P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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wyldething

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #990 em: Hoje às 04:11:24 pm »
A questão dos pilotos na FAP e´de facto cada vez mais premente. Não apenas pelos conhecidos problemas de retenção mas também pelo aumento do número de aeronaves a curto médio prazo, que para a nossa dimensão apresenta alguns desafios, no mínimo. Nos próximos 2-3 anos a FAP recebera´:
- +9 UH-60
- +5 P3-C
- +3 KC-390
- +12 ST
Nem refiro o previsível aumento do numero de caças de que tanto se fala

Temos assim um total de 29 aeronaves de todos os tipos. Se considerarmos um ratio de 1.5 pilotos por aeronave temos 45 pilotos adicionais por formar e enquadrar nas esquadras nesse prazo (onde, como é sabido, a situação a esse nível está longe de ser a ideal...),  não considerando o BAU

Supostamente, só pilotos de helicópteros deveriam ser formados 60 até ao final da década
http://www.passarodeferro.com/2023/09/forca-aerea-ira-formar-60-pilotos-de.html
 

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Lightning

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #991 em: Hoje às 04:25:21 pm »
Força Aérea investe 24 milhões na modernização da frota P-3C – ECO
 https://share.google/NTwm5QCb9NYph0kS3
 
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dc

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #992 em: Hoje às 04:32:49 pm »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.

Sin, EC-390 AEW/C.
Cps
Não digas isso, que dás já um ataque de coração ao dc e o homem morre ainda antes do Natal…

Achas?

A NATO mais depressa faz como os franceses, e opta pelo GlobalEye.

De resto, nada muda as limitações declaradas do 390, nem as dúvidas face à sobrevivabilidade de AWACS de grandes dimensões, igualmente apontadas ao E-7.
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #993 em: Hoje às 04:42:51 pm »
Citar
Considerando que o Estado Português, através da Força Aérea, adquiriu todo o inventário da frota P-3C da República Federal da Alemanha (P-3C GER), conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2023, de 30 de agosto, e que estas aeronaves têm utilidade em reforço das atividades de patrulhamento, que são cada vez mais prementes, o incremento, com esta aquisição, do número de aeronaves P-3C disponíveis para vigilância, reconhecimento e patrulhamento acarreta, contudo, a necessidade da sua modificação para a mesma configuração da restante frota existente na Força Aérea, nomeadamente quanto à atualização das competências operacionais.

Considerando que, para reforço da capacidade operacional das aeronaves P-3C GER, é necessário, no imediato, dotar cinco delas com a capacidade de Link-16 Crypto Modernization, por forma a respeitar os atuais mandatos de operação da NATO, com a capacidade Automatic Identification System, integrada com outras tecnologias de bordo, e com um sistema de acústicos atualizado, acompanhando a evolução tecnológica das ameaças, sem problemas de obsolescência, num projeto a desenvolver entre os anos de 2025 e 2028:

Portanto, a harmonização de certos equipamentos e sensores dentro da frota, provavelmente mantendo o radar e FLIR originais nos P-3C GER.

Não se trata ainda do pontapé de saída do programa CUP+ Block II, ou pelo menos não no imediato para estes Orion. Dir-se-ia serem estes que eventualmente poderão ser colocados nos Açores, veremos então.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Lampuka

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #994 em: Hoje às 04:56:31 pm »
BA4 proximamente com C295, EH101 e P3 em permanência.
Deveriam complementar com uma base da Marinha nos Açores, como já foi falado, e um destacamento de caças.
Para ficar completo,  radar e defesa aérea.
Enquanto há vida há esperança...
João Pereira