dc, posso estar muito enganado, e espero que sim, mas já não vejo H60 para ninguém, este tipo de oportunidades ou aproveita-se, ou aparece uma Estónia, Grécia, Lituânia, etc, que quando os EUA acenam com estas oportunidades, vão lá avaliam o material, e adquirem antes que outro apareça.
Isto claro se forem os HH-60H que não existem assim tantos, e agora com a Coast Guard interessada, mais pressão ainda.
Se forem UH-60A reconvertidos em UH-60L os US Army, tem "pargas" deles e não vai haver problema, mas claro perde-se o que já foi dito aqui inúmeras vezes, armamento, sensores, navalização, etc.
Isto o que vai dar é um Leonardo, o mais simples possível e com a sigla "M" do lado direito.
Eu também já não creio que venha alguma coisa. O que tenho pena, é que perante esta oportunidade de aquisição, não haja uma única explicação para não se concretizar.
Esta aquisição ja estava inscrita na LPM ou só surgiu aquando do pedido de apoio aéreo por parte das forças na RCA?
Estou convencido que não há interesse em comprar helis nenhuns, apenas se falou nisso para não ficar mal perante os outros membros da minusca.
Deve ser mesmo esse o plano, aliás já se afirmou que não há helis em 2a mão no mercado, e isso é uma afirmação que será válida daqui a um ano, para quando esta aquisição foi adiada.
Só ara relembrar, os helis de ataque também caem, a Turquia já perdeu pelo menos um mangusta t129 na Síria.. E esse até é grande máquina, à partida, melhor que um hh-60 para cenários de alta intensidade.
De vivessem 10 aw139m devidamente equipados acho que ninguém se queixava mas, quanto é que isso custaria actualmente, 200M na melhor das hipóteses?
Cumprimentos
A aquisição foi falada, e inscrita na LPM, logo a seguir à recepção dos primeiros Koala se não estou em erro e bem antes da oferta americana. Certamente o RCA terá tido alguma influência, mas também a falta óbvia de hélis militares em Portugal, em especial, armados.
Obviamente que não há héli nenhum imune a fogo AA. O mesmo se pode dizer de aeronaves stealth, provado pelo abate do F-117. No entanto, muitos dos hélis de ataque têm mais resiliência a danos que um helicóptero convencional, ainda para mais se for monomotor, e vêm muito melhor equipados em termos de equipamentos defensivos e blindagem que os hélis que possuímos. De certa forma o mesmo se aplicaria aos HH-60H, que apesar de não serem uns Apaches, sempre aguentam mais porrada que os Lynx ou os Koalas, seja o Kx ou o M. E ainda mais importante que isto, é preferível militares em África, seja no RCA, Mali ou num dos PALOP terem apoio aéreo do HH-60, do que apoio aéreo nenhum ou de um Koala civil.
*Quanto aos AW-139M, penso que alguém já tinha falado aqui que ao valor do mercado, o orçamento de 53 milhões dava para uns 3, portanto para ter a frota planeada na LPM de 5 a 6 helicópteros, diria que a rondar os 100 milhões. No entanto, este valor varia muito consoante o que se considere "devidamente equipados". Só o MLU de 5 Lynx custou 68 milhões, e equipamento extra, zero, seja FLIR, armamento, RWR, etc.