P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

• 1007 Respostas
  • 302761 Visualizações
*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7407
  • Recebeu: 8510 vez(es)
  • Enviou: 5781 vez(es)
  • +10227/-2955
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1005 em: Hoje às 12:39:00 pm »
Ok, obrigado pelo esclarecimento. Já agora, na tua opinião, faz sentido, para um país como Portugal, ter 6 KC-390, 4 C-130 (sendo que, pelo que eu sei, só foram adquiridos dois sistemas MAFFS II e entretanto os Canadair vão acabar por chegar) e outros tantos C-295 (eu sei que estes são usados maioritariamente nas ilhas para outro tipo de missões)? Obrigado.

Se olharmos somente aos números em bruto, obviamente parece demasiado. Todavia, dos 6 KC-390 encomendados ainda só temos 3, e que naturalmente não estarão sempre disponíveis por razões de manutenção, hipotética avaria ou acidente, etc. O mesmo com os C-130H/H-30, que possuímos neste momento 3 operacionais (embora o 4º esteja quase pronto), e que também nem sempre estarão disponíveis pelas mesmas razões que adiantei em relação ao Millennium.

Em relação aos C-295M, para além destes mesmos fatores, há também que ter em conta que é uma frota com conhecidos problemas de disponibilidade, que por vezes as células passam muito tempo em manutenção tanto cá, como em Sevilha, e que nesta altura nem sequer se encontra completa. Logo, por esse prisma, ainda não serão demasiados, e muitos duvidam dentro e fora da FAP que os C-130 aguentem até 2040, ainda para mais na exigente missão que os irão agora colocar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EdWeise

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7407
  • Recebeu: 8510 vez(es)
  • Enviou: 5781 vez(es)
  • +10227/-2955
« Responder #1006 em: Hoje às 12:43:20 pm »
O pessoal do P-3 Orion Research Group perguntou diretamente à Marinha Alemã o que se passa com o "60+30/24812". Eis a (curta) resposta do Comandante Björn Malmus, responsável máximo da Aviação Naval Germânica:

The plane is still there (Bermudas), needs a bit more investment into the damage/repair evaluation.

Ou seja, dá um pouco a sensação de que nos querem passar a batata quente para as mãos.  :-\
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Lampuka

• Investigador
  • 1687
  • Recebeu: 685 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +426/-2021
« Responder #1007 em: Hoje às 12:43:52 pm »
2 Canadair e 2 C130 MAFF's são uma gota no oceano dos incêndios...
João Pereira