6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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nelson38899

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1350 em: Fevereiro 13, 2020, 10:27:42 am »
acabadinhos de chegar, eis los aqui os novos helis.

https://www.facebook.com/esq552/videos/185154279373222/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1351 em: Fevereiro 13, 2020, 10:35:57 am »
acabadinhos de chegar, eis los aqui os novos helis.

https://www.facebook.com/esq552/videos/185154279373222/

Quando começam a publicar vídeos assim é mau sinal.

Ainda acabamos com o AW119M como o Titi tanto queria... ::)
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1352 em: Fevereiro 13, 2020, 10:53:01 am »
este heli é da airbus correcto ???
Então e as contrapartidas de algumas compras feitas á airbus que não chegaram a ser cumpridas, já expiraram todas ??
Não poderiam ser parcialmente, canalizadas para uma aquisição destas ??

Continuo sem perceber bem o que se passa. Há pouco mais de um ano vinha na imprensa que a FAP havia dado à Airbus um prazo de 3 meses para a renegociação dos 301M€ de contrapartidas do contrato:

Na edição de ontem do DN,

Citar
Força Aérea. Novo prazo de três meses dado à Airbus para renegociar 300 milhões de contrapartidas
Único dos contratos de contrapartidas por concluir, relativo à compra das aeronaves militares C-295, cessou em agosto e nesta segunda-feira acabou o da sua manutenção.

Manuel Carlos Freire
02 Janeiro 2019 — 17:10

Apesar dos atrasos e das polémicas, Portugal conseguiu executar praticamente todos os contratos de contrapartidas pelas compras de material militar na última década e meia. Mas o único em atraso, relativo aos C-295, vale 301,35 milhões de euros e o governo deu novo prazo à Airbus para renegociar a sua conclusão."O prazo para renegociação do contrato foi prorrogado, terminando no final de fevereiro de 2019", disse o Ministério da Economia ao DN, sem adiantar quaisquer pormenores sobre a matéria - e quando o contrato de manutenção daquelas aeronaves militares de transporte terminou, nesta segunda-feira, sem alternativa à vista para a Força Aérea (a exemplo do dos helicópteros EH-101).

O governo já tinha dado à Airbus, no verão, um primeiro prazo de quatro meses para a revisão do contrato de contrapartidas no valor de 464 milhões de euros. O montante inicial era de 460 milhões, mas a "profunda reestruturação" feita em 2012 fez aumentar o total para os referidos 464 milhões. Esta alteração em 2012, que prolongou o contrato por seis anos (até 2018), suscitou polémica porque a Airbus obteve uma redução de 10% no conjunto das duas penalizações a que estava legalmente obrigada - pagando apenas uma multa de 10% por incumprimento e uma garantia bancária de outros 10% do montante em dívida (em vez dos 15% em cada uma das rubricas). A verdade é que esse prolongamento manteve quase tudo na mesma e o prazo adicional de quatro meses dado à Airbus para renegociar o contrato de contrapartidas até novembro também nada alterou - mas agora com uma agravante, segundo várias fontes ouvidas pelo DN: a Airbus está numa posição ainda mais forte perante o Estado, porque terminou o contrato de manutenção dos C-295.

Apesar dos alertas feitos ao longo do tempo para a Defaerloc - empresa pública criada para a compra dos 12 C-295 em leasing operacional - e o Ministério da Defesa encontrarem uma solução pós 2018, a Força Aérea não tem agora forma de realizar a manutenção dos C-295 se houver alguma avaria ou acidente que exija a intervenção da Airbus. O gabinete do ministro João Gomes Cravinho disse ao DN que "está a ser negociado" um novo contrato plurianual, "devendo entrar em vigor durante o ano de 2019". No caso das contrapartidas, o Ministério da Economia - desde outubro a cargo de Pedro Siza Vieira - também não encontrou uma solução com a Airbus. Daí o novo prazo de três meses, ficando por saber se houve propostas apresentadas, quais foram e por quem. Certo é que, a exemplo dos outros contratos, uma nova prorrogação implicará novas penalizações.

Oito contratos de contrapartidas

O relatório anual das contrapartidas relativo a 2017, publicado a meio deste ano, indica que Portugal recebeu mais de 2500 milhões de contrapartidas por oito programas de aquisição de material e sistemas de armas para as Forças Armadas, desde os submarinos às viaturas blindadas Pandur, passando pela modernização dos caças F-16 e das aeronaves de vigilância marítima P-3C. No total, a economia portuguesa beneficiou de contrapartidas no valor de 2526 milhões de euros, dos quais 216,9 milhões correspondem ao programa de modernização dos F-16 (contabilizado originalmente em 249,35 milhões de dólares). Desse total, faltam executar projetos no valor de 305,73 milhões de euros. Contudo, 4,38 milhões são relativos ao contrato de aquisição de targeting pods (equipamento de software para apoio à missão) destinados aos caças F-16 e a sua execução termina apenas em 2020. Os restantes 301,35 milhões dizem respeito ao contrato de contrapartidas pela compra dos C-295 à Airbus, o qual terminou em agosto de 2017 com apenas 35,1% do total executado - correspondentes a 162,65 milhões de euros.

Segundo o mapa inscrito no relatório de contrapartidas relativo a 2017, as empresas com quem Portugal celebrou aqueles oito grandes programas de modernização militar ficaram contratualmente obrigadas a executar contrapartidas no valor arredondado de 1532,5 milhões de euros.Desses oito programas, seis foram de compra de material novo e dois de modernização. No primeiro caso estão a aquisição dos helicópteros EH-101, de targeting pods para os F-16, dos C-295 e dos submarinos, de torpedos e das viaturas blindadas Pandur. O segundo caso diz respeito à modernização dos P-3C e dos F-16.

Uma solução na gaveta

Curiosamente, no âmbito da referida reestruturação feita em 2012 com a Airbus estava incluído um projeto diretamente relacionado com a manutenção daquelas aeronaves de transporte militar - mas que aparentemente nunca saiu do papel, pois foi executado 0,0% do montante previsto. A valorização do projeto como contrapartida era de 24,4 milhões de euros. Na prática e em termos reais valeria pelo menos o dobro, devido ao chamado valor acrescentado nacional (VAN) que lhe estaria associado, observaram algumas das fontes. Esse projeto destinava-se a criar um "Centro de Serviços C-295" na OGMA, empresa aeronáutica de Alverca detida maioritariamente pela brasileira Embraer onde o Estado tem uma participação de 35%. A privatização da OGMA deixou 65% do seu capital nas mãos de uma holding formada pela Embraer (70%) e pela Airbus (então sob a designação de EADS e fabricante dos C-295). Esse consórcio terminou em 2012, quando a Embraer comprou os 30% da Airbus - precisamente no ano em que a construtora europeia aceitou criar o referido centro de serviços C-295 na OGMA. Esse centro permitiria dotar a OGMA com "capacidade autónoma de manutenção" dos C-295 da Força Aérea.

Outros dossiês

Esta negociação dos contratos de manutenção e de contrapartidas entre o Estado e a Airbus tem, em pano de fundo, uma relação mais antiga e complexa que envolve a componente comercial. Como o jornal Público noticiou em agosto, a Airbus estava a tentar "associar este processo" de renegociação das contrapartidas "à necessidade de o país ter aeronaves aptas para o combate aos fogos" - algo que continua por concretizar. Acresce que a Airbus já tinha sido afastada no final de 2017, como noticiara o DN, do concurso para adquirir cinco novos helicópteros ligeiros (mais dois de opção) destinados à Força Aérea. Esse concurso viria a ser ganho pela italiana Leonardo (fabricante dos EH-101), com o modelo AW119Kx - também chamado Koala - para substituir os velhinhos Alouette III do tempo da Guerra Colonial.

Ainda no universo militar, e em meados dos anos 2000, a Airbus viu o então ministro da Defesa, Paulo Portas, desistir do programa de construção do A400M. Essa aeronave, em cuja construção iriam participar empresas portuguesas, destinava-se a substituir os Hércules C-130 - cujo sucessor será o brasileiro KC-390 da Embraer (parcialmente fabricado em Portugal). Por outro lado, embora sem aparente relação direta com os negócios da Airbus com Portugal, a Embraer está a concretizar uma joint venture com a Boeing, em que os brasileiros ficam apenas com um quinto do novo gigante aeronáutico e a empresa norte-americana com 80% - um negócio em que entram necessariamente a portuguesa OGMA e as fábricas da Embraer em Évora.

https://www.dn.pt/poder/interior/forca-aerea-novo-prazo-de-tres-meses-dado-a-airbus-para-renegociar-300-milhoes-de-contrapartidas-10384609.html


E depois em Setembro do ano passado sai em Diário da República a autorização para a despesa de 158M€ (inscrita na LPM) para a manutenção da frota C-295 até 2030:

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/124780729/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=124780712


Portanto diria que tudo estará na mesma, ou assim penso eu.  :-\
« Última modificação: Fevereiro 13, 2020, 01:42:20 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1353 em: Fevereiro 13, 2020, 01:18:02 pm »
acabadinhos de chegar, eis los aqui os novos helis.

https://www.facebook.com/esq552/videos/185154279373222/

Quando começam a publicar vídeos assim é mau sinal.

Ainda acabamos com o AW119M como o Titi tanto queria... ::)

Ainda olha para os vídeos e acha que nem a versão M é necessária, que o Kx dá apoio aéreo como qualquer outro helicóptero.  ::)
Como sempre, seremos pioneiros, os americanos são os próximos a substituir Apaches por Kx.

Quanto às contrapartidas da Airbus, realmente era uma questão interessante... em teoria devia dar para qualquer coisa, mas não me admirava que alguém tivesse posto algum no bolso para "comer e calar".
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1354 em: Fevereiro 13, 2020, 02:17:20 pm »
acabadinhos de chegar, eis los aqui os novos helis.

https://www.facebook.com/esq552/videos/185154279373222/

Quando começam a publicar vídeos assim é mau sinal.

Ainda acabamos com o AW119M como o Titi tanto queria... ::)

Ainda olha para os vídeos e acha que nem a versão M é necessária, que o Kx dá apoio aéreo como qualquer outro helicóptero.  ::)
Como sempre, seremos pioneiros, os americanos são os próximos a substituir Apaches por Kx.

Quanto às contrapartidas da Airbus, realmente era uma questão interessante... em teoria devia dar para qualquer coisa, mas não me admirava que alguém tivesse posto algum no bolso para "comer e calar".

nah, estás enganado, este País não é nada corrupto, teríamos lá alguém capaz de uma coisa dessas, é tudo gente séria….. :mala: :jaja:

Abraços
 

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miguelbud

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1355 em: Fevereiro 13, 2020, 04:22:06 pm »
acabadinhos de chegar, eis los aqui os novos helis.

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Quando começam a publicar vídeos assim é mau sinal.

Ainda acabamos com o AW119M como o Titi tanto queria... ::)

Ainda olha para os vídeos e acha que nem a versão M é necessária, que o Kx dá apoio aéreo como qualquer outro helicóptero.  ::)
Como sempre, seremos pioneiros, os americanos são os próximos a substituir Apaches por Kx.

Quanto às contrapartidas da Airbus, realmente era uma questão interessante... em teoria devia dar para qualquer coisa, mas não me admirava que alguém tivesse posto algum no bolso para "comer e calar".

nah, estás enganado, este País não é nada corrupto, teríamos lá alguém capaz de uma coisa dessas, é tudo gente séria….. :mala: :jaja:

Abraços

Entretanto houve este investimento da Airbus em Santo Tirso, lembro-me que na altura era para ser um investimento megalómano e depois a montanha pariu um rato de apenas €40M. Poderá estar relacionado com as contrapartidas? Ou com a forma de alguém se ter calado sobre isso?

https://www.publico.pt/2019/10/29/economia/noticia/airbus-investe-40-milhoes-unidade-santo-tirso-1891765
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1356 em: Fevereiro 13, 2020, 05:13:49 pm »
É sempre bom ver o investimento de uma das maiores empresas de aviação do mundo em Portugal ser falado uma vez e depois nunca mais se toca no assunto. Mas também quem negoceia o cumprimento destas contrapartidas não é lá muito inteligente, contentam-se com pouco.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1357 em: Fevereiro 17, 2020, 02:49:36 pm »
Como é que ainda pode existir dúvidas? Quando não estão em uso podem fazer entregas da Tele Pizza ou Pizza Hut na zona da Estrela ou Guarda...  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

http://www.mycolumbiabasin.com/2020/02/13/national-guard-delivers-pizzas-to-mill-creek-area/?fbclid=IwAR2hUz6PNbdb5XkGpWQpYK1xRMgJNd5-slbTnGPD9q9Rasrw7ggZCz8ve8A

Citar
WALLA WALLA, Washington – Despite roads in the upper Mill Creek area being inaccessible due to last week’s devastating flood, the Oregon Army National Guard managed to deliver food to three families.

“The morning it happened they first brought us Cinnabon, and they said they were going to try to get us pizza but no promises,” Jerra Klicker told KTEL News.

In a video taken by Umatilla County Search and Rescue and shared on Hepler’s Big Cheese Pizza’s Facebook page, a Black Hawk helicopter is running in the background and a service member is seen delivering two pizzas to members of Klicker’s family.

According to Richard Podoliski of Hepler’s Big Cheese Pizza, it was entirely the Black Hawk crew’s idea to purchase the pizzas and deliver them.

Klicker said the helicopters couldn’t get to a few of the houses that people were trapped in, so her family hiked in to extract people

“We’re able to hike out if necessary, but haven’t as we have plenty of food and wood heat,” Klicker said.

The Klicker family expressed its appreciation for the unorthodox pizza delivery in a written statement:

“If we could thank the Oregon National Guard I would say, ‘Thank you so much for all the generosity! You were all super understanding and helpful to all the neighbors. I’m so glad we could be a landing pad so you could rescue those in need. Thank you for reassuring my daughter that we were safe and there wasn’t anything to be afraid of. And thank you so much for the cinnamon rolls and pizza, it blessed us greatly as did just having you all come up here!’”

The Oregon Army National Guard deployed helicopters from Salem and Pendleton to rescue civilians who had become stranded due to the flooding in affected parts of Walla Walla and Umatilla counties.


Citar
Black Hawk pizza delivery photo from Umatilla County Search and Rescue

Cumprimentos  ;D ;D
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1358 em: Fevereiro 17, 2020, 03:43:48 pm »
Ainda se lembram é de usar os Merlin para distribuir pizzas pelas casas dos oficiais e políticos.  :N-icon-Axe:
Merlin ou Koala Take Away, uma nova vertente da FAP.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1359 em: Fevereiro 23, 2020, 07:22:49 pm »
Partilhamos consigo imagens da Esquadra 751- "Pumas" e do Núcleo de Operações Táticas de Projeção a treinar a execução de missões de âmbito tático com forças estrangeiras.
 



https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/posts/1759847280821755?__tn__=C-R 

E ainda andam os especialistas das FFAA, á procura de helis de evakuação, quando temos estes quatro ????
O que necessitamos além de melhorar os sensores e contramedidas dos CSAR é de comprar quatro/seis helis médios, até 06/10 Tons, BIMOTORES, sejam eles os 60H, os 169, os 139, que possam fornecer apoio/cobertura aos nossos 101 !!!

 
Abraços
« Última modificação: Fevereiro 23, 2020, 07:39:04 pm por tenente »
 
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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1360 em: Fevereiro 23, 2020, 10:16:19 pm »
Boa noite forum
De facto andam muito a deriva nossas chefias de facto possuimos 4 bons helis para este tipo de missao meios por ca tambem existem de facto nao podemos negar mas e urgente arranjar de facto outro Heli medio porte Bimotor para dar apoio aos Merlin devidamente armadas claro ...AW139M....Aw169M...NH 90 sejam mesmo os Blackhawks de facto ja devia estar solucionado este meio...
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1361 em: Fevereiro 24, 2020, 12:23:41 am »
Partilhamos consigo imagens da Esquadra 751- "Pumas" e do Núcleo de Operações Táticas de Projeção a treinar a execução de missões de âmbito tático com forças estrangeiras.
 



https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/posts/1759847280821755?__tn__=C-R 

E ainda andam os especialistas das FFAA, á procura de helis de evakuação, quando temos estes quatro ????
O que necessitamos além de melhorar os sensores e contramedidas dos CSAR é de comprar quatro/seis helis médios, até 06/10 Tons, BIMOTORES, sejam eles os 60H, os 169, os 139, que possam fornecer apoio/cobertura aos nossos 101 !!!

 
Abraços
Se não quisermos comprar o kit do fabricante, é só ligar aos nosso amigos israelenses da Elbit e comprar um kit compatível com o dos KC.

Mas uma força aerea que não comprou o Link 16 para os seus helicópteros que supostamente eram de CSAR, nunca vai investir em sensores de defesa para esses helicópteros.

Se é para usar os EH-101 para evacuação, mas vale gastar o dinheiro em AH-1w ou ah-64 para escolta.

No caso dos AH-1w os americanos estão a oferecer as células, só temos que comprar pacotes de modernização. Com os 50M, dava para ter 5 AH-1W bem interessantes.
 

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Get_It

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1362 em: Fevereiro 24, 2020, 01:11:03 am »
Israelitas :)
:snip: :snip: :Tanque:
 
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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1363 em: Fevereiro 26, 2020, 09:30:59 pm »
Neste video aparece o novo heli de Evakuação, o MDN sempre tinha razão no que afirmou quanto ao modelo ser parecido com o Kualita Civil. f2x2x

https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT/videos/2611029155840208/

Abraços
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1364 em: Fevereiro 26, 2020, 09:36:35 pm »
Neste video aparece o novo heli de Evakuação, o MDN sempre tinha razão no que afirmou quanto ao modelo ser parecido com o Kualita Civil. f2x2x

https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT/videos/2611029155840208/

Abraços

Ai que ainda nos espetam com 5 ou 6 AW119M, mais uma razão para não exercer a opção de mais dois Kx.  ::)
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Charlie Jaguar

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Açores: Novos helicópteros militares chegam em Outubro

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