P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Duarte

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1035 em: Dezembro 22, 2025, 06:50:32 pm »

... então em princípio a Força Aérea terá interesse em contar com esta célula "60+03" (FAP "24812"). A acompanhar.

Poderá é ser para servir de vaca apenas, se não for recuperável?   
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sivispacem

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1036 em: Dezembro 22, 2025, 06:56:32 pm »
Entretanto, o "60+03/24812" permanece "grounded" nas Bermudas. Ainda ontem vi uma foto do mesmo, e segundo se diz por terras germânicas os alemães terão desistido do aparelho, não tendo intenções de o fazer voar mais. Por isso a batata quente passará para Portugal, e até agora não é claro se a FAP deseja ou não contar com esta célula.

Imagem captada na passada quarta-feira do "60+03" no Aeroporto Internacional das Bermudas.

(Crédito: P-3 Orion Research Group)



Sexta-feira uma fonte da Marinha Alemã comunicou ao P-3 ORG o seguinte:

Citar
The aircraft is deregistered in Germany and will be handed over to Portugal in January. Then it will be their business.

Portanto, a batata quente passará de facto em breve para as nossas mãos. Com o CEMFA a afirmar na recente entrevista ao DN que a frota de Orion irá ser reforçada de 5 para 11 aeronaves...

Citar
(...) Reforçámos igualmente a frota do P-3 no âmbito da vigilância e da segurança, passando de cinco para onze aeronaves, através de um protocolo com a Alemanha, que nos permitiu integrar seis aeronaves desta capacidade. Paralelamente, iniciámos o processo de modernização do P-3 em duas fases distintas. Encontra-se atualmente em curso a segunda fase dessa modernização, que vai conferir à aeronave uma maior capacidade de combate e introduzir uma nova vertente na vigilância, nomeadamente a capacidade de operar praticamente em tempo real, com elevada conectividade com outras capacidades. (...)

https://www.dn.pt/sociedade/general-cartaxo-alves-nunca-tivemos-tanta-gente-em-formao-na-fora-area-como-temos-agora

... então em princípio a Força Aérea terá interesse em contar com esta célula "60+03" (FAP "24812"). A acompanhar.

Curioso em saber como irá chegar cá....
Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1037 em: Dezembro 22, 2025, 07:58:06 pm »
Poderá é ser para servir de vaca apenas, se não for recuperável?

Poderá, mas para isso terá de voar para Alverca ou Beja. Com os alemães a lavarem as mãos como Pôncio Pilatos, todas as responsabilidades inerentes ao estado e permanência do Orion nas Bermudas recaem para o Estado Português, logo diria ser importante arranjar maneira de rapidamente se encontrarem as condições para que as autoridades das Bermudas possam atribuir o respetivo CAA (Certificado de Avaliação de Aeronavegabilidade), de modo a que o P-3 possa encetar o ferry-flight em direção ao nosso país.


Curioso em saber como irá chegar cá....

A Força Aérea terá de enviar técnicos para averiguar o estado do aparelho. No entanto, a FAP tem o trunfo de praticamente 4 décadas de operação com este avião, algo que não aconteceu no caso alemão. Seja para uso operacional ou para fonte de peças, é importante contar com este Orion em território nacional.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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wyldething

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1038 em: Dezembro 22, 2025, 11:16:37 pm »
Poderá é ser para servir de vaca apenas, se não for recuperável?

Poderá, mas para isso terá de voar para Alverca ou Beja. Com os alemães a lavarem as mãos como Pôncio Pilatos, todas as responsabilidades inerentes ao estado e permanência do Orion nas Bermudas recaem para o Estado Português, logo diria ser importante arranjar maneira de rapidamente se encontrarem as condições para que as autoridades das Bermudas possam atribuir o respetivo CAA (Certificado de Avaliação de Aeronavegabilidade), de modo a que o P-3 possa encetar o ferry-flight em direção ao nosso país.


Curioso em saber como irá chegar cá....

A Força Aérea terá de enviar técnicos para averiguar o estado do aparelho. No entanto, a FAP tem o trunfo de praticamente 4 décadas de operação com este avião, algo que não aconteceu no caso alemão. Seja para uso operacional ou para fonte de peças, é importante contar com este Orion em território nacional.

Eu diria que a responsabilidade será do seguro da aeronave que embateu no P-3, ou da empresa de handling (não me recordo se estava a ser rebocada ou a taxiar)