Mercado para uma aeronave da classe do C-390/C-130, já se sabia que havia. O facto de haver apenas 2 concorrentes viáveis (C-130J e C-390), faz com que as chances de qualquer um deles vencer um concurso, é de 50%. Os poucos concorrentes que poderia haver, são da Ucrânia (em guerra), da Rússia (não conta), do Japão (avião maior e mais caro) e da Europa (igualmente avião maior e mais caro).
Importante frisar, é que eles estavam/estão a desenvolver o MC-X (que se parece essencialmente um C-390... maior), o que poderá explicar o número reduzido de C-390 encomendados. Não me chocaria que a intenção fosse mesmo pegar no Millenium e tirar algumas lições para o seu próprio avião. E aqui coloca-se a questão: se o MC-X vir a luz do dia, e corresponder às expectativas, como ficará o mercado do Millenium, perante um concorrente de preço similar, mas capaz de transportar 30t de carga?
Entretanto, a se confirmar o valor de 544,4 milhões de $ para o negócio, não serão mais do que 3, máximo 4, aeronaves. Se com aquele valor, os gajos conseguissem 5 a 7 C-390, então era porque tínhamos sido roubados.

De notar que a ROKAF vai ficar, no fim do "dia", com 4 MRTT, 4 C-130J, 3/4 C-390, e no futuro um número desconhecido de MC-X.