Não, basta ver a grelha dianteira, que tem um formato bem diferente.
O ST5, exteriormente, é muito diferente dos vamtac usados pelo exército espanhol. Somos os únicos a empregar esta versão?
Também há uma diferença gritante em termos de custo por veículo. O recente contrato em Espanha prevê perto de 600 carros a cerca de 250k cada. Ou seja, metade do que custa o nosso ST5.
Será que estamos a falar de dois veículos assim tão diferentes?
É que ter 140 ou 280 viaturas blindadas ligeiras é uma grande diferença (para um investimento de 60 e poucos M euros)
Cumprimentos
Existe uma explicação para isso.
Ponto 1- Os espanhóis compram vários modelos:
Alta Mobilidade Tática: 363 viaturas - o substituto do HUMVEE não blindado
Alta Protecção: 201 viaturas e que serão blindadas
Vadeo sin Preparation 120 viaturas, deduzo que não sejam viaturas anfibias, mas sim viaturas de atrvessar cursos de água até 1,5m
As viaturas que Portugal adquiriu serão uma combinação das duas ultimas com váris particularidades nacionais.
Ponto 2- Experimentem ir a um concessionário da FIAT e dizer que gostavam de comprar uma frota de PANDA CROSS 4X4 (21145,00 €) mas que gostavam de uma versão personalizada com as seguintes caracteristicas:
-Em vez do motor Twin Air 0.9 twin air, um motor mercedes de 1595cm de cilindrada
-Blindagem STANAG nivel3 e sistema de contramedidas IR/LASER
-Rádios, etc...
Só quer comprar uma centena de viaturas. Imaginem o preço a que a viatura ia ficar. A titulo de exemplo a versão checa dos PANDUR custou em média o triplo da nossa.
Por alguma razão o concurso só teve dois concorrentes a apresentarem proposta e desconfio que a UROVESA só o fez porque, como estamos a relativamente a poucos km da fábrica, acharam que conseguiam resolver os eventuais problemas sem grandes dificuldades.
Cumprimentos,
nota: esqueci-me de pôr a ligação
https://www.infodefensa.com/es/2020/07/20/noticia-urovesa-cierra-defensa-contrato-hasta-vamtac-millones.html