KC-390 na FAP

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os_pero

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4065 em: Março 25, 2025, 04:24:59 pm »
Podem certificar-se a fazer aerial refueling em uma série de aviões do continente, a começar pelos E/F-18 dos vizinhos ibéricos passando pelos EF e Rafales.

Sds

O custo de reabastecimento aéreo é penso (estou a dar um valor de cabeça que não tenho a certeza) que 7x a 10x mais do que o reabastecimento em terra, e para ser significativo implica ter uma aeronave sempre pronta ou no ar para isso, ora no nosso contexto (Portugal alone) em tempos de paz isso faz muito pouco sentido.

Contudo já foi falado por alto de Portugal pertencer e contribuir para o grupo de reabastecimento da NATO para o SUL da Europa (eu até acho que esse grupo ainda nem está em operação, existe agora um para a Europa toda mas a ideia seria ter um para o SUl e o atual para o norte), basicamente este grupo funcional como um pool de reabastecedores de vários países de forma a garantir que em caso de necessidade existe sempre um meio disponível.

Mas isto implica ter um KC com os kit montados e abastecidos em prontidão em terra ou no ar a fazer círculos.

Dado que ainda não contamos com todos os KC encomendados estes ainda não estão a fazer esse tipo de missão pois como disse implica ter 1 meio (e toda a tripulação) em exclusivo e em prontidão para isso.

Em relação a capacidade de reabastecer existe na pratica 2 tipos de sistemas, Probe-and-drogue (https://en.wikipedia.org/wiki/Aerial_refueling#Probe-and-drogue) e o Flying boom (https://en.wikipedia.org/wiki/Aerial_refueling#Flying_boom), na pratica 1 foi escolhido pela Força Aérea dos EUA (Flying Boom), que é uma braço rígido extensível que permite maior debito de combustível e é utilizado por todos os aviões da USAF (F-16, F-35A, F-15, ...) depois temos o outro sistema Probe-and-Drogue que muito basicamente é uma mangueira extensível, tem menos debito mas é um sistema mais compacto (há F-18 da USNavy a usar pods destes para reabastecer outros F-18) é usado principalmente pela US Navy (F-18, Helis, ...)

No nosso caso temos meios com os 2 sistemas (F-16 FB, KC390 P&D, Merlin P&D) para o KC390 ainda só existe desenvolvido módulos para o sistema Probe-and-Drogue pois é os sistema utilizado no Brasil, contudo existe informações que a Embraer está em conjunto dom a H3 a desenvolver um sistema Flying Boom (se chegará a ver a luz do dia ainda é uma incógnita, pois a ideia era concorrer com o KC390 como reabastecedor tático para os EUA)

A nível NATO/Europeu não há muito problema o KC390 para já só ter o sistema Probe-and-Drogue pois é um sistema utilizado muito por outros países (ex: o Rafale usam este sistema)
 

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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4066 em: Março 25, 2025, 04:39:43 pm »
A Europa tem um défice extremo de capacidades multiplicadoras de força, como reabastecedores ou aviões de transporte, tanto tático, como estratégico.  Nesta nova senda do rearmamento europeu, seria um erro cada país desenvolver micro-capacidades próprias, vamos ter que ganhar massa crítica através de programas conjuntos e cada país fazendo apostas em determinadas áreas.

100% de acordo relativamente à doutrina.
Quanto à aplicação prática complementaria às grandes missões de uma FAP "europeia" (além da missão básica de defesa da integridade do espaço aéreo pátrio) a monitorização e controlo do espaço aéreo e naval de superfície.
Ou seja, adquirirmos capacidade AEW&C (SAAB Erieye) e termos uma frota P3-C operacional (estamos a melhorar nesse sentido) e a vigiar a ZEE continuadamente.
Reforçar a capacidade de radar da ER4 e dotar os Açores de um sistema similar seria um gigante passo em frente por "relativamente pouco" dinheiro.

No fundo, era assegurar a vigilância ininterrupta (tanto quanto possível) do flanco ocidental europeu.
Faltam os submarinos para tal, mas isso é para outro tópico.
 

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JohnM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4067 em: Março 25, 2025, 04:47:39 pm »
Segundo parece, com a compra dos P-3 alemães, vai dar para aumentar o número de células operacionais, por isso acho que essa necessidade começa a ser preenchida. Agora precisávamos de uns drones de longa autonomia para manter capacidade de vigilância contínua e juntarmo-nos ao projeto do A321 ASW para substituir os P-3 em 2035-40 estava feita a festa. Não acho que Portugal precise de ter AWACS, mas basta de OT… 10 C-390 (com 4 kits de reabastecimento em vôo), 10 P-3 e 3-5 ECAV de longa autonomia para vigilância de área (no mínimo 24 horas).
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4068 em: Março 26, 2025, 02:16:21 pm »

Mais corrupção.

Segundo Simulador para a FAP.

Ver em DN.
 

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goncalobmartins

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4069 em: Março 26, 2025, 02:21:57 pm »

Mais corrupção.

Segundo Simulador para a FAP.

Ver em DN.

Os "rinocerontes" vão ter um novo simulador de voo e Portugal será centro de treino europeu

https://www.dn.pt/sociedade/os-rinocerontes-v%C3%A3o-ter-um-novo-simulador-de-voo-e-portugal-ser%C3%A1-centro-de-treino-europeu
 

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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4070 em: Março 27, 2025, 09:35:17 am »
A questão é quem paga o segundo simulador de voo. Somente o contribuinte pátrio ou a UE também ajuda?
 

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os_pero

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4071 em: Março 27, 2025, 12:00:26 pm »
A questão é quem paga o segundo simulador de voo. Somente o contribuinte pátrio ou a UE também ajuda?

Provavelmente será Portugal a pagar, e depois os Países utilizadores pagam as horas no simulador.
 

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oi661114

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4072 em: Março 27, 2025, 12:44:42 pm »

Mais corrupção.

Segundo Simulador para a FAP.

Ver em DN.

Os "rinocerontes" vão ter um novo simulador de voo e Portugal será centro de treino europeu

https://www.dn.pt/sociedade/os-rinocerontes-v%C3%A3o-ter-um-novo-simulador-de-voo-e-portugal-ser%C3%A1-centro-de-treino-europeu

Se um simulador custa quase tanto como um avião (como é dito na peça), os aviões saíram bastante mais baratos do que fala.

Agora os custos do simulador serão pagos pelos utilizadores. Vamos a ver é se será rentável ou não!
« Última modificação: Março 27, 2025, 12:47:31 pm por oi661114 »
 

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sivispacem

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4073 em: Março 27, 2025, 01:22:22 pm »

Mais corrupção.

Segundo Simulador para a FAP.

Ver em DN.

Os "rinocerontes" vão ter um novo simulador de voo e Portugal será centro de treino europeu

https://www.dn.pt/sociedade/os-rinocerontes-v%C3%A3o-ter-um-novo-simulador-de-voo-e-portugal-ser%C3%A1-centro-de-treino-europeu

Se um simulador custa quase tanto como um avião (como é dito na peça), os aviões saíram bastante mais baratos do que fala.

Agora os custos do simulador serão pagos pelos utilizadores. Vamos a ver é se será rentável ou não!

Mas isto não devia ser uma responsabilidade da Embraer? Uma coisa é a FAP instalar um simulador para as suas necessidades. QUe até poderia facilitar a países aliados, como nós também usamos simuladores de outros países amigos.

Agora instalar um segundo simulador, que presumo que também será operado por pessoal da FAP? Agora a FAP também entrou no campo dos negócios? Porque não é a Embraer a criar e financiar as suas estruturas de apoio?
Cumprimentos,
 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4074 em: Março 27, 2025, 01:43:00 pm »
Um simulador cá e outro na Holanda não é demais?  ::)

Citar
A Rheinmetall recebeu um contrato da Embraer para fornecer simuladores de voo C-390 avançados para a Força Aérea Real Holandesa. O acordo inclui um Simulador de Voo e Missão Completo (FFMS) e um Treinador de Estação de Manuseio de Carga (CHST), com entrega prevista para o final de 2026.

https://www.cavok.com.br/rheinmetall-fornecera-simuladores-de-voo-c-390-para-a-forca-aerea-real-holandesa



Saudações 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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sivispacem

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4075 em: Março 27, 2025, 01:47:56 pm »
Um simulador cá e outro na Holanda não é demais?  ::)

Citar
A Rheinmetall recebeu um contrato da Embraer para fornecer simuladores de voo C-390 avançados para a Força Aérea Real Holandesa. O acordo inclui um Simulador de Voo e Missão Completo (FFMS) e um Treinador de Estação de Manuseio de Carga (CHST), com entrega prevista para o final de 2026.

https://www.cavok.com.br/rheinmetall-fornecera-simuladores-de-voo-c-390-para-a-forca-aerea-real-holandesa



Saudações

Sendo que, a confirmar-se a encomenda polaca, outro simulador também será lá instalado, como não podia deixar de ser...
Cumprimentos,
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4076 em: Março 27, 2025, 02:15:08 pm »

Um forista inteligente e/ou engenheiro consegue detectar na foto a presesnça dissimulada de um kill-switch.

E agora?

 

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Drecas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4077 em: Março 27, 2025, 02:19:14 pm »
Simuladores nunca são a mais honestamente
 

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Lusitaniae

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4078 em: Março 28, 2025, 05:53:16 pm »
Eu parece que vi à dias o ministro da Defesa em visita à Base de Beja dizer que Beja iria ter 2 simuladores e que iria ser ali o centro Europeu de treino.
Também ouvi ele dizer que por cada avião vendido Portugal encaixe 10 milhões de Euros.
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4079 em: Abril 01, 2025, 05:06:50 pm »
João Pereira