KC-390 na FAP

  • 4198 Respostas
  • 769723 Visualizações
*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2339
  • Recebeu: 999 vez(es)
  • Enviou: 201 vez(es)
  • +556/-223
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3960 em: Novembro 21, 2024, 04:13:51 pm »
He added that the new Swedish-made Saab Gripen is priced at $85 million per unit, making the Lockheed Martin product more convenient and within the Air Force’s reach. He even stated that, depending on the negotiations, the unit prices of the F-35 can be reduced to a little more than 70 million dollars each.

Ora pois, sempre que leio esta nota penso que os alemães devem ser péssimos negociadores, pois que pagaram 8 mil milhões por 35... os poloneses vá lá, negoceiam melhor e pagaram menos, mas ainda não encontro em nenhum negócio os tais '70 milhões', essa verdadeira pechincha anunciada.

 ::)

O custo unitário do F-35A é neste momento 82 milhões de dólares
https://breakingdefense.com/2023/10/newest-f-35-f-15ex-contracts-are-set-but-how-much-do-they-cost-exclusive/
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1320
  • Recebeu: 871 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +194/-46
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3961 em: Novembro 21, 2024, 05:35:53 pm »
He added that the new Swedish-made Saab Gripen is priced at $85 million per unit, making the Lockheed Martin product more convenient and within the Air Force’s reach. He even stated that, depending on the negotiations, the unit prices of the F-35 can be reduced to a little more than 70 million dollars each.

Ora pois, sempre que leio esta nota penso que os alemães devem ser péssimos negociadores, pois que pagaram 8 mil milhões por 35... os poloneses vá lá, negoceiam melhor e pagaram menos, mas ainda não encontro em nenhum negócio os tais '70 milhões', essa verdadeira pechincha anunciada.

 ::)

O custo unitário do F-35A é neste momento 82 milhões de dólares
https://breakingdefense.com/2023/10/newest-f-35-f-15ex-contracts-are-set-but-how-much-do-they-cost-exclusive/
Exatamente. Quando se fala de 200 milhões por aqui, já está incluída toda a infraestrutura de manutenção e peças sobresselentes, bem como armamento.  Neste momento USAF que está a comprar F-35A por cerca de 80 milhões/ unidade. Uma eventual segunda aquisição por parte de Portugal outro país qualquer também seria por valores dessa ordem de grandeza.
 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +36/-1370
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3962 em: Novembro 21, 2024, 06:00:59 pm »
Acreditar nesses números (lá sejam quais forem) é um verdadeiro 'salto de fé'.



Mas, bem a propósito:

ESPECIAL: Comparação padronizada de custos de caças ao longo da vida útil

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9830
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3963 em: Novembro 21, 2024, 09:10:15 pm »
Acreditar nesses números (lá sejam quais forem) é um verdadeiro 'salto de fé'.



Mas, bem a propósito:

ESPECIAL: Comparação padronizada de custos de caças ao longo da vida útil

Sds

Como foi o caso do KC390? Ora diga lá meu caro forista, quanto diziam que custava e quanto Portugal pagou por 5?   :mrgreen:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium

Citar
Custo unitário   US$: 85 milhões

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/governo-aprova-827-milhoes-de-euros-para-comprar-cinco-avioes-kc-390

Saudações  :mrgreen:

P.S. Off topic: Se o Brasil optar por Gripen C e D exedentes, com o Kit de modernização para o padrão E, fica ela por ela do preço de um Tejas, ou mesmo mais barato. E o KC está bem adiantado para ser vendido aos Suecos. ;)

https://theaviationist.com/2024/11/11/sweden-selects-embraer-c-390/

 P.S. 2 - Interessante a questão dos custos ao longo da vida, mas fica algo por explicar: Sendo o Gripen mais barato a FAB pisca o olho a um caça tampão?  A lógica seria adquirir mais Gripen do stock Sueco ou mesmo C e D, e moderniza-los posteriormente na Embraer para o padrão E. Porem... ;)

https://www.cavok.com.br/brasil-quer-caca-tampao-ate-novo-gripen-chegar

Citar
Face as notícias que estão sendo veículadas na mídia nacional e internacional sobre a possível aquisição pela Força Aérea Brasileira (FAB) de caças F-16 usados, o DAN enviou e-mail ao CECOMSAER solicitando uma posição oficial da FAB sobre o assunto.

Agradecemos a pronta resposta do CECOMSAER sobre o assunto. Segue a reposta abaixo:

Senhor(a) jornalista,

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que está levantando dados para a realização de um estudo sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves de caça usadas F-16 Fighting Falcon. A análise, no entanto, não guarda relação com as capacidades da aeronave F-39 Gripen.

https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/forca-aerea-brasileira-responde-sobre-aquisicao-de-cacas-f-16-usados





« Última modificação: Novembro 21, 2024, 09:29:44 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1861
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1076/-1878
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3964 em: Novembro 21, 2024, 10:08:20 pm »

Os caros colegas deviam saber;

A única maneira de saber quanto custam é definir requisitos (muitos pontos "bónus" para stealth, claro, you gotta love stealth), fazer um concurso e esperar para ver as ofertas - incluindo contrapartidas.

Depois de receber propostas é regatear como os tailandeses estão a fazer entre Gripen e F-16V. A LM acabou de fazer uma nova conta-proposta.
É ver quem dá mais. Ou desconta mais.

Ou então é colocar um monte de dinheiro dos contribuintes á frente da LM e perguntar quantos F-35 é que dá.
E dizer Thank you very much LM no fim.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3965 em: Novembro 21, 2024, 10:40:11 pm »
Citar
Ou então é colocar um monte de dinheiro dos contribuintes á frente da LM e perguntar quantos F-35 é que dá.
E dizer Thank you very much LM no fim. 
À rico... ou pelo menos com a mania disso.
João Pereira
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6757
  • Recebeu: 7429 vez(es)
  • Enviou: 5042 vez(es)
  • +10183/-2923
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3966 em: Novembro 22, 2024, 03:47:18 pm »
A Embraer Defense escolheu a Fokker Services Group para a modificação e certificação para standard NATO dos 9 C-390M Millennium destinados aos Países Baixos e Áustria.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-defense-security-chooses-fokker-services-group-for-c-390m-aircraft-modification-package
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 871
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 546 vez(es)
  • +63/-6
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3967 em: Novembro 22, 2024, 04:39:52 pm »
A Embraer Defense escolheu a Fokker Services Group para a modificação e certificação para standard NATO dos 9 C-390M Millennium destinados aos Países Baixos e Áustria.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-defense-security-chooses-fokker-services-group-for-c-390m-aircraft-modification-package

A modificação e certificação para standard NATO para os da FAP foi/é feita por quem?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6757
  • Recebeu: 7429 vez(es)
  • Enviou: 5042 vez(es)
  • +10183/-2923
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3968 em: Novembro 22, 2024, 05:51:19 pm »
A modificação e certificação para standard NATO para os da FAP foi/é feita por quem?

Citar
(...) Depois da entrega da primeira aeronave ao Estado Português, o KC-390 foi sujeito a modificações à configuração base com o objetivo de se incorporar sistemas seguros de comunicação de voz e dados, de navegação e de conhecimento situacional do teatro de operações, garantindo assim potenciar capacidades de sobrevivência em cenários exigentes e com graus de ameaça diversificados.

Aquelas modificações foram projetadas pela OGMA, SA, Northtrop Grumman e Rockwell Collins, sob coordenação da EMBRAER e certificação da Autoridade Aeronáutica Nacional. Todo este processo de certificação das modificações são a garantia de que as aeronaves da Força Aérea Portuguesa cumprem com os mais elevados padrões internacionais de aeronavegabilidade, de inovação e de interoperabilidade. (...)

https://www.emfa.pt/noticia-4804-cerimonia-de-certificacao-da-aeronave-kc390
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, goncalobmartins

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +17/-17
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3969 em: Novembro 22, 2024, 06:17:22 pm »
A Embraer Defense escolheu a Fokker Services Group para a modificação e certificação para standard NATO dos 9 C-390M Millennium destinados aos Países Baixos e Áustria.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-defense-security-chooses-fokker-services-group-for-c-390m-aircraft-modification-package

Então mas não devia ser a OGMA??? ;D ;D
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3970 em: Novembro 22, 2024, 06:21:07 pm »
A Embraer Defense escolheu a Fokker Services Group para a modificação e certificação para standard NATO dos 9 C-390M Millennium destinados aos Países Baixos e Áustria.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-defense-security-chooses-fokker-services-group-for-c-390m-aircraft-modification-package

Então mas não devia ser a OGMA??? ;D ;D
Este é o tipo de situação que sempre me causa alguma "comichão"...
Espero bem que os nossos interesses estejam devidamente acautelados.
Serve para este acordo como qualquer outro.
Deixa perceber em concreto o que está em causa.
« Última modificação: Novembro 22, 2024, 07:12:50 pm por Lampuka »
João Pereira
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1423
  • Recebeu: 797 vez(es)
  • Enviou: 810 vez(es)
  • +436/-492
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3971 em: Novembro 22, 2024, 06:51:59 pm »
A Embraer Defense escolheu a Fokker Services Group para a modificação e certificação para standard NATO dos 9 C-390M Millennium destinados aos Países Baixos e Áustria.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-defense-security-chooses-fokker-services-group-for-c-390m-aircraft-modification-package

Então mas não devia ser a OGMA??? ;D ;D
Este é o tipo ee situação que sempre me causa alguma "comichão"...
Espero bem que os nossos interesses estejam devidamente acautelados.
Serve para este acordo como qualquer outro.
Deixa perceber em concreto o que está em causa.

Conhecem a anedota do 'pintas' já entradote que entra com uma boazona loura numa ourivesaria e lhe diz para escolher o colar que desejar???
A loura escolhe um colar de 400k e pergunta se pode ser... "Claro, minha querida, escolha o que desejar!".
REgateia um pouco com o dono da ourivesaria e lá passa um cheque no valor de 370.000 euros.
Ao que o dono da ourivesaria diz que por ser 6 feira à tarde só poderá levantar o colar na 2ª feira, depois de descontado o cheque.
"Não tem problema, 2ª feira à tarde eu venho levantar o colar".
E saem os dois, o 'pintas' e a boazona loura muito apaixonados da ourivesaria.
Na 2ª feira de manhã o dono da ourivesaria liga para o 'pintas' e diz-lhe muito respeitosamente que houve um pequeno problema com o cheque e não conseguiram fazer uma boa cobrança do mesmo e assim não podem entregar o colar.
"Ah, não tem problema nenhum, já papei a gaja"!!

Pergunta: adivinhem quem é a loura boazona nesta história da Embraer e da modificação e certificação para standard NATO dos KC holandeses?

E se for feito contrato com a Índia vão ver quem fabrica as secções da fuselagem que actualmente são produzidas em Portugal.....
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Duarte, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, Toaia, PTWolf, Pneucareca, Tiamate, Nighthawk, yuwanko

*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 230 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +166/-2502
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3972 em: Novembro 25, 2024, 11:05:08 pm »
A Embraer Defense escolheu a Fokker Services Group para a modificação e certificação para standard NATO dos 9 C-390M Millennium destinados aos Países Baixos e Áustria.

https://www.edrmagazine.eu/embraer-defense-security-chooses-fokker-services-group-for-c-390m-aircraft-modification-package

Então mas não devia ser a OGMA??? ;D ;D

A Fokker já é autorizada pela Embraer a prestar serviço ao KC-390 até certo nível. Não tem por que mandar pra OGMA se a Fokker é dos países baixos que estão pagando a aeronave.

Quando se precisar de algo mais complexo ai sim a OGMA faz sentido.
« Última modificação: Novembro 25, 2024, 11:05:58 pm por Tikuna »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3862
  • Recebeu: 2662 vez(es)
  • Enviou: 765 vez(es)
  • +1420/-1119
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3973 em: Novembro 29, 2024, 10:59:17 am »
Citar
Vistas do "cockpit" de KC-390 (26902, 497CDD) da Esquadra 506 - "Rinocerontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a 12 de Outubro de 2024, no decurso da edição de 2024 do "Air Summit", no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Portalegre, Portugal



https://x.com/EE_EspadaEscudo/status/1861687869712024026
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, Tikuna, PTWolf

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 509 vez(es)
  • +297/-1822
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3974 em: Dezembro 03, 2024, 10:34:07 pm »
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: saabGripen, MMaria