KC-390 na FAP

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4110 em: Abril 03, 2025, 12:59:56 pm »
Será um investimento aconselhável, do Brasil e Portugal, um radar busca de superfície "state of the art" para aeronaves de vigilância marítima, face à concorrência -  a Thales, a ELBIT, por exemplo - bastante bem instalada e com capacidades de I&D muito desenvolvidas? E sinergias com outros produtos deles, similares?     

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GAMASAR is a Synthetic Aperture Radar (SAR) designed and built by TEKEVER to support Aerial and Space-based Earth Observation, which is now available on both AR5 and AR3 systems to support the most demanding maritime and land missions.

The combined usage of Ka/Ku Band SATCOM, capable of delivering more than 4Mbits in BRLOS, and GAMASAR, with up to 40km dual-side looking detection range, makes the AR5 an extremely effective tool for any type of wide-area surveillance mission.

Não poderia ser este radar, ou pelo menos esta versão de radar, mas sim algo de maiores dimensões e capacidades. Pelo menos sabemos que a Tekever tem essa capacidade.

Os radares montados nesses drones têm essa capacidade com a electricidade gerada pelos "motorzinhos" desses drones.

O mais dificil já está feito. Agora seria só aumentar a escala numa plataforma com mais potência.

Foi colocada aqui uma imagem de um aparelho do Paquistão com um radar AESA.
Mas, digo eu, um radar AESA varre a superfície do mar em "modo" Sythetic Aperture Radar.
 

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Pescador

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4111 em: Abril 03, 2025, 01:16:01 pm »
Uma sugestão:

A FAP está a "modernizar" os P-3 no Canadá.
Mas não se trata de nenhuma "Super Modernização".
Trata-se de Comunicação e Tratamento de Dados.
Não me parece que os sistemas fundamentais de detecção e ataque tenham sido muito melhorados.

Então:
Se a FAP se juntou a este projeto da amiga e muito boa empresa do país irmão amigo: a EMBRAER...
... a FAP poderá ajudar a desenvolver equipamentos que poderá depois montar tanto no KC390 como nos nossos P-3.
O CharlieJaguar tem esta ideia de que os P-3 só podem operar até 2035.
Mas com uns reforços e uns motores novos até voam 100 anos como os B-52.
Faltam novos sistemas de combate.

Eu sei que andas aqui a tentar vender o teu peixe, por assim dizer, e tens todo o direito de o fazer já que te está a ser permitido. Agora, frequentemente és desonesto intelectualmente e é isso que acaba por te lixar. O P-3C CUP+ vai continuar a ser modernizado até pelo menos 2030 como mostra o cronograma abaixo.  ::)



Ó guardião dos costumes,

Não foste tu que escreveste que o fase-out é em 2035?

E se a FAP já está metida neste projecto, qual é o peixe que estou a vender mesmo?

E quando tu e os teus amigos vendem F-35, MRTT, A400, BH usados e sei-lá que mais, não é peixe?
Qual ê o termo lisboeta para as vossas vendas?

Dentro de pouco tempo 1/3 da frota de asa fixa da FAP vai ser da EMBRAER.
Lida com a situação o melhor que podes.


Tem cuidado rapazinho.

Primeiro é exactamente esse tipo de afirmações recorrentes e a maneira como são feitas que te mostras um mercenário ou se calhar, és mesmo um infiltrado.

Essa afirmação e outras de mandantes pode provocar reações. É uma lei da física.
Outra coisa é saberes de história, e por isso saber que as janelas abrem

Segundo és ignorante e respondes em conformidade. Mas isso comprova-se a todo o instante.
Cá vai uma

Um avião concebido para ser um cargueiro, com todos os reforços estruturais para suportar carga pesada e, muito importante, aterrar com ela em pistas más ou terrenos mal amanhado e às vezes a bruta, não tem nem nunca terá as características correctas para ser um avião de patrulha marítima.
Aliás, estava na hora de um consórcio europeu desenvolver um aparelho especifico para isso, tendo em conta: redução de consumo de combustível para a maior autonomia possível; linhas mais ligeiras e ágeis que aviões de passageiros de grande capacidade e pior que de cargueiros adaptados; capacidade de manter uma velocidade de operação baixa porque é na maioria dos casos a necessidade operacional; boa velocidade de cruzeiro.
Por isso o KC como outros barrigudos fortes não fazem sentido. Nem com os bonecos da embraer e afilhados todos juntos aos gritinhos que sim que tem e meterem lá dentro as tretas que quiserem

« Última modificação: Abril 03, 2025, 01:19:32 pm por Pescador »
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4112 em: Abril 03, 2025, 02:04:16 pm »
Uma sugestão:

A FAP está a "modernizar" os P-3 no Canadá.
Mas não se trata de nenhuma "Super Modernização".
Trata-se de Comunicação e Tratamento de Dados.
Não me parece que os sistemas fundamentais de detecção e ataque tenham sido muito melhorados.

Então:
Se a FAP se juntou a este projeto da amiga e muito boa empresa do país irmão amigo: a EMBRAER...
... a FAP poderá ajudar a desenvolver equipamentos que poderá depois montar tanto no KC390 como nos nossos P-3.
O CharlieJaguar tem esta ideia de que os P-3 só podem operar até 2035.
Mas com uns reforços e uns motores novos até voam 100 anos como os B-52.
Faltam novos sistemas de combate.

Eu sei que andas aqui a tentar vender o teu peixe, por assim dizer, e tens todo o direito de o fazer já que te está a ser permitido. Agora, frequentemente és desonesto intelectualmente e é isso que acaba por te lixar. O P-3C CUP+ vai continuar a ser modernizado até pelo menos 2030 como mostra o cronograma abaixo.  ::)



Ó guardião dos costumes,

Não foste tu que escreveste que o fase-out é em 2035?

E se a FAP já está metida neste projecto, qual é o peixe que estou a vender mesmo?

E quando tu e os teus amigos vendem F-35, MRTT, A400, BH usados e sei-lá que mais, não é peixe?
Qual ê o termo lisboeta para as vossas vendas?

Dentro de pouco tempo 1/3 da frota de asa fixa da FAP vai ser da EMBRAER.
Lida com a situação o melhor que podes.


Tem cuidado rapazinho.

Primeiro é exactamente esse tipo de afirmações recorrentes e a maneira como são feitas que te mostras um mercenário ou se calhar, és mesmo um infiltrado.

Essa afirmação e outras de mandantes pode provocar reações. É uma lei da física.
Outra coisa é saberes de história, e por isso saber que as janelas abrem

Segundo és ignorante e respondes em conformidade. Mas isso comprova-se a todo o instante.
Cá vai uma

Um avião concebido para ser um cargueiro, com todos os reforços estruturais para suportar carga pesada e, muito importante, aterrar com ela em pistas más ou terrenos mal amanhado e às vezes a bruta, não tem nem nunca terá as características correctas para ser um avião de patrulha marítima.
Aliás, estava na hora de um consórcio europeu desenvolver um aparelho especifico para isso, tendo em conta: redução de consumo de combustível para a maior autonomia possível; linhas mais ligeiras e ágeis que aviões de passageiros de grande capacidade e pior que de cargueiros adaptados; capacidade de manter uma velocidade de operação baixa porque é na maioria dos casos a necessidade operacional; boa velocidade de cruzeiro.
Por isso o KC como outros barrigudos fortes não fazem sentido. Nem com os bonecos da embraer e afilhados todos juntos aos gritinhos que sim que tem e meterem lá dentro as tretas que quiserem

Assim sabemos que consegues escrever um texto sem expressões em Balanta.

Vocês podem ter corrido com muitos daqui com essa conversa.
Mas esse tempo passou .

 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4113 em: Abril 03, 2025, 02:33:22 pm »
Faz-me impressão a moderação sempre tão afoita em eliminar alguns post sem se perceber muito bem porquê, e depois fazer de conta que não se passa nada noutros, esses sim "apenas" estúpidos.
Tem a ver com números? Vão ao sabor da maioria das opiniões?
Se é assim o melhor é definirem de uma vez os temas, as opiniões possíveis e provavelmente os intervenientes...
Da minha parte estão à vontade.  Sobrevivo bem sem por aqui andar, apesar de ter pena. São quase 20 anos.
Parece que é proibido discordar das opiniões de alguns "expertos" que por aqui andam.
Há tópicos e temas em que isso até mete nojo. Vem logo um coro de cagões armados em superiores que no fim não acertam quase nada. Mas enfim.
Uma sala de chat de meninos embirrentos e mimados é o que se está infelizmente a tornar o FD.
Há membros que repetem a mesma merd@ todas as vezes que escrevem qualquer coisa.
É só fazer uma busca por trols, tucanitos, picas e outras parecidas. Tudo se resume a isso...
João Pereira
 
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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4114 em: Abril 03, 2025, 02:39:13 pm »
...
Um avião concebido para ser um cargueiro, com todos os reforços estruturais para suportar carga pesada e, muito importante, aterrar com ela em pistas más ou terrenos mal amanhado e às vezes a bruta, não tem nem nunca terá as características correctas para ser um avião de patrulha marítima.
...

Mas o bagúio ser bruto mano...


... muitas vezes é uma vantagem, ainda mais em ambiente marinho, a pesar os prós e os contras.

España adquiere 16 Airbus C295 en configuraciones de patrulla y vigilancia marítima

https://www.airbus.com/es/newsroom/press-releases/2023-12-espana-adquiere-16-airbus-c295-en-configuraciones-de-patrulla-y

Sds
« Última modificação: Abril 03, 2025, 02:39:54 pm por MMaria »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4115 em: Abril 03, 2025, 02:41:45 pm »
Um bom exemplo...
Citar
Vai começar a masturbação
Depois é glorificar até inventar o inenarrável do fantástico mundo Marvel

Um bom exemplo...
No fundo, o que é que disse?
João Pereira
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4116 em: Abril 03, 2025, 02:53:22 pm »
Um bom exemplo...
Citar
Vai começar a masturbação
Depois é glorificar até inventar o inenarrável do fantástico mundo Marvel

Um bom exemplo...
No fundo, o que é que disse?


Penso que o CharlieJaguar estava a falar de Halifax.
 

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JohnM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4117 em: Abril 03, 2025, 03:00:23 pm »
Faz-me impressão a moderação sempre tão afoita em eliminar alguns post sem se perceber muito bem porquê, e depois fazer de conta que não se passa nada noutros, esses sim "apenas" estúpidos.
Tem a ver com números? Vão ao sabor da maioria das opiniões?
Se é assim o melhor é definirem de uma vez os temas, as opiniões possíveis e provavelmente os intervenientes...
Da minha parte estão à vontade.  Sobrevivo bem sem por aqui andar, apesar de ter pena. São quase 20 anos.
Parece que é proibido discordar das opiniões de alguns "expertos" que por aqui andam.
Há tópicos e temas em que isso até mete nojo. Vem logo um coro de cagões armados em superiores que no fim não acertam quase nada. Mas enfim.
Uma sala de chat de meninos embirrentos e mimados é o que se está infelizmente a tornar o FD.
Há membros que repetem a mesma merd@ todas as vezes que escrevem qualquer coisa.
É só fazer uma busca por trols, tucanitos, picas e outras parecidas. Tudo se resume a isso...
A Moderação do fórum é a grande responsável pelo estado em que este se encontra. Há aqui gente que nunca postou nada de positivo em anos, só postam poluição, um autêntico copy-paste de azedume em todos os tópicos, e continuam a fazê-lo impunemente, sem sequer um aviso da Moderação. Depois há os trolls de serviço, um em particular, que até começaram por ser engraçados, mas agora enveredam impunemente pelo insulto pessoal, novamente sem quaisquer consequências. Isto sem contar com as respostas  sucessivas aos seus próprios posts, que só causam mais poluição. E a Moderação a ver os navios passar.Em qualquer dos forae Ingleses e Americanos em que tb estou presente, a primeira vez que um comportamento destes acontece o autor leva um aviso, à segunda o post é apagado e à terceira o autor é banido, aqui no pasa nada.

Eu vou guardar este post, e se for apagado, vou voltar a aqui o colocar quantas vezes forem precisas. E se for banido do Fórum, cá voltarei com um handle diferente. Isto está uma palhaçada.

P.S. - Se algum dos visados, e eles sabem quem são, se sentir ofendido e tiver algum problema com o que acabei de escrever, que me contacte por dm, não venham para aqui causar mais poluição.
« Última modificação: Abril 03, 2025, 03:15:58 pm por JohnM »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4118 em: Abril 03, 2025, 03:14:37 pm »


Eu sugiro um regresso aos bons velhos tempos.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4119 em: Abril 03, 2025, 03:23:57 pm »


Eu sugiro um regresso aos bons velhos tempos.


Mas isso é 2019 - quando apareceu aqui o JohnM.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4120 em: Abril 03, 2025, 03:25:31 pm »


Eu sugiro um regresso aos bons velhos tempos.


Mas isso é 2019 - quando apareceu aqui o JohnM.
Exhibit A... scroll down...
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4121 em: Abril 03, 2025, 03:56:51 pm »


Eu sugiro um regresso aos bons velhos tempos.


Mas isso é 2019 - quando apareceu aqui o JohnM.
Exhibit A... scroll down...


Dude,

Why don't you say something technical about the KC-390 as a maritime patroll aircraft and put an end to this madness?

Say anything.

Before it's too late!


« Última modificação: Abril 03, 2025, 03:58:28 pm por saabGripen »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4122 em: Abril 03, 2025, 03:58:01 pm »


Eu sugiro um regresso aos bons velhos tempos.


Mas isso é 2019 - quando apareceu aqui o JohnM.
Exhibit A... scroll down...


Dude,

Why don't you say something technical about the KC-390 as a maritime patroll aircraft and put an end to this madness?

Say anything.
Scroll down
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4123 em: Abril 03, 2025, 04:19:52 pm »
Mas também transformar uma fragata com mais de 30 anos num super stardestroyer não é fácil  :mrgreen:



E isto nas Fragatas?

Vamos aceitar isto?

 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4124 em: Abril 03, 2025, 04:34:07 pm »
Um bom exemplo...
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Vai começar a masturbação
Depois é glorificar até inventar o inenarrável do fantástico mundo Marvel

Um bom exemplo...
No fundo, o que é que disse?


Penso que o CharlieJaguar estava a falar de Halifax.

A citação que o João colocou é de uma publicação do Pescador, porque é que me estás a mencionar?  ???

Vivo mesmo rent free dentro dessa tua cabaça, não é?  :mrgreen: ::)


Scroll down

Sim, de facto é melhor limitar ou cortar qualquer interação com esta criatura. Até para comic relief já perdeu completamente a piada.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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