P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Major Alvega

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #975 em: Novembro 21, 2025, 12:12:17 am »
Em PT terão de aguentar até 2038, para depois entrarem em cena os P-8A ou versão europeia do A-321.

Será que aguentam até lá? Se agora, antes da chegada dos "alemães", já só tinham 3 a voar. Em 2038 quando tiverem 56 anos, ainda será mais dificil mantê-los. Nessa altura, na melhor das hipóteses, teremos para aí 2 ou 3 a voar no máximo, depois de ser tudo canibalizado.
 

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Subsea7

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #976 em: Novembro 21, 2025, 12:14:28 am »
Em PT terão de aguentar até 2038, para depois entrarem em cena os P-8A ou versão europeia do A-321.

Será que aguentam até lá? Se agora, antes da chegada dos "alemães", já só tinham 3 a voar. Em 2038 quando tiverem 56 anos, ainda será mais dificil mantê-los. Nessa altura, na melhor das hipóteses, teremos para aí 2 ou 3 a voar no máximo, depois de ser tudo canibalizado.

É o objetivo, pessoalmente acho que em 2030, vamos estar a encomendar uns 6 P-8A a Boeing...
Cps
 
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Duarte

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #977 em: Novembro 21, 2025, 12:47:06 am »
O futuro dos MPAs

Citar
Transição de Aeronaves de Patrulha Marítima Tripuladas para Não Tripuladas
Visão Geral das Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA)
As Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA) são concebidas para operações de longa duração sobre a água, com foco na guerra anti-submarina, guerra anti-navio e missões de busca e salvamento. Tradicionalmente, estas aeronaves são tripuladas, utilizando sensores e sistemas avançados para desempenharem as suas funções de forma eficaz.

Vantagens dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)
Eficiência de Custos: Os UAV têm geralmente custos operacionais mais baixos em comparação com as aeronaves tripuladas.

Redução de Riscos: Os sistemas não tripulados minimizam o risco para a vida humana em missões perigosas.

Alcance e Autonomia alargados: Os UAV podem operar durante períodos mais longos sem necessidade de descanso da tripulação.

Recolha e Processamento de Dados: Os UAV podem recolher e transmitir dados em tempo real, melhorando a consciência situacional.

Desenvolvimentos Atuais na Integração de UAV
Operação Conjunta Tripulada-Não Tripulada: Os avanços recentes mostram uma tendência para a integração dos UAV com aeronaves tripuladas. Isto permite uma recolha de dados melhorada e maior segurança operacional.
IA e Tecnologia de Sensores: A utilização de inteligência artificial em VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) melhora a aquisição de alvos e a execução de missões, tornando-os eficazes em ambientes complexos.
Futuro das Operações de Áreas Marinhas Protegidas
Prevê-se que a transição para a utilização de UAV em funções de Áreas Marinhas Protegidas continue, com o desenvolvimento contínuo de tecnologias e estratégias operacionais. Esta transição visa melhorar as capacidades de vigilância marítima, reduzindo os custos e os riscos associados às missões tripuladas.

Até 2035 muita coisa vai mudar com a IA.
« Última modificação: Novembro 21, 2025, 12:48:33 am por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

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Red Baron

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #978 em: Novembro 21, 2025, 02:02:02 am »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.
 

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yuwanko

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #979 em: Novembro 21, 2025, 10:35:49 am »
Em PT terão de aguentar até 2038, para depois entrarem em cena os P-8A ou versão europeia do A-321.

Será que aguentam até lá? Se agora, antes da chegada dos "alemães", já só tinham 3 a voar. Em 2038 quando tiverem 56 anos, ainda será mais dificil mantê-los. Nessa altura, na melhor das hipóteses, teremos para aí 2 ou 3 a voar no máximo, depois de ser tudo canibalizado.

É o objetivo, pessoalmente acho que em 2030, vamos estar a encomendar uns 6 P-8A a Boeing...
Cps

Nah.... KC390
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #980 em: Hoje às 11:42:12 am »
No entanto, existem outros relatos que dão conta que o "60+03" poderá ser alvo de reparações que lhe permitam efetuar um ferry-flight até Alverca, onde então passaria por uma intervenção mais profunda. Há até mesmo quem afirme na Alemanha que a intenção da Marinha Alemã será passar a posse do P-3C para a FAP nas Bermudas, o que poderá então confirmar o rumor de que após reparação seguiria para Alverca, e não Nordholz.

Num fórum alemão ligado à Defesa, surgiu ontem novamente o rumor de que a Marinha Germânica irá passar a posse do "60+03" para a FAP nas Bermudas. A ser verdade, isso significa que os problemas neste P-3C passarão agora a ser da inteira responsabilidade da Força Aérea Portuguesa.  :-\

Veremos se a segunda parte do que escrevi no mês passado se concretiza, ou seja, que a aeronave possa brevemente ter condições para fazer a viagem até Alverca, onde eventualmente seria reparada. 
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Subsea7

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #981 em: Hoje às 12:18:32 pm »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.

Sin, EC-390 AEW/C.
Cps
 
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JohnM

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #982 em: Hoje às 03:10:39 pm »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.

Sin, EC-390 AEW/C.
Cps
Não digas isso, que dás já um ataque de coração ao dc e o homem morre ainda antes do Natal…
 
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LM

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #983 em: Hoje às 05:35:52 pm »
 :mrgreen:

E como "Portugal está participando do desenvolvimento da nova variante ISR do C-390"... E temos cá bastantes tradutores de híndi para ajudar à... integração.



Embraer C-390 Millennium em versão AWACS para a Índia pode ser uma realidade
Quidquid latine dictum sit, altum videtur