6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3765 em: Junho 16, 2024, 12:13:41 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3766 em: Junho 16, 2024, 12:46:22 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.

Ainda pensam no NH90, mesmo após o balde de água gelada com os Taipan australianos? ::)

Não lhes chegariam uns quantos UH-60, na loucura até alguns Caracal?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3767 em: Junho 16, 2024, 06:05:58 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.

Ainda pensam no NH90, mesmo após o balde de água gelada com os Taipan australianos? ::)

Não lhes chegariam uns quantos UH-60, na loucura até alguns Caracal?

Os Taipan, não tinham propriamente problemas, apenas uma má assistência técnica da Airbus.
O que caiu, foi por desorientação espacial dos pilotos, com o uso de NVG...
Os 2 que estarão na calha são o NH-90 e o UH-60.
Cps,
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3768 em: Junho 16, 2024, 07:00:09 pm »
Os Taipan, não tinham propriamente problemas, apenas uma má assistência técnica da Airbus.
O que caiu, foi por desorientação espacial dos pilotos, com o uso de NVG...

Sim, eu sei. Quando escrevi balde de água gelada referia-me ao facto dos australianos terem decidido enterrá-los no deserto, não permitindo assim que pudessem ter sido recomprados pela Airbus.

De certa forma eu até percebo a insistência do Exército no NH90 (a tal questão da interoperabilidade com outros aliados), mas a partir do momento em que se escolhe o UH-60 Black Hawk para fazer parte da panóplia de meios de asa rotativa ao dispor das Forças Armadas nacionais, a opção pelo NH90 ainda mais deixa de fazer sentido a uma série de níveis. Arranjar uma dezena ou dúzia de UH-60L em 2ª-mão para a UALE será substancialmente mais vantajoso e menos oneroso do que voltar a apontar os ponteiros para o helicóptero da Airbus, ainda mais tendo em conta a sua problemática carreira operacional, e o facto de Portugal ser por norma um país que financeiramente pouco gasta ou reserva para a aquisição e manutenção dos seus sistemas de armas.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3769 em: Junho 16, 2024, 08:42:20 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.

Ainda pensam no NH90, mesmo após o balde de água gelada com os Taipan australianos? ::)

Não lhes chegariam uns quantos UH-60, na loucura até alguns Caracal?

Os Taipan, não tinham propriamente problemas, apenas uma má assistência técnica da Airbus.
O que caiu, foi por desorientação espacial dos pilotos, com o uso de NVG...
Os 2 que estarão na calha são o NH-90 e o UH-60.
Cps,

Eu compreendo a vontade de ganhar valências e aumentar capacidades. No entanto, num Exército que mal consegue manter um parque de viaturas ligeiras acima dos 30% de operacionalidade, qual é a capacidade de manter um parque de helicópteros?
Se nem o que temos conseguimos manter, como raio queremos aumentar os custos de manutenção ainda mais?
Quanto muito, a aquisição de mais UH-60 para a Força Aérea, e assumindo o respetivo reforço de verba (e pessoal). Mais um modelo, em quantidades irrisórias, sem qualquer tipo de infraestrutura de apoio soa apenas ao jogo das quintinhas, com tudo para correr mal.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3770 em: Junho 17, 2024, 10:53:03 am »
Essa questão da interoperacionalidade é mais treta que outra coisa qualquer. Como se o UH-60 fosse um modelo de heli meio obscuro e pouco utilizado pelos aliados.
Talent de ne rien faire
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3771 em: Junho 17, 2024, 12:49:59 pm »
Cada um vai as compras e escolhe como se fosse a uma superfície comercial. Uns anos depois começa  a chegar as contas da má gestão e aparelhos encostados.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3772 em: Junho 17, 2024, 01:48:30 pm »
Essa questão da interoperacionalidade é mais treta que outra coisa qualquer. Como se o UH-60 fosse um modelo de heli meio obscuro e pouco utilizado pelos aliados.

Sim, é treta. Só haveria interoperabilidade, se os "nossos" NH-90 fossem colocados e operados juntamente e estritamente com NH-90s aliados. Quando vários destes aliados usam uma multitude de modelos, torna-se absurdo achar que os NH-90 vão ser operados juntamente com os NH-90 o tempo inteiro.

Uma pessoa até podia usar o argumento que os NH-90 seriam mais úteis para unidades/apoiar países que não tenham acesso àquele tipo de helicóptero (médio de transporte), e portanto é a apoiar esses países/unidades que os nossos helicópteros seriam usados, não para reforçar países que sozinhos já possuem frotas enormes de helicópteros daquela classe. Poderíamos estar a falar da Roménia por exemplo, mas não só.

Devemos sim adquirir um heli que corresponda às nossas necessidades. Muitas das funções/capacidades do NH-90, o Merlin já replica e até faz melhor, desde que os haja disponíveis (os 4 CSAR). O que nós precisamos, é de um heli que seja versátil, que consiga dar vazão a tudo o que são funções que tipicamente seriam distribuídas por um helicóptero ligeiro + médio + de ataque.
E neste aspecto, o UH-60 acaba por se ajustar muito mais, podendo desde logo colmatar a total falta de um helicóptero de ataque com algo que, não sendo um Apache, já faz muito melhor figura se devidamente equipado e armado, que um NH-90 com 2 ou 3 metralhadoras.

Está visto que, além dos 4 Merlin CSAR (que estão mais para helicópteros de transporte do que CSAR), podemos dividir as necessidades de helicópteros a adquirir em 3: CSAR (real), naval (ASW/ASuW), e GP (configurável para várias utilizações, inclusive ataque). Podemos optar por um modelo que faça os 3 com sub-variantes ligeiramente diferentes, mas com muita da logística em comum, ou podemos adquirir 3 ou 4 modelos diferentes.
 
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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3773 em: Junho 17, 2024, 04:51:08 pm »
Se a malta do Gale/Uale soubesse do futuro na altura da desativação dos Puma tinham logo estendido a mão. A isso e até aos dois Aviocar, vendidos ao preço da chuva ao Uruguai...  :mrgreen:

https://www.operacional.pt/sud-aviation-sa-330-puma/





Saudações  :mrgreen:

P.S. Os Gregos a fazer pela vida. Nós é só sonhos e paleio.  ::)

https://www.aa.com.tr/en/americas/us-approves-sale-of-35-black-hawk-helicopters-military-armaments-to-greece-for-nearly-2b/3085180





"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3774 em: Junho 17, 2024, 07:19:40 pm »
Se a malta do Gale/Uale soubesse do futuro na altura da desativação dos Puma tinham logo estendido a mão. A isso e até aos dois Aviocar, vendidos ao preço da chuva ao Uruguai...  :mrgreen:

https://www.operacional.pt/sud-aviation-sa-330-puma/





Saudações  :mrgreen:

Segundo é dito por muitos à boca pequena, o Governo terá sondado o Exército pouco após a chegada dos primeiros EH-101 em 2005/6 para averiguar se estariam interessados nas células Puma em melhores condições. O ramo terrestre terá rejeitado liminarmente essa hipótese por estar exclusivamente focado no NH90 TTH, e há mesmo rumores que circularam na altura que adiantavam que juntamente com os Puma também poderiam ir entre 4 a 6 C-212-100 Aviocar.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3775 em: Junho 17, 2024, 07:51:51 pm »
Existe por aí uma imagem de uma notícia a dizer isso
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3776 em: Junho 17, 2024, 09:06:57 pm »
Se a malta do Gale/Uale soubesse do futuro na altura da desativação dos Puma tinham logo estendido a mão. A isso e até aos dois Aviocar, vendidos ao preço da chuva ao Uruguai...  :mrgreen:

https://www.operacional.pt/sud-aviation-sa-330-puma/





Saudações  :mrgreen:

Segundo é dito por muitos à boca pequena, o Governo terá sondado o Exército pouco após a chegada dos primeiros EH-101 em 2005/6 para averiguar se estariam interessados nas células Puma em melhores condições. O ramo terrestre terá rejeitado liminarmente essa hipótese por estar exclusivamente focado no NH90 TTH, e há mesmo rumores que circularam na altura que adiantavam que juntamente com os Puma também poderiam ir entre 4 a 6 C-212-100 Aviocar.

Verdade, mas posso afirmar, que o EX rejeitou, para adquirir os 10 NH-90 e os 9 EC-635.
Houve sim uma proposta da atual Leonardo, para em vez dos NH-90 o Exército receber 6 EH-101 na sua versão de transporte tático/SCAR, tendo declinado.
Houve também em 2002, a proposta de 9 UH60A usados...

Nada foi aceite, em 2024, a UALE continua sem meios, sendo que, como referi, o foco volta a ser NH-90 ou UH-60.
Cps
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3777 em: Junho 17, 2024, 09:22:07 pm »
Sim, primeiramente o Exército recusou o EH-101, e posteriormente os Puma que estariam em melhores condições de voo. Recordo-me até que o Governo tentou vender isso ao Exército em 2006 como uma solução temporária, para fazer escola dizia-se, mas apesar de nessa altura os EC635 já terem sido cancelados, tal como os 9 UH-60A que estavam no ossário do Arizona, o ramo terrestre continuava irredutível na intenção de apenas querer os 10 NH90 anteriormente acordados.

Hoje continua a nada ter, e continuará também a ter o alvo errado sob mira. Também é preciso ser-se muito casmurro.  ::)



https://www.revistamilitar.pt/artigo/988
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3778 em: Junho 18, 2024, 01:13:33 am »
E hoje, em 2024, com a possibilidade de uniformizar a frota de helicópteros e finalmente criar uma espécie de comando conjunto, a história das quintinhas continua.
Para quê ter maior interoperabilidade e uma maior aproximação entre os ramos (que em caso de conflito vão ter que trabalhar juntos, quer queiram quer não), quando se pode ter tudo segmentado quase como se fossem ramos de países diferentes?

Torna-se cómico quando um dos argumentos usados, é a interoperabilidade com outros países... mas cagam por completo na interoperabilidade entre os ramos do próprio país!
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3779 em: Junho 18, 2024, 09:08:19 am »
mas apesar de nessa altura os EC635 já terem sido cancelados
Os EC635 nunca deviam ter sido cancelados. (Obviamente que na altura foi o primeiro passo para acabar com a ideia da aviação no Exército, mas isso é outro tema.) Devia ter sido pedida uma indemnização/desconto ou outro modelo de helicóptero. No mínimo cancelavam antes o NH-90 e mantinham a vinda dos EC635 que eram a aeronave ideal para garantir começar a formar pessoal em várias áreas e missões e pelo menos começar a criar algo do zero.

Entretanto,
Belgium chooses Airbus H145M for Armed Forces and Federal Police (Airbus, 17 de Junho de 2024)
Belgium selects Airbus H145M for Armed Forces and Federal Police (alert5, 18 de Junho de 2024)

Belgium getting 17 new H145M helicopters from Airbus
(17 de Junho de 2024)
Citação de: Tim Martin / Breaking Defense
Airbus and NATO agreed on a contract today for 15 H145M multirole helicopters for Belgium's army, in addition to two aircraft for its federal police service.

The contract was signed on the margins of the Eurosatory trade show in Paris, France, said the NATO Support and Procurement Agency (NSPA) in a statement, adding that it has committed to an initial five year support contract and revealing a first aircraft delivery is expected in 2026. NSPA acts as a procurement agency on behalf of smaller alliance members, so while this is technically a deal between NATO and Airbus, Belgium will have final operational control of the rotorcraft.

The Light Utility Helicopter (LUH) acquisition is aligned to the Belgian Ministry of Defense's STAR (Security, Service, Technology, Ambition and Resilience) program.

(...)

NSPA also noted the H145M can be reconfigured from a light attack role based around "axial ballistic and guided weapons and a state-of-the-art self-protection system into a special operations version including fast rappelling equipment."

Belgium's order follows on from Germany's December 2023 deal for up to 82 of the light twin-engine rotorcraft. Other European operators include Hungary, Serbia and Luxembourg. Brunei, Cyprus and the UK have also ordered the aircraft.

[continua]
Fonte: https://breakingdefense.com/2024/06/belgium-getting-17-new-h145m-helicopters-from-airbus/

Belgium officially selects H145M
(18 de Junho de 2024)
Citação de: Scramble
(...)

As reported by Scramble in February 2023, the H145Ms will be used to replace the Army's fleet of four NH90-TTHs, which has proven to be difficult and expensive to maintain and operate. The new Airbus Helicopters will also replace the fifteen Augusta A109BAis.

(...)
Fonte: https://www.scramble.nl/military-news/belgium-officially-selects-h145m

O Exército está à espera de talvez conseguir os NH-90 belgas?

Cumprimentos,
« Última modificação: Junho 18, 2024, 09:08:37 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 
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