Não comprámos um LPD por 80 milhões porque os EH101 não cabiam lá, apesar de o dito LPD poder transportar vários Black Hawk. Agora vamos gastar 827 milhões em 05 aviões que também não podem transportar os EH-101, mas podem transportar Black Hawk. Será que o que nos faz falta são Black Hawks e os EH101 devem ser relegados somente para missões SAR oceânicas? Just saying...
Eu não sei se são os Black hawk que nos fazem falta, o que sei, é que deveríamos possuir além dos 119 e dos 101, um heli que se encaixasse em termos de capacidades entre os 119 e os 101, um heli entre as 5 e as 8 tons de modo que possa ser utilizado em todo o espectro de missões que são grandes de mais para os 119 e pequenas de mais para empenhar um 101.
Em minha opinião o 101 é o heli indicado para a FAP executar as missões SAR longinquas, não há melhor heli para tais missões que o 101.
Mas também sou de opinião que se vamos gastar 53 milhões em helis de evacuação que sim senhor farão falta :
Primeiro, se compre um heli intermédio, mesmo que sejam só quatro ou cinco unidades, ficando para segundas núpcias a compra de mais uma ou duas unidades;
Segundo, se aparelhem, equipem, e armem, os quatro 101 CSAR que temos para que a sua utilização possa ser plena em caso de necessidade e não só pois as tripulações e a variável terrestre, FOE's, precisam de treinar com os ditos equipamentos para as missões que possam efectuar sejam desempenhadas eficazmente.

Se temos quatro belíssimos helis CSAR porque raio não os equipamos ??
Abraços