Não compensa estar a adquirir duas ou três aeronaves de transporte estratégico para voar de 3 em três meses ou na melhor das hipóteses uma vez por mês.
Muito menos para fazer entregas aos arquipélagos.
A AFM de Julho traz na página 58 um artigo sobre a NATO Strategic Airlifit Capability (SAC) e a Strategic Airlifit International Solution (SALIS).
Basicamente a SAC são 3 C-17A que estão na Hungria e 3165 horas de voo mais 335 de reserva a dividir pelos países participantes.
(Bulgária, Estónia, Finlândia, Hungria, Lituânia, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia,Eslovénia, Suécia, EUA)
A SALIS são 5 An-124, 1 An-22, 1 An-225, e 1 IL-76 que estão em Leipzig-Halle na Alemanha.
Neste programa participam a Bélgica, Republica Checa, Franca, Alemanha, Hungria, Noruega, Polónia, Eslováquia e Eslovénia.
Ideias de países pobres...