A ideia que tenho sobre os "helis da masturbação" é que apesar de serem operados pela FAP vão estar ao serviço do Exercito (tipo nova versão da UALE). O NH90 sempre achei que estava na mesma linha que o Merlin, tanto mais que na RN fazem ASW e na RAF faziam transporte e "evacuações", antes de serem enviados todos para a Navy, mas considero uma boa máquina. Aliás ambos os modelos operaram no Afeganistão.

A "minha escolha" por uma aeronave estilo Uh60 prende-se sobretudo pela versatilidade e em não levar apenas algumas armas, mas conseguir além da configuração de transporte, poder facilmente ser usado em missões de escolta armada. Suponhamos que comprávamos 6 Uh60, podíamos usar por exemplo 2 em configuração de transporte e 2 armados, inclusive com misseis.

Já varias vezes conversou-se aqui sobre a possibilidade de artilhar os 4 Merlin CSAR, pelo menos com metralhadores ou Miniguns (se bem que inclusive o fabricante já fez experiências com pod de foguetes). A questão é que pelo menos para mim, continuava a fazer sentido um heli de escolta, já que o Eh101 não é propriamente pequeno. No mínimo ter algo como uns 4 Kiowa Warrior, que os américas até estavam a dar à patada. Mas com os problemas de manutenção e custos associados, além dos Merlim quase exclusivamente SAR e Medevac por cá, não me parece que fosse muito fiável. Digo eu.

Por último, começo a achar que este debate e como o do LPD. Ou seja não vai dar em nada.

Cumprimentos
P.S. Ainda algum iluminado virá dizer que não são precisos mais helis. Temos de viver com o que temos (enfim, não percebem peva disto, acham que o seu quintal é que vale mas que os outros, ou são minimalistas e pensam que a FAP deve ser um corpo aéreo tipo o dos irlandeses. Sim, porque no Tugal, existem tugas de toda a maneira e feitio) ...