Não comprámos um LPD por 80 milhões porque os EH101 não cabiam lá, apesar de o dito LPD poder transportar vários Black Hawk. Agora vamos gastar 827 milhões em 05 aviões que também não podem transportar os EH-101, mas podem transportar Black Hawk. Será que o que nos faz falta são Black Hawks e os EH101 devem ser relegados somente para missões SAR oceânicas? Just saying...
Eu não sei se são os Black hawk que nos fazem falta, o que sei, é que deveríamos possuir além dos 119 e dos 101, um heli que se encaixasse em termos de capacidades entre os 119 e os 101, um heli entre as 5 e as 8 tons de modo que possa ser utilizado em todo o espectro de missões que são grandes de mais para os 119 e pequenas de mais para empenhar um 101.
Em minha opinião o 101 é o heli indicado para a FAP executar as missões SAR longinquas, não há melhor heli para tais missões que o 101.
Mas também sou de opinião que se vamos gastar 53 milhões em helis de evacuação que sim senhor farão falta :
Primeiro, se compre um heli intermédio, mesmo que sejam só quatro ou cinco unidades, ficando para segundas núpcias a compra de mais uma ou duas unidades;
Segundo, se aparelhem, equipem, e armem, os quatro 101 CSAR que temos para que a sua utilização possa ser plena em caso de necessidade e não só pois as tripulações e a variável terrestre, FOE's, precisam de treinar com os ditos equipamentos para as missões que possam efectuar sejam desempenhadas eficazmente.
![](https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/922/YkbI2T.jpg)
Se temos quatro belíssimos helis CSAR porque raio não os equipamos ??
Abraços