Se houvesse gente responsável na Defesa Nacional, era o que deveria ter acontecido e mantido como reserva, dois ECC de M60A3 TTS.
Sou da opinião que o 🇵🇹 @Exercito_pt deveria ter colocado uns 30 carros de combate M60A3 TTS na situação de armazenamento de longa duração logo após a desativação formal do blindado em 2018. O que acham os seguidores sobre essa idea? 🇵🇹 recebeu 93 M60A3 TTS entre 1993 e 1996.

https://twitter.com/Defence360/status/1617630424007868416?cxt=HHwWgIDUjZqT_fIsAAAA
Abraços
Se não estou em erro, na altura da aquisição dos Leopard, havia o plano de manter em reserva uns quantos M-60. Plano esse que acabou por não vingar, talvez por culpa da crise, e de mal haver dinheiro para manter as coisas operacionais, quanto mais na reserva. Ainda houve a esperança de que, em vez de se manter M-60 na reserva, se comprasse os tais 18 Leopard extra. Acabou por não ser nem uma nem outra.
Tivesse sido mantido em reserva, ou até em serviço como CC complementar ao Leopard, poderia tomar-se a opção de modernizar para a versão Sabra:

Hoje, já vamos tarde, mas ainda vamos a tempo de tomar medidas para, caso não haja vontade de aumentar o nº de Leopard, complementar com um "carro de combate médio", como o ASCOD 2 MMBT, o Griffin ou uma variante de um futuro IFV que venha equipado com canhão de 105 ou 120mm.
A questão acaba por ser a mesma: o que querem da BrigMec? Uma Brigada pesada completa e independente, correndo o risco de não haver dinheiro para tudo, ficando uma brigada grande mas mal equipada? Ou uma brigada mais compacta, com números mais contidos*, mas ênfase na tecnologia, e que é vista não como unidade inteiramente independente, mas sim como uma unidade chave para o colectivo das FA?
*Números contidos, no sentido de, em vez de se ambicionar ter uma força com mais de 300 blindados, entre CC, variantes do M-113, etc, reduzir para uns 200 veículos.
O Stryker MGS está cheio de problemas e por algum motivo já foi desta para melhor
Não é certamente impossível desenhar algo similar mas normalmente funciona melhor quando o chassis é feito de raiz com esse objetivo em mente
Existe o Centauro, tanto na versão Centauro B1 com canhão de 105mm, como o Centauro II de 120mm. Mas isso era mais para a BrigInt, algo que seria sem dúvida muito bem vindo.