O KC-130 não completou sua campanha de REVO em helicópteros pura e simplesmente porque a FAB não havia ainda homologado o reabastecimento em voo dos H225M Caracal. A campanha de ensaios do caracal na FAB tardou, mas foi concluída no inicio desse mês. O próximo passo é Homologar o KC-390 para helis no Caracal.
A Velocidade de reabastecimento do KC-390 e do KC-130 para revo de helicópteros é praticamente a mesma.
Então se assim é, explique-me por favor, porque as aeronaves reabastecedoras, como as que referi, KC10, KC135, KC46 nunca efectuaram um AAR a aeronaves de asa rotativa ?
a sua resposta faz-me lembrar este post :
O KC-390 nunca poderá reabastecer outro KC.
E EH-101's para já não pode porque só está homologado para reabastecer aviões de pequeno porte como caças com o sistema probe and drogue.
Aviões reabastecedores a jacto com stall-speed's muito próximo da velocidade máxima dos helicópteros é muito complicado. O A400M e o KC-130J podem reabastecer helis. O KC tenho as as minhas dúvidas.
O A400 não pode reabastecer helicópteros por causa da turbulência criada pela contra-rotação das hélices, por isso é que vários utilizadores têm vindo a comprar outros aviões para o fazer.
O KC-390 pode abastecer qualquer avião da FAP, excepto o F-16, caso adquiram o equipamento em falta.
O KC-390 poderá reabastecer outro KC-390.
Deixa de dizer mal só porque sim ou porque tens outros interesses.
como podemos constatar não é verdade a contra rotação de um turbo helice, não tem o mesmo efeito que uma turbina a reação, uma foto vale por muitos milhares de palavras:

Cumprimentos
E por gentileza: Que tenho eu a ver com esse post de outro forista?
E poque essas aeronaves que citou não reabastecem helicópteros? Você precisa mesmo me perguntar?
Elas não foram projetadas para isso, é simples demais a resposta para que seja requisitada; 
E os C's quando foram construidos, foram projectados para efectuarem AAR aos helis ??
Tikuna nenhuma aeronave, actual e em serviço, como reabastecedora, foi projectada para reabastecer helis.
Todos os REabastecedores foram convertidos a partir de aeronaves ou de pax ou cargueiros tão simples quanto isso e o mais importante neste caso é que abastecer uma aeronave de asa fixa é muito menos complicado e menos arriscado que abastecer um heli, se não o fosse as aeronaves a reacção já o tinham efectuado, e não o fazem porque será ??
Cumprimentos