De qualquer das formas, o melhor creio que seja o A (em termos de capacidades), além de ser o mais barato dos três. No máximo, talvez a LM aceitasse fazer uma versão alternativa do F-35A, com a sonda de abastecimento do B e C, mas isso só deveria ser possível se mais países assim o exigissem.
A capacidade de abastecimento dos KC-390, pouco útil será para nós, pois só se poderão abastecer entre si, e mais nada. Penso que ainda não tenham sido certificados para abastecer helicópteros, e na FAP, mais nenhum meio aéreo usa este método de abastecimento (não foram compradas sondas para os C-295 por exemplo).
Portanto, o MRTT além de se apresentar muito mais útil como abastecedor (podendo abastecer com ambos os métodos), também confere uma capacidade de transporte estratégico que não temos. Só para se ter uma ideia, se precisarmos de ir buscar a Moçambique 200 cidadãos nacionais, um MRTT faz isso sozinho em voo directo, já o KC, tem que abastecer a meio na ida e na volta, e têm que ser enviados 2 (ou 3, se escolhermos fazer AAR ao invés de fazer uma escala).