Apenas acho que a combinação Aster 30 + CAMM-ER é a melhor combinação do mercado. 
Também acho essa combinação interessante, o Scalp era a cereja no topo do bolo.
Há outra questão que não está aqui exposta, as atuais fragatas usam "armas" USA, Harpoon, ESSM, Sea Sparrow,CIWS, optando pelas EPC, teremos 2 linhas de muniçoes daí achar que poderá haver interesse não-oficial mas não penso que vá para a frente.
Por isso acredito que a ThyssenKrup entre em ação, e venha, 3 MEKO-A200, pois também não estou a ver os gigantes europeus da construção naval militar, deixarem de vender fragatas, porque alguem se lembrou de fazer corvetas e ainda são pagas a 50%.
https://en.wikipedia.org/wiki/Valour-class_frigate
É um argumento acertado, mas podemos ver as coisas de outra forma, em primeiro lugar, quanta diferença faria ter ambos os tipos de sistemas em uso? Depois como não temos o hábito de comprar largas centenas de mísseis, os custos não devem ser por aí além. Também não me chocava a diferença de armamentos se ficasse apenas pelos mísseis AA e o respectivo VLS, ficando os mísseis anti-navio comum a ambas as classes NSM por exemplo e os RAM.
Outra coisa, mas isto sou eu a divagar, para justificar a utilização de novos mísseis AA, podia-se comprar sistemas AA terrestres como o CAMM e o Aster 30 SAMP/T. Assim sempre tinhas comunalidade de sistemas entre as EPC e os sistemas AA terrestres.
As 2 fragatas substitutas das BD, usariam os mísseis mais comuns da NATO, ESSM/SM-2.