Estou para ver se quando for para adquirir caças, fragatas e afins se vai olhar para os concorrentes e adquirir "a nova tecnologia" e se receberá as mesmas desculpas e facilitismos que o 390 tem recebido. Todos sabemos que, por 900 milhões, muita coisa se endireitava nas FA portuguesas, e neste momento gastar esse valor em aeronaves meramente de transporte, é absurdo.
900 milhões dava para muita coisa, mas ou substituis os C-130 ou deixas de ter aviões excepto os C-295.
CdM mas quando necessitas de transportar algo mais pesado/volumoso/maior quantidade recorres a outras aeronaves bem maiores para executares a missão, logo na prática as aeronaves que possuis como cargueiros médios/pesados não conseguem cumprir com as necessidades de transporte.
Não falo de transportar viaturas de trinta toneladas mas sim uns simples oito ST5 + um par de camiões de apoio, para um determinado TO a 3500 kms, juntamento com uma CAt, como se fazia ??
Andávamos uma semana com um ou dois C's ??
O mesmo vai acontecer com os 390 vão ser pernas sobre pernas para realizar um voo de 3000/3500 kms para transportar um total de 50/60 tons de payload.
O caso de Moçambique foi flagrante lá tivemos de usar uma aeronave, daquelas que só dá problemas para la colocar a nossa ajuda, e não é que o sacana do A400 executou a missão de uma vez !!!
Quanto aos 900 milhões completamente de acordo com o dc, então para uma LPM,
nem sei o que isso é, de 4700 milhões,
gastar de uma assentada 20% em cinco aeronaves de transporte, mais do dobro quanto o upgrade VIper para trinta F16 nos custaria, revela bem o planeamento que para aqui vai !!!

É por essas e por outras que depois
apenas há 53 milhões para cinco helis de evacuação.

Abraços