P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Major Alvega

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #975 em: Novembro 21, 2025, 12:12:17 am »
Em PT terão de aguentar até 2038, para depois entrarem em cena os P-8A ou versão europeia do A-321.

Será que aguentam até lá? Se agora, antes da chegada dos "alemães", já só tinham 3 a voar. Em 2038 quando tiverem 56 anos, ainda será mais dificil mantê-los. Nessa altura, na melhor das hipóteses, teremos para aí 2 ou 3 a voar no máximo, depois de ser tudo canibalizado.
 

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Subsea7

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #976 em: Novembro 21, 2025, 12:14:28 am »
Em PT terão de aguentar até 2038, para depois entrarem em cena os P-8A ou versão europeia do A-321.

Será que aguentam até lá? Se agora, antes da chegada dos "alemães", já só tinham 3 a voar. Em 2038 quando tiverem 56 anos, ainda será mais dificil mantê-los. Nessa altura, na melhor das hipóteses, teremos para aí 2 ou 3 a voar no máximo, depois de ser tudo canibalizado.

É o objetivo, pessoalmente acho que em 2030, vamos estar a encomendar uns 6 P-8A a Boeing...
Cps
 
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Duarte

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #977 em: Novembro 21, 2025, 12:47:06 am »
O futuro dos MPAs

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Transição de Aeronaves de Patrulha Marítima Tripuladas para Não Tripuladas
Visão Geral das Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA)
As Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA) são concebidas para operações de longa duração sobre a água, com foco na guerra anti-submarina, guerra anti-navio e missões de busca e salvamento. Tradicionalmente, estas aeronaves são tripuladas, utilizando sensores e sistemas avançados para desempenharem as suas funções de forma eficaz.

Vantagens dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)
Eficiência de Custos: Os UAV têm geralmente custos operacionais mais baixos em comparação com as aeronaves tripuladas.

Redução de Riscos: Os sistemas não tripulados minimizam o risco para a vida humana em missões perigosas.

Alcance e Autonomia alargados: Os UAV podem operar durante períodos mais longos sem necessidade de descanso da tripulação.

Recolha e Processamento de Dados: Os UAV podem recolher e transmitir dados em tempo real, melhorando a consciência situacional.

Desenvolvimentos Atuais na Integração de UAV
Operação Conjunta Tripulada-Não Tripulada: Os avanços recentes mostram uma tendência para a integração dos UAV com aeronaves tripuladas. Isto permite uma recolha de dados melhorada e maior segurança operacional.
IA e Tecnologia de Sensores: A utilização de inteligência artificial em VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) melhora a aquisição de alvos e a execução de missões, tornando-os eficazes em ambientes complexos.
Futuro das Operações de Áreas Marinhas Protegidas
Prevê-se que a transição para a utilização de UAV em funções de Áreas Marinhas Protegidas continue, com o desenvolvimento contínuo de tecnologias e estratégias operacionais. Esta transição visa melhorar as capacidades de vigilância marítima, reduzindo os custos e os riscos associados às missões tripuladas.

Até 2035 muita coisa vai mudar com a IA.
« Última modificação: Novembro 21, 2025, 12:48:33 am por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
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Red Baron

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #978 em: Novembro 21, 2025, 02:02:02 am »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.
 

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yuwanko

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #979 em: Novembro 21, 2025, 10:35:49 am »
Em PT terão de aguentar até 2038, para depois entrarem em cena os P-8A ou versão europeia do A-321.

Será que aguentam até lá? Se agora, antes da chegada dos "alemães", já só tinham 3 a voar. Em 2038 quando tiverem 56 anos, ainda será mais dificil mantê-los. Nessa altura, na melhor das hipóteses, teremos para aí 2 ou 3 a voar no máximo, depois de ser tudo canibalizado.

É o objetivo, pessoalmente acho que em 2030, vamos estar a encomendar uns 6 P-8A a Boeing...
Cps

Nah.... KC390
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #980 em: Novembro 23, 2025, 11:42:12 am »
No entanto, existem outros relatos que dão conta que o "60+03" poderá ser alvo de reparações que lhe permitam efetuar um ferry-flight até Alverca, onde então passaria por uma intervenção mais profunda. Há até mesmo quem afirme na Alemanha que a intenção da Marinha Alemã será passar a posse do P-3C para a FAP nas Bermudas, o que poderá então confirmar o rumor de que após reparação seguiria para Alverca, e não Nordholz.

Num fórum alemão ligado à Defesa, surgiu ontem novamente o rumor de que a Marinha Germânica irá passar a posse do "60+03" para a FAP nas Bermudas. A ser verdade, isso significa que os problemas neste P-3C passarão agora a ser da inteira responsabilidade da Força Aérea Portuguesa.  :-\

Veremos se a segunda parte do que escrevi no mês passado se concretiza, ou seja, que a aeronave possa brevemente ter condições para fazer a viagem até Alverca, onde eventualmente seria reparada. 
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #981 em: Novembro 23, 2025, 12:18:32 pm »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.

Sin, EC-390 AEW/C.
Cps
 
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JohnM

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #982 em: Novembro 23, 2025, 03:10:39 pm »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.

Sin, EC-390 AEW/C.
Cps
Não digas isso, que dás já um ataque de coração ao dc e o homem morre ainda antes do Natal…
 
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LM

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #983 em: Novembro 23, 2025, 05:35:52 pm »
 :mrgreen:

E como "Portugal está participando do desenvolvimento da nova variante ISR do C-390"... E temos cá bastantes tradutores de híndi para ajudar à... integração.



Embraer C-390 Millennium em versão AWACS para a Índia pode ser uma realidade
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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PereiraMarques

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #984 em: Hoje às 12:30:38 pm »
Aparentemente vamos incorporar 5 aeronaves ex-alemãs...

Despacho n.º 14175/2025
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional
Autoriza a Força Aérea a assumir o encargo plurianual e a realizar a respetiva despesa com a modernização de aeronaves da frota P-3C GER e delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea os poderes para a prática dos atos subsequentes.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/14175-2025-955539164

Citar
modernização de 5 (cinco) aeronaves da frota P-3C GER, capacitando-as com Link16 Crypto Modernization, com Automatic Identification System e com a atualização do sistema de acústicos
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #985 em: Hoje às 12:38:16 pm »
Aparentemente vamos incorporar 5 aeronaves ex-alemãs...

Despacho n.º 14175/2025
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional
Autoriza a Força Aérea a assumir o encargo plurianual e a realizar a respetiva despesa com a modernização de aeronaves da frota P-3C GER e delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea os poderes para a prática dos atos subsequentes.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/14175-2025-955539164

Citar
modernização de 5 (cinco) aeronaves da frota P-3C GER, capacitando-as com Link16 Crypto Modernization, com Automatic Identification System e com a atualização do sistema de acústicos

Aparentemente, dos 6 P-3C alemães um ficará para 'vaca'....

E cada vez se afigura mais provável a criação de uma 2ª esquadra (ou destacamento) nos Açores. Assim hajam pilotos para tanto.... 
Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #986 em: Hoje às 12:46:10 pm »
Aparentemente, dos 6 P-3C alemães um ficará para 'vaca'....

E cada vez se afigura mais provável a criação de uma 2ª esquadra (ou destacamento) nos Açores. Assim hajam pilotos para tanto.... 

Sim, com este passo cada vez dá mais a sensação de que assistiremos em breve à criação de uma hipotética Esquadra 602, em vez de um simples destacamento dos Lobos nas Lajes.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #987 em: Hoje às 01:06:14 pm »

Colocar P3 nas Lages não era uma das contrapartidas que Portugal tem que dar aos EEUU para eles aprovarem uma compra de F-35?
 

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sivispacem

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #988 em: Hoje às 01:22:41 pm »
A questão dos pilotos na FAP e´de facto cada vez mais premente. Não apenas pelos conhecidos problemas de retenção mas também pelo aumento do número de aeronaves a curto médio prazo, que para a nossa dimensão apresenta alguns desafios, no mínimo. Nos próximos 2-3 anos a FAP recebera´:
- +9 UH-60
- +5 P3-C
- +3 KC-390
- +12 ST
Nem refiro o previsível aumento do numero de caças de que tanto se fala

Temos assim um total de 29 aeronaves de todos os tipos. Se considerarmos um ratio de 1.5 pilotos por aeronave temos 45 pilotos adicionais por formar e enquadrar nas esquadras nesse prazo (onde, como é sabido, a situação a esse nível está longe de ser a ideal...),  não considerando o BAU
Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #989 em: Hoje às 02:24:42 pm »
E como o "60+03" permanece nas Bermudas, veremos se não será este o Orion que ficará riscado.  :-\
« Última modificação: Hoje às 02:25:36 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)