No post do Vitor Santos temos uma foto de um C-130 a transportar o mesmo modelo de tanque de O2. E daí? O que é que está capacidade acrescenta às actuais? Um pouco mais de honestidade precisa-se.
A diferença é que um tanque 22K7 (EN‐ISO6346) pode ter um peso máximo de 36 toneladas. Nesse caso o KC-390 pode transportar as 26 toneladas dele, pois entra como peso concentrado, enquanto o nosso Hercules H somente 19. Se vazio o tanque ele pesa 8 toneladas, o Hercules pode transportar 11 toneladas de O2 e o KC-390 18 toneladas de O2. Com nossos 4 KC-390 transportamos o mesmo que 6,5 hercules, ou seja, no fim desse ano uma frota de 8 KC-390 fará o mesmo trabalho que 13 Hércules nossos, com mais velocidade e eficiência.
Os únicos injustiçados aqui, somos nós, e a FAP.
É que se 4 KC390 transportam o mesmo que 6,5 Hercules, 4 A400m também transportam o mesmo que 6,5 KC390..
E isto, partindo do princípio que o KC-390 aguenta 26 toneladas, o que permitiria no máximo um alcance de 2500km..
Por outras palavras, mesmo que o custo do A400m fosse próximo dos 200M por aeronave (estou a exagerar), ficávamos mais bem servidos com apenas 4 destes que com os 6 Embraer. E com um maior alcance, cerca de 3300km.
Sendo que na minha humilde opinião, não faz sentido gastar tamanha soma na capacidade de transporte, logo à partida.
Cumprimentos
os 827 milhões deveriam ter sido empregues noutra aeronave de carga, com maiores capacidades, tipo A400, com apenas quatro unidades, e ainda sobrava dinheiro para ajudar a fazer, por exemplo os upgrades dos F's
vamos lá a umas contas de merceeiro
Se a aeronave vazia pesa 51 tons, e o PMD é 81 tons logo a diferença é de 30 tons correcto.
Como a capacidade máxima de carga é de 26 tons, sobram 4 tons de fuel portanto temos de saber qual o alcance para quatro toneladas de combustivel e de certeza que não são 2500 kms pelo simples motivo porque se fossem tanto, se a aeronave carregasse as 23,2 tons de fuel permitiam ter um raio de acção de praticamente 12.000 kms, mas apenas com um payload de 6,8 tons !!!
Ora, segundo os dados abaixo apresentados temos para um payload máximo = 26 tons, o FOB = 4 Tons, e, a aeronave tem um alcance de 2820 kms

?
Se tal fosse verdade como é que num voo ferry, portanto carregando as 23,2 Tons de fuel, a aeronave percorre sómente
6130 kms, pouco mais do dobro dum voo com a carga máxima

?
Pesos e capacidades
Vazio: 51 000 kg (112 000 lb)
Máximo de decolagem (MTOW) 67 000 kg (148 000 lb) (missões táticas); 74 400 kg (164 000 lb) (normal)
e 81 000 kg (179 000 lb) (transporte logístico)
Carga útil máxima: 26 000 kg (57 300 lb)
Combustível nas asas: 23 200 litros (6 130 galões)
Tripulação: Três (um piloto, um co-piloto e um engenheiro de voo) e oitenta soldados equipados ou 64 paraquedistas (configuração típica)
Desempenho
Velocidade máxima: 0,8 Ma (988 km/h)
Velocidade máxima de cruzeiro: 470 kn (870 km/h)
Alcance com carga útil máxima: 1 520 m.n. (2 820 km)
Alcance de traslado: 3 310 m.n. (6 130 km)https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millenniumhttps://defense.embraer.com/br/pt/kc-390Abraços