P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

  • 1013 Respostas
  • 302980 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7408
  • Recebeu: 8511 vez(es)
  • Enviou: 5783 vez(es)
  • +10227/-2955
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1005 em: Hoje às 12:39:00 pm »
Ok, obrigado pelo esclarecimento. Já agora, na tua opinião, faz sentido, para um país como Portugal, ter 6 KC-390, 4 C-130 (sendo que, pelo que eu sei, só foram adquiridos dois sistemas MAFFS II e entretanto os Canadair vão acabar por chegar) e outros tantos C-295 (eu sei que estes são usados maioritariamente nas ilhas para outro tipo de missões)? Obrigado.

Se olharmos somente aos números em bruto, obviamente parece demasiado. Todavia, dos 6 KC-390 encomendados ainda só temos 3, e que naturalmente não estarão sempre disponíveis por razões de manutenção, hipotética avaria ou acidente, etc. O mesmo com os C-130H/H-30, que possuímos neste momento 3 operacionais (embora o 4º esteja quase pronto), e que também nem sempre estarão disponíveis pelas mesmas razões que adiantei em relação ao Millennium.

Em relação aos C-295M, para além destes mesmos fatores, há também que ter em conta que é uma frota com conhecidos problemas de disponibilidade, que por vezes as células passam muito tempo em manutenção tanto cá, como em Sevilha, e que nesta altura nem sequer se encontra completa. Logo, por esse prisma, ainda não serão demasiados, e muitos duvidam dentro e fora da FAP que os C-130 aguentem até 2040, ainda para mais na exigente missão que os irão agora colocar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EdWeise

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7408
  • Recebeu: 8511 vez(es)
  • Enviou: 5783 vez(es)
  • +10227/-2955
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1006 em: Hoje às 12:43:20 pm »
O pessoal do P-3 Orion Research Group perguntou diretamente à Marinha Alemã o que se passa com o "60+30/24812". Eis a (curta) resposta do Comandante Björn Malmus, responsável máximo da Aviação Naval Germânica:

Citar
The plane is still there (Bermudas), needs a bit more investment into the damage/repair evaluation.

Ou seja, dá um pouco a sensação de que nos querem passar a batata quente para as mãos.  :-\
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, goncalobmartins

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1690
  • Recebeu: 689 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +426/-2022
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1007 em: Hoje às 12:43:52 pm »
2 Canadair e 2 C130 MAFF's são uma gota no oceano dos incêndios...
João Pereira
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11675
  • Recebeu: 2685 vez(es)
  • Enviou: 4026 vez(es)
  • +1008/-1152
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1008 em: Hoje às 04:18:16 pm »
Faz sentido fazer o mesmo com as tripulações do C295 versão maritime patrol para os P3?

Penso que não, os C295 de vigilância marítima não vão acabar...

E no caso dos pilotos, eles podem voar nos C295 tácticos, não existem pilotos só de C295 vigilância marítima.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11675
  • Recebeu: 2685 vez(es)
  • Enviou: 4026 vez(es)
  • +1008/-1152
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1009 em: Hoje às 04:19:43 pm »
O pessoal do P-3 Orion Research Group perguntou diretamente à Marinha Alemã o que se passa com o "60+30/24812". Eis a (curta) resposta do Comandante Björn Malmus, responsável máximo da Aviação Naval Germânica:

Citar
The plane is still there (Bermudas), needs a bit more investment into the damage/repair evaluation.

Ou seja, dá um pouco a sensação de que nos querem passar a batata quente para as mãos.  :-\

Vai lá uma equipa de mecânicos e desmonta as peças todas e trás num KC390 ou C-130.  :mrgreen:
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 271
  • Recebeu: 198 vez(es)
  • Enviou: 234 vez(es)
  • +29/-44
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1010 em: Hoje às 04:41:38 pm »
Caro CJ: já o "sistemas de acústicos actualizado" presumo que passe por mais umas deslocações até Halifax, não??

Não necessariamente. Penso que poderá, e deverá, ser feito na OGMA.

A modernização do sistema de acústicos da frota CUP+ foi um aditamento ao contrato com a General Dynamics Mission Systems-Canada.
Desconheço se a OGMA tem capacidade para fazer esse trabalho.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10918
  • Recebeu: 6464 vez(es)
  • Enviou: 5031 vez(es)
  • +8584/-2125
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1011 em: Hoje às 05:22:13 pm »
O pessoal do P-3 Orion Research Group perguntou diretamente à Marinha Alemã o que se passa com o "60+30/24812". Eis a (curta) resposta do Comandante Björn Malmus, responsável máximo da Aviação Naval Germânica:

Citar
The plane is still there (Bermudas), needs a bit more investment into the damage/repair evaluation.

Ou seja, dá um pouco a sensação de que nos querem passar a batata quente para as mãos.  :-\

Amigo CG, ja a passaram.

Abraco
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10918
  • Recebeu: 6464 vez(es)
  • Enviou: 5031 vez(es)
  • +8584/-2125
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1012 em: Hoje às 05:23:11 pm »
Faz sentido fazer o mesmo com as tripulações do C295 versão maritime patrol para os P3?

Penso que não, os C295 de vigilância marítima não vão acabar...

E no caso dos pilotos, eles podem voar nos C295 tácticos, não existem pilotos só de C295 vigilância marítima.

Enfim......
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7408
  • Recebeu: 8511 vez(es)
  • Enviou: 5783 vez(es)
  • +10227/-2955
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1013 em: Hoje às 06:04:06 pm »
A modernização do sistema de acústicos da frota CUP+ foi um aditamento ao contrato com a General Dynamics Mission Systems-Canada.
Desconheço se a OGMA tem capacidade para fazer esse trabalho.

I stand corrected.  :)

Então sim, dessa forma vai tudo passar por Halifax.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)