P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #930 em: Outubro 15, 2025, 06:17:25 pm »
Decorreu hoje o ferry-flight do P-3C CUP II "60+04" (FAP "24813"), que aterrou em Beja pouco depois das 14h30.

https://globe.adsbexchange.com/?icao=3fb2a0

Da página de Facebook do P-3 Orion Research Group:

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This afternoon Germany 's last operational P-3C has left German airspace for the last time. The aircraft (60+04) is being ferried to it's new owner at Beja, leaving Germany without MPA/ASW capability until their new P-8A is operational.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #931 em: Outubro 15, 2025, 06:26:41 pm »
Decorreu hoje o ferry-flight do P-3C CUP II "60+04" (FAP "24813"), que aterrou em Beja pouco depois das 14h30.

https://globe.adsbexchange.com/?icao=3fb2a0

Da página de Facebook do P-3 Orion Research Group:

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This afternoon Germany 's last operational P-3C has left German airspace for the last time. The aircraft (60+04) is being ferried to it's new owner at Beja, leaving Germany without MPA/ASW capability until their new P-8A is operational.

Já se sabe quantos P-3s vão estar em linha ?

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #932 em: Outubro 15, 2025, 07:19:08 pm »
Já se sabe quantos P-3s vão estar em linha ?

Só após a entrega da última célula, o "60+03" (FAP "24812").

Confirma-se que o "14811" deverá seguir para a modernização no Canadá brevemente, e que ainda não tiveram lugar quaisquer intervenções nas aeronaves ex-Marinha Alemã.
« Última modificação: Outubro 15, 2025, 07:27:45 pm por Charlie Jaguar »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #933 em: Outubro 16, 2025, 12:28:41 pm »
Decorreu hoje o ferry-flight do P-3C CUP II "60+04" (FAP "24813"), que aterrou em Beja pouco depois das 14h30.

https://globe.adsbexchange.com/?icao=3fb2a0

Da página de Facebook do P-3 Orion Research Group:

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This afternoon Germany 's last operational P-3C has left German airspace for the last time. The aircraft (60+04) is being ferried to it's new owner at Beja, leaving Germany without MPA/ASW capability until their new P-8A is operational.

Imagens de ontem à chegada a Beja. Curiosamente, este Orion veio ainda com a totalidade das insígnias e matrícula alemãs aplicadas, ao contrário das entregas anteriores.

(Fotos: Ivo Rodrigues)





Falta agora somente o "60+03/FAP 24812", cuja entrega estaria prevista para o início de Novembro. De acordo com fontes oficiais alemãs, esta aeronave sofreu um acidente em Setembro quando se encontrava no Aeroporto Internacional das Bermudas. Técnicos alemães estarão no local a proceder às reparações necessárias, de modo a que o Orion possa ter condições de regressar à base de Nordholz ainda no final deste mês. Caso tudo corra bem, a transferência para a FAP deste último P-3C deverá decorrer então durante o mês de Dezembro, segundo adiantaram as mesmas fontes.
« Última modificação: Outubro 16, 2025, 12:30:09 pm por Charlie Jaguar »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #934 em: Outubro 16, 2025, 12:34:09 pm »
Ou seja no inicio de 2026 a Força Aérea já deve ter uma ideia definida das condições dos P3 alemães (e da LPM...), podendo assim decidir quantos terá a força operacional e quais as versões / melhoramentos? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #935 em: Outubro 16, 2025, 01:00:05 pm »
Ou seja no inicio de 2026 a Força Aérea já deve ter uma ideia definida das condições dos P3 alemães (e da LPM...), podendo assim decidir quantos terá a força operacional e quais as versões / melhoramentos?

É o que se supõe, sim.
« Última modificação: Outubro 16, 2025, 02:39:26 pm por Charlie Jaguar »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #936 em: Outubro 16, 2025, 04:37:58 pm »
Ou seja no inicio de 2026 a Força Aérea já deve ter uma ideia definida das condições dos P3 alemães (e da LPM...), podendo assim decidir quantos terá a força operacional e quais as versões / melhoramentos?

É o que se supõe, sim.

Ou seja, a esquadra de manutenção dos P3 vai ter muito trabalho - por muito boas causas! - nos próximos meses, entre a avaliação do estado das células alemãs e eventuais trabalhos de nivelamento com os 'nossos' P3. Isto independentemente da decisão final sobre upgrades e etc que possa vir a ser tomada.

E já agora, caro CJ, uma pergunta (se é que faz sentido). tanto quanto me recordo as diferenças entre os P3 teutónicos e os lusitanos ainda são de monta: radar de superfície, sistema de proteção, alguns aviónicos, sistema de detecção acústico.....
No geral poder-se-á dizer que uma versão está mais evoluída que a outra ou estavam em níveis semelhantes?
Cumprimentos,
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #937 em: Outubro 16, 2025, 05:23:29 pm »
E já agora, caro CJ, uma pergunta (se é que faz sentido). tanto quanto me recordo as diferenças entre os P3 teutónicos e os lusitanos ainda são de monta: radar de superfície, sistema de proteção, alguns aviónicos, sistema de detecção acústico.....
No geral poder-se-á dizer que uma versão está mais evoluída que a outra ou estavam em níveis semelhantes?

Com que então teutónicos? Sim senhor, e ainda dizem que neste fórum não se aprende nada.  :mrgreen:

A diferença entre os Orion germânicos e os nacionais é tu cá, tu lá basicamente.  ;)

Os sensores entre os CUP neerlandeses/alemães e os CUP+ diferem em alguns aspectos; por exemplo, o radar que equipa a nossa variante é o Elta EL/M-2022A(V)3, enquanto que os alemães estão dotados do AN/APS-137B(V)5 com capacidade SAR (Synthetic Aperture Radar) e ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar).

Citar
(...) APS-137 Synthetic Aperture Radar System is used for Anti-Surface Warfare and Anti-Submarine Warfare

The APS-137 specializes in anti-surface and anti-submarine warfare. For anti-submarine missions, it has the ability to locate submarines by identifying periscopes and antennas, even in rough seas. For anti-surface missions, the APS-137 can perform long-range surface searches and track multiple targets simultaneously. This makes it ideal for anti-piracy operations by locating, identifying, and tracking the pirate motherships and the small skiffs they launch used to attack, board, and hold for ransom merchants ships in the international shipping lanes. (...)

https://duotechservices.com/aps-137-radar-enables-the-p-3-orion-to-fight-pirates

Citar
(...) O radar Elta EL/M-2022A(V)3 do P-3C CUP+ é um radar digital e multimodo, do qual se destacam as seguintes capacidades:

- Deteção, classificação e seguimento de contactos de superfície e periscópios de submarinos;
- Deteção e aviso meteorológico;
- Deteção de contactos aéreos;
- Realização de cartografia de terreno;
- Integração com o sistema Identification Friend or Foe (IFF) para interrogação em todos os modos.

Para além das suas excelentes capacidades de deteção, o radar foi desenvolvido com a capacidade de gerar imagem em diversos modos. Estas capacidades surgem da combinação da utilização dos diferentes modos de operação do radar, que variam conforme o tipo e objetivos de cada missão:

- O modo Sea Surveillance (SS) permite o fácil reconhecimento das características de transição entre terra e mar; performances de deteção de longo alcance [Long Range Surface Surveillance (LSS)]; guerra antissubmarina [Anti Submarine Warfare (ASW)]; a deteção de longo alcance de alvos marítimos estacionários e não estacionários [Sea Moving Target Indicator (Sea-MTI)];
- O modo Single Target Tracking (STT) é um modo de elevada precisão ativado num único alvo;
- O modo Ground Moving Target Indicator (GMTI), permite a deteção de alvos em movimento, podendo a velocidade mínima a que esses contactos são detetados ser definida pelo operador; - O modo Air-to-Air (AA), fornece a deteção e o seguimento (tracking) automático de alvos aéreos;
- O modo Navigation and Weather (NAW), foi desenvolvido para deteção de longo alcance de retornos radar de meteorologia/solo, em voos de média a alta altitude. 

A capacidade SAR permite a recolha de imagem terrestre e inclui os modos Scan-SAR, Spot-SAR (SSAR) e Strip SAR (STSAR). Os diferentes modos permitem distinguir e reconhecer contatos terrestres como veículos, estruturas e características topográficas, diferenciar alvos situados dentro do mesmo feixe radar e ao mesmo alcance e geo-localizar alvos com elevadas precisões. À capacidade SAR, poderá ser adicionada a capacidade de GMTI (Ground Moving Target Indication), o que permite efetuar a sobreposição dos contactos em movimento à imagem do terreno.

 No modo Inverse Synthetic Aperture Radar (ISAR), são geradas imagens de alta resolução, que permitem a classificação de meios navais de superfície. Essa classificação é obtida através da análise da representação da silhueta 65 dos alvos, que reflete a dimensão dos mesmos assim como as suas características a nível da posição dos mastros, antenas e outras estruturas ao longo do convés.

https://www.iai.co.il/p/elm-2022
https://www.naval-technology.com/news/newselta-systems-deliver-elm-2022a-maritime-radars-undisclosed-customers/?cf-view

Diria, à primeira vista, que possuem capacidades similares, mas que o equipamento israelita será superior.


O FLIR dos CUP é o L3 Harris Wescam MX-20HD, o nosso o MX-15HDi (portanto o presente nos aparelhos germânicos é superior),

O sistema ESM/ELINT é o AN/ALR-95(V)2 nos CUP, AN/ALR-97(V) nas nossas aeronaves, ambos fabricados pela empresa norte-americana Harris. O nosso sistema é uma versão mais recente do anterior.

https://www.harris.com/solution/alr-97v-maritime-patrol-aircraft-esm-system
https://www.armscom.net/products/alr_97v_maritime_patrol_aircraft_esm_system_by_harris_corporation

O processador acústico dos CUP é o IBM UYS-1, no nosso caso é o mais recente AN/USQ-78(B) da Lockheed Martin.

Conjunto de sensores do P-3C CUP+:




Conjunto de sensores do P-3C CUP:
https://www.seaforces.org/marint/German-Navy/Aviation/P-3C-Orion-GER.htm

Citar
A crescente frota de aeronaves P-3 Orion de Portugal
20 de junho de 2024

Por Joe Campion*

Em 9 de fevereiro de 2024, o primeiro de seis P-3C Orions do Programa de Manutenção de Capacidades (CUP) da Marinha Alemã pousou em solo português. A entrega dos seis P-3Cs faz parte de um contrato de €45 milhões entre Portugal e Alemanha, assinado em setembro de 2023, que aumentará a frota atual de cinco para onze. Este acordo inclui pacotes de modernização, motores sobressalentes, hélices, componentes, ferramentas e simuladores táticos e de voo. Conversamos com o Major Piloto Aviador Bruno Silveira, comandante da Esquadra 601 ‘Lobos’, sobre o plano e o impacto das novas aeronaves em sua unidade. “Esperamos concluir as entregas das aeronaves em 2025 e todos os elementos restantes do contrato, incluindo simulador, até 2026, mantendo-nos voando o P-3C até 2040.

Com Portugal tendo uma das maiores áreas marítimas do mundo e devido ao aumento de sua presença sobre as águas europeias para combater o tráfico de armas e drogas, imigração ilegal e tráfico humano, é necessário mais capacidade e isso vem de ter mais aeronaves. O Major Silveira disse: “O P-3 ainda é uma das melhores aeronaves já feitas para operações marítimas. A importância de ter capacidades de ASW (Guerra Antissubmarino), operando como uma excelente plataforma ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e também realizando ELR SAR (Busca e Resgate de Longo Alcance), requer uma frota robusta e resiliente de P-3C. A frota ex-Alemã trará maiores capacidades e resiliência para responder às múltiplas missões que a Esquadra precisa cumprir, especialmente as relacionadas com nossa área soberana de responsabilidade.”

Esta adição de seis aeronaves à frota, além do atual programa de modernização em andamento no Canadá para suas cinco aeronaves atuais, deve ver a Esq601 operar o P-3 até 2040. Uma das aeronaves da frota, ‘14808’, está atualmente passando pela atualização da General Dynamics Mission Systems-Canada. A General Dynamics está concluindo as atualizações junto com a Canadian Commercial Corporation (CCC) nas instalações da IMP Aerospace and Defence em Halifax, Canadá. Incluído na atualização está um novo sistema de gerenciamento de dados aéreos para modificação dos sistemas de comunicação e eletrônicos de missão.

Em 2012, Portugal modernizou sua frota via Lockheed Martin e também OGMA de cinco ex-P-3Cs da Marinha dos Países Baixos, quando aposentou sua frota de P-3P. As atualizações em 2012 incluíram o radar ELTA Systems EL/M-2022, especificamente para missões de patrulha marítima; sensor eletro-óptico/infravermelho L3Harris WESCAM MX-15 HDI; software de aviso de aproximação de mísseis AAR-47 suportado por um sistema de dispensação de contramedidas ALE-47; sistema de medidas de apoio eletrônico ALR-95 e sistema acústico NA/USQ-78B. Perguntamos ao Major quais capacidades os P-3s ex-alemães trariam, e ele disse: “As principais diferenças entre as frotas de P-3C alemãs e portuguesas estão relacionadas ao radar, eletro-óptico e sistemas de missão. O layout do cockpit também apresenta algumas diferenças que exigirão que os pilotos portugueses realizem algum treinamento de adaptação nessas aeronaves para aprender a operar os diferentes equipamentos, mas, mais importante, para se ajustarem ao novo layout do cockpit.”

Rotina de trabalho

Além de aceitar seis novas aeronaves sob o acordo G2G entre Alemanha e Portugal, a esquadra continua com suas missões habituais. Essas missões incluem patrulha marítima e busca e resgate. Além disso, os ‘Lobos’ executam as Medidas de Garantia do Báltico da OTAN (BAM), também conhecidas como Mediterranean Sea Guardian. Isso envolve a unidade na construção de capacidade de segurança, apoiando a consciência situacional (SA) usando suas capacidades ISR e atividades de contraterrorismo no Mediterrâneo. BAM também vê a Esq. 601 realizar missões nas áreas do Báltico para fornecer SA marítima em nome da OTAN.

O Major Silveira acrescentou: “Manteremos a cooperação com organizações internacionais como a OTAN, a UE e a ONU; cumprir com as responsabilidades da Força Aérea Portuguesa no contexto da defesa nacional e soberania; manter toda a nossa tripulação e equipe proficientes e trabalhar com a General Dynamics Mission Systems e a Deutsche Marine nos Programas de atualização e aquisição, respectivamente.” A esquadra também planeja ir ao exterior para múltiplos exercícios de treinamento, além de se deslocar no contexto do AFRICOM, OTAN e União Europeia para vários locais.


*Joe Campion, novo colaborador do Poder Aéreo, é um fotojornalista de aviação do Reino Unido, com experiência de trabalho com muitas forças aéreas em todo o mundo. Voou com uma ampla gama de aeronaves de asa rotativa e fixa de vários países, desde treinadores portugueses até bombardeiros B-1B da USAF. Teve o prazer de escrever reportagens completas para a Força Aérea Italiana durante o ano do seu centenário e para a Força Aérea Real Holandesa. Passou três semanas inteiras em desdobramentos de treinamento no exterior com uma unidade e teve trabalho submetido à Rainha Elizabeth II enquanto trabalhava com a Força Aérea Real.

https://www.aereo.jor.br/2024/06/20/a-crescente-frota-de-aeronaves-p-3-orion-de-portugal/

Portanto, a acreditar nas palavras do Lobo-Mor, não se vai mexer no radar, FLIR e sistemas de missão dos P-3C CUP alemães, ou seja, não deverá haver uma uniformização de equipamentos entre a frota.

Relativamente ao total de aeronaves que iremos de facto ter ao serviço, a peça não levanta muito o véu, embora pareça ficar claro que a FAP tenciona usar operacionalmente algumas células P-3C CUP/CUP II ex-Marinha Alemã, muito provavelmente aquelas que já passaram pelo MLU e que serão as últimas a serem entregues, no final do ano que vem.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #938 em: Outubro 19, 2025, 04:47:01 am »
Porque a FAP não atualiza as hélices??

Esse projeto está a ser cozinhado, quer para a frota de P-3C quer a de C-130H, 8 pás.
Cps


Exelente esperemos que aconteça

Venha o NP2000 Propeller System rapidamente
« Última modificação: Outubro 19, 2025, 04:52:36 am por joaopeniche »
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #939 em: Outubro 22, 2025, 01:06:11 pm »
Citar
Armazenagem do KIT MLU na Marinha Alemã LPM2   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   BUNDESWEHR   133.554,25 €   22-10-2025   
 

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goncalobmartins

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #940 em: Outubro 22, 2025, 04:49:05 pm »
Porque a FAP não atualiza as hélices??

Esse projeto está a ser cozinhado, quer para a frota de P-3C quer a de C-130H, 8 pás.
Cps

Citar
Força Aérea Portuguesa   Concurso Público   DAT 5025011672   DAT 5025011672 - CONCURSO PÚBLICO PLURIANUAL 2026-2027 PARA A REPARAÇÃO DE HELICES DO C-130H   2025-11-14 23:00
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #941 em: Outubro 22, 2025, 05:32:34 pm »
Citar
Força Aérea Portuguesa   Concurso Público   DAT 5025011672   DAT 5025011672 - CONCURSO PÚBLICO PLURIANUAL 2026-2027 PARA A REPARAÇÃO DE HELICES DO C-130H   2025-11-14 23:00

Gonçalo, é apenas um concurso plurianual para a reparação das hélices originais de 4 pás 54H60. ;)

Em vários utilizadores estas hélices antigas começam a dar dores de cabeça (USAF/ANG, Armée de l'Air, Força Aérea Sueca, etc), e por isso se querem os C-130H/H-30 a voar até 2040, dotar a nossa frota com as hélices NP2000 é essencial. A USAF entretanto suspendeu a modernização de mais C-130H com este sistema, preferindo avançar para a aquisição de C-130J/J-30 adicionais.



 :arrow: https://www.collinsaerospace.com/what-we-do/industries/military-and-defense/exteriors/np2000-propeller-system
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #942 em: Outubro 27, 2025, 11:35:53 am »
Bom, vamos lá falar do P-3C CUP II "60+03" que ainda pertence à Marinha Germânica, e que a breve trecho se deverá tornar no FAP "24812".

Citar
Crash during farewell tour – German naval aircraft stranded in Bermuda

By Steffen Fründt
Business correspondent

A German Armed Forces aircraft collided with a business jet in Bermuda. What will happen next for the aircraft and crew remains unclear. The naval reconnaissance aircraft has a long history of being refurbished and was on its final flight.

First there was a lack of luck, and then bad luck: A naval aircraft notorious for its low operational availability was finally due to be retired this fall after a history of expensive repair work and lengthy maintenance stoppages. On the final flight, there was a collision with another aircraft. And in Bermuda, of all places. The P-3C "Orion" maritime patrol aircraft belongs to a fleet of eight four-propeller aircraft that the German Armed Forces (Bundeswehr) acquired in used condition from the Netherlands in 2006. The aircraft were to be deployed as maritime patrol aircraft for the Navy from Nordholz Air Base in Lower Saxony .

But even at the time of purchase, the Lockheed aircraft were already 20 years old. The purchase and repair took about ten years and, according to media reports, cost around one billion euros. Despite the high costs, these "workhorses of the skies" were often grounded. For example, the German Armed Forces (Bundeswehr) had to suspend its participation in an EU surveillance mission in the Mediterranean because not a single P-3C was operational. The aging reconnaissance aircraft are now being replaced by a fleet of modern PA Poseidon jets based on Boeing 737s . Maintenance of these eight jets will be handled by Lufthansa Technik. Six of the old Orions have been resold to the Portuguese Air Force. This fall, the last two P-3s are scheduled to be retired. One of the aircraft is currently on a sort of farewell tour around the world, which came to an abrupt end a few days ago in Bermuda.

German naval aircraft stranded in Bermuda

A Navy spokesman confirmed information from WELT on Sunday that a collision with a business jet had occurred two weeks ago at LF Wade International Airport in Bermuda. "The P-3C was on the tarmac when it was rammed by another reversing aircraft," the Navy spokesperson described the incident. "Our aircraft was hit so hard that it is currently inoperable due to the damage."

Now the P-3C appears to be stranded in Bermuda until further notice, along with its crew—the permanent crew consists of eleven people. Before takeoff, extensive repair work is apparently necessary, which may require the transport of spare parts and qualified technicians to the island. "The aircraft is in need of repair. It is completely unclear when it will be allowed to take off again," the spokesperson said. The Bundeswehr's last P-3 appears to be ending its service the way it began—as a refurbishment case.



This article was written for the business competence center of WELT and “ Business Insider Germany ”.
Steffen Fründt is a business correspondent for the WELT Group and reports on the aviation, tourism, bicycle, and sports industries.

https://www.welt.de/wirtschaft/article68fdcadac008edcf0c853c86/flugzeug-crash-auf-den-bermudas-deutscher-bundeswehr-aufklaerer-gestrandet.html?wtrid=socialmedia.socialflow....socialflow_twitter&s=08


Falta agora somente o "60+03/FAP 24812", cuja entrega estaria prevista para o início de Novembro. De acordo com fontes oficiais alemãs, esta aeronave sofreu um acidente em Setembro quando se encontrava no Aeroporto Internacional das Bermudas. Técnicos alemães estarão no local a proceder às reparações necessárias, de modo a que o Orion possa ter condições de regressar à base de Nordholz ainda no final deste mês. Caso tudo corra bem, a transferência para a FAP deste último P-3C deverá decorrer então durante o mês de Dezembro, segundo adiantaram as mesmas fontes.

Quando escrevi isto a 16 de Outubro, já tinha tomado conhecimento do acidente com este Orion há pelo menos uma semana, porém estava impedido de falar. Agora, que é do domínio público, posso acrescentar mais umas coisas até porque estou na posse de mais dados.

Então o "60+03" sofreu este acidente no Aeroporto Internacional das Bermudas no dia 23 de Setembro, numa das últimas paragens na tour de despedida do serviço ativo. Numa manobra mal calculada, a winglet de um "business jet" atingiu uma das asas do P-3C causando danos importantes na mesma. Alguns relatos mencionam que a ponta da asa terá sido quase decepada, mas confirmados estão para já:

Citar
The damage includes an aileron, a trailing edge, wing planks, tubing and a fuel tank.

O "60+03" é um dos 2 Orion alemães que já haviam passado pelo MLU, e isso significa que por azar possuía asas novas. Tal como escreve o artigo do Welt, para que a aeronave possa de novo voltar a estar operacional será necessário um extenso trabalho de reparação, que terá forçosamente de incluir peças e a deslocação de uma equipa de técnicos da Marinha Alemã para as Bermudas.

Ao site P-3 Orion Research Group, o Comandante Björn Malmus, o responsável máximo da Aviação Naval Alemã, afirmava o seguinte na semana passada:

Citar
60+03 is still operational, just stranded damaged in Bermuda. Will return to Nordholz later this month [October]. Transfer to Beja in December.

Porém, tanto eu como várias pessoas com quem tenho estado a falar, mostramo-nos céticos em relação às palavras do Comandante Malmus, tanto no que se refere aos prazos indicados (algo que fica implícito no artigo do Welt), como à integridade da aeronave. Primeiro, porque a Marinha Alemã alegadamente terá mantido o acidente em segredo durante 3 semanas, indício revelador da sua gravidade. Segundo, porque membros da tripulação supostamente terão afirmado que os danos eram de tal ordem que o Orion deveria ser declarado um "write off".

No entanto, existem outros relatos que dão conta que o "60+03" poderá ser alvo de reparações que lhe permitam efetuar um ferry-flight até Alverca, onde então passaria por uma intervenção mais profunda. Há até mesmo quem afirme na Alemanha que a intenção da Marinha Alemã será passar a posse do P-3C para a FAP nas Bermudas, o que poderá então confirmar o rumor de que após reparação seguiria para Alverca, e não Nordholz.

Fontes com quem falei, e que ficaram a par do sucedido pouco após ter acontecido, mostram-se muito cautelosas quanto à possibilidade deste Orion poder regressar aos céus. É avançado que poderá ter sido essa a razão da antecipação da chegada do "60+04" a Beja no passado dia 15, pois segundo me adiantaram a entrega deste P-3C CUP II estava programada para o dia 4 de Novembro e envergando insígnias portuguesas (o que não aconteceu). Para nós é óbvio que contar com o avião é importante, mas também parece ser ponto assente que os danos causados pela colisão foram de tal forma extensos que ainda se questiona o seu verdadeiro estado e futura viabilidade.

Veremos então daqui para a frente como a coisa se irá desenrolar, e qual dos lados acabará por ter razão. Da FAP para já é o silêncio, como de costume. A acompanhar.
« Última modificação: Outubro 28, 2025, 09:52:16 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #943 em: Novembro 01, 2025, 11:26:59 pm »
Citar
A German Navy P-3C Orion was seriously damaged in a ground collision with a private jet last month after stopping in Bermuda during its farewell tour.

The unknown private jet reportedly damaged one of the surveillance aircraft’s ailerons while taxiing on September 25th, forcing it to remain grounded in Bermuda until repairs are completed.

The four-engined propeller aircraft operated by the Bundesmarine had been flying around the world on its farewell tour. The type is to be retired by the German Navy this year and replaced by the Boeing Poseidon P-8.

“A private business aircraft made contact with a stationary German Air Force Lockheed P-3C while taxiing from the apron of the private jet facility. The aircraft continued its journey without further incident and arrived safely at its destination. The impacted aircraft remains on-site and is undergoing repairs, with a return to service expected in the coming weeks.’ a Skyport spokesperson stated.

‘While such occurrences are rare in Bermuda, they are not uncommon globally — particularly within complex airside environments. Skyport is working closely with the Bermuda Civil Aviation Authority and the operators of the private jet facility, Cedar Aviation, to further its investigation.’

When asked for further information on the incident, Skyport declined to comment further.

Replacement parts and equipment arrived on the island last week, with the very rare arrival of a National Airlines Boeing 747-400F.

https://www.instagram.com/p/DQbi1LXiuzL/?img_index=2
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #944 em: Novembro 02, 2025, 07:54:17 am »
Excelente update Gonçalo, obrigado.
Saudações Aeronáuticas,
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