o número de aparelhos disponíveis para transporte e outras missões. E creio que o avião não pode cumprir as duas missões em simultâneo devido à necessidade de utilizar tanques internos na missão de reabastecimento aéreo.

Daí que o passo lógico devesse ser, isso sim, a aquisição de uma outra plataforma capaz de cumprir esta missão e outras com um maior à-vontade e capacidade, o que se traduziria no mínimo no A400M e no máximo no A330 MRTT. Veremos o que nos reserva a cimeira da próxima semana, confesso estar com bastante curiosidade.

O binómio KC-390 e A-400M e KC-390 e A-330MRTT já foram analisados, poderá ser escolhido um deles.
Cps,
 
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nelson38899

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #373 em: Junho 23, 2022, 04:13:23 pm »
Eu continuo a não perceber qual é o objectivo de ter reabastecedores kc, se os nossos caças não podem ser reabastecidos por ele. 
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Subsea7

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #374 em: Junho 23, 2022, 05:53:56 pm »
Os teóricos do EMFA, falam em reabastecer KC, AW-101 e eventualmente C-295, na FAP.
Cps,