Boa noite ao Forum! Esta é a minha primeira intervenção, há bastantes meses que vos sigo mais apenas hoje consegui efetuar o registo (problemas no site).
Sigo em particular este tema e pelo respeito que tenho pelas vossas opiniões, válidas e bastante próximas da realidade, decidi partilhar alguns dados e anular alguma desinformação e que todos tomaram como verdade.
É totalmente falso que o governo americano nos tenha "oferecido" qualquer modelo de helicóptero, esta notícia foi veiculada pelo comentador Nuno Rogeiro com base numa notícia saída num jornal dos Açores. Também não é verdade que "os Ramos não se entendem" muito pelo contrário, o objetivo será concentrar e concertar esforços numa missão comum. Os USA foram de facto consultados numa fase inicial para helicópteros usados e, neste ponto, a solução para já seria apenas UH-60 Ex-US Army. Os HH-60H seriam excelentes mas, conforme alguém aqui já escreveu, esses estão reservados para USCG que tem em curso um programa de modernização dos seus helicópteros, programa esse que inclui a possibilidade de conversão das células do HH-60H (se pesquisarem encontram facilmente artigos sobre este programa).
A respeito do UH-60, este é neste momento o único helicóptero transportável num KC390 (e C130), há um video na net, da própria EMBRAER, onde se vê um UH-60L da FAB a entrar dentro do mockup do KC. Neste filme vê-se as pás do rotor principal folded assim como a cauda incluindo o estabilizador horizontal. Todos os UH-60 têm esta capacidade pelo que todos são igualmente fáceis de transportar num NPL.
É verdade que este programa de helicópteros de apoio começou por pensar num helicóptero mais ligeiro e cuja missão seria apenas de escolta armada (tipo KIOWA) e que para essa missão chegou de facto a ser considerado uma versão M do Koala mas tal caiu por terra já à bastante tempo (A missão de apoio e resgate implica uma aeronave de maiores dimensões). O problema é que o dinheiro manteve-se igual não tendo crescido em igual proporção.
Nesta fase todas as opções são válidas, aquelas que têm sido aqui comentadas, incluindo os UH-60 usados. Se o dinheiro dá para 5? Provavelmente não, vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo que esse futuro será ainda este ano...
Bom dia e bem-vindo ao fórum. A sua entrada só peca por tardia, nunca somos demais.

Gostava de fazer uns comentários àquilo que ontem escreveu:
É totalmente falso que o governo americano nos tenha "oferecido" qualquer modelo de helicóptero, esta notícia foi veiculada pelo comentador Nuno Rogeiro com base numa notícia saída num jornal dos Açores.
Foi uma notícia saída salvo erro no Açoriano Oriental. De facto lá vinha dito algo nessas linhas, e por isso não me admira nada que o "cagão" do Rogeiro tenha vindo papaguear aquilo que lá leu; aliás, quando noticiei isso aqui no início de Dezembro passado coloquei inicialmente reservas pois vindo de quem vem toda a cautela é pouca. No entanto pouco depois apareceram outras fontes distintas dentro da Força Aérea (e não só) a corroborar na sua quase totalidade aquilo que ele avançou, ou seja, a disponibilidade norte-americana em nos fornecer várias versões do Sikorsky H-60, e sobretudo o impasse causado pela falta de entendimento dos Chefes de Estado-Maior de diferentes ramos quanto à versão a optar. Em que é que ficamos então?
Também não é verdade que "os Ramos não se entendem" muito pelo contrário, o objetivo será concentrar e concertar esforços numa missão comum.
Vai-me perdoar, mas isso soa profundamente a conversa com formatação institucional. São infelizmente inúmeros os casos em que os CEM nunca estiveram de acordo, nem se esforçaram para estar, prejudicando com isso o seu ramo, as Forças Armadas e o país. Há tantos casos que nem vale a pena estar aqui agora a citar exemplos.
Os USA foram de facto consultados numa fase inicial para helicópteros usados e, neste ponto, a solução para já seria apenas UH-60 Ex-US Army
Não seriam o ideal para aquilo que se pretende, não vão ser aparelhos para o Exército utilizar como besta de carga; apesar disso alguns UH-60L, com possível upgrade para UH-60V, seriam muito melhor que nada ter. Mas se a FAP está a fazer o trabalho de casa (como sempre o faz) e está atenta, em breve saberemos mais acerca dos possíveis modelos a considerar.
Os HH-60H seriam excelentes mas, conforme alguém aqui já escreveu, esses estão reservados para USCG que tem em curso um programa de modernização dos seus helicópteros, programa esse que inclui a possibilidade de conversão das células do HH-60H (se pesquisarem encontram facilmente artigos sobre este programa).
Sim, é verdade, já foi aqui noticiado.
A respeito do UH-60, este é neste momento o único helicóptero transportável num KC390 (e C130), há um video na net, da própria EMBRAER, onde se vê um UH-60L da FAB a entrar dentro do mockup do KC. Neste filme vê-se as pás do rotor principal folded assim como a cauda incluindo o estabilizador horizontal. Todos os UH-60 têm esta capacidade pelo que todos são igualmente fáceis de transportar num NPL.
Tenho as minhas dúvidas quanto a isso; creio que aparelhos como o AW109M, H160M, H145M e AW169M caberiam perfeitamente dentro do porão de carga do (K)C-390, basta conferir as suas dimensões. O problema é que a FAB não tem nenhum destes ao serviço.

É verdade que este programa de helicópteros de apoio começou por pensar num helicóptero mais ligeiro e cuja missão seria apenas de escolta armada (tipo KIOWA) e que para essa missão chegou de facto a ser considerado uma versão M do Koala mas tal caiu por terra já à bastante tempo (A missão de apoio e resgate implica uma aeronave de maiores dimensões). O problema é que o dinheiro manteve-se igual não tendo crescido em igual proporção.
Nesta fase todas as opções são válidas, aquelas que têm sido aqui comentadas, incluindo os UH-60 usados. Se o dinheiro dá para 5? Provavelmente não, vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo que esse futuro será ainda este ano...
Sim, feliz e infelizmente tudo o que escreveu é verídico. Resta agora aguardar por novidades que deverão sim estar para breve.
Abraço!
